Tomar um bom vinho em um restaurante sofisticado normalmente sai caro. Isso porque, no cálculo do valor cobrado, entram não apenas o preço pago pelo comerciante na garrafa, mas também os impostos, o câmbio, o custo do serviço e, principalmente, a margem de lucro do empresário, maior responsável pela diferença gritante entre o preço na prateleira do supermercado e o valor do cardápio. Em muitos restaurantes, encontrar vinhos realmente bons por menos de R$ 65 é quase impossível. Pois uma promoção que começou nessa quinta-feira (6) em Belo Horizonte tem como objetivo facilitar o acesso a bons rótulos, pagando por eles um valor razoável: R$ 50. É o projeto “Experimente o Vinho do Mês”.
 
Durante 30 dias, quem for aos 11 restaurantes participantes da promoção terá, além das opções já constantes da carta de vinhos do estabelecimento, um rótulo selecionado vendido por R$ 50. Neste primeiro mês, foi escolhido um italiano, o Trepiò, um Benaco Bresciano da vinícola Civielle, das colinas de Valtenesi, perto de Brescia.
 
Os restaurantes participantes são: Birosca S2, Don Pasquele, El Toro, Ephigênia Bistrô, Est! Est! Est!, Glouton, Oak, Patuscada, Saatore, Santa Pizza e Villa Roberti.
 
O valor – R$ 50 – é considerado bastante razoável em se tratando de rótulos de qualidade superior. Em alguns casos, conseguiu-se uma redução de até 55% no valor do cardápio. Isso foi possível depois de muita negociação para que os comerciantes reduzissem a margem de lucro.
 
“Precisamos de uma oxigenação nesse mercado, provando que é possível, sim, oferecer qualidade por um preço acessível”, comentou o sócio proprietário do restaurante Villa Roberti, Daniel Roberti.
 
Informações na página da promoção no Facebook: facebook.com/experimenteovinhodomes.