Quadrinistas de BH buscam financiamento coletivo para trabalhos inéditos

Vinicius Luiz - Hoje em Dia
01/10/2013 às 18:52.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:57

Fãs de quadrinhos de Belo Horizonte (e do resto do Brasil) podem se tornar parte do novo projeto dos quadrinistas Jão e Bruno Pirata. Não quer dizer que os leitores vão fazer os traços dos trabalhos dos rapazes. A "forcinha" se dá por meio de crowdfunding, projeto de financiamento coletivo para a execução do "Passaporte", selo que irá lançar a série "Viajante Jão", e a antologia "Cidade Terra".
"(O financiamento coletivo) garante alguma segurança para os produtores se o projeto é realizado", explica João Felippe, conhecido como Jão. A meta é arrecadar R$ 10 mil até o dia 18 de outubro. Se o valor for atingido, as revistas serão lançadas em novembro, durante o FIQ, Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.

Para compor os trabalhos, os dois utilizam recursos como serigrafia, carimbos e impressão a laser, pouco usados no mercado editorial e que valorizam o trabalho artesanal dos autores, tornando cada obra única e exclusiva. Quem colabora recebe recompensas de acordo com o valor doado, entre os prêmios estão exemplares impressos dos títulos, pôsteres, gravuras em serigrafias, ilustrações originais e a revista Lagosta!, do quadrinista Daniel Og.

Os trabalhos

"O 'Viajante Jão' é uma série de histórias que utilizo como um laboratório para fazer experiências de traços, narrativas, formas e conteúdo. Costumo colocar tudo o que penso nesses quadrinhos" , explica o autor Jão. A revista inclui personagens inusitados, como um cachorro intelectual e um alienígena fumante. O autor já teve seu trabalho publicado na antologia "MSP Novos 50", homenagem que reuniu novos artistas em releitura do trabalho de Maurício de Souza.

Já "Cidade Terra", de Bruno Pirata, projeta as situações típicas do mundo contemporâneo para um futuro de ficção científica permado por críticas sociais. A obra é composta por seis histórias diferentes. Bruno desenvolveu a  narrativa  "Panis et Circences", inspirada na produção de sentidos a partir das músicas da banda Mutantes.

Para fazer parte, basta contribuir pela plataforma Catarse: http://catarse.me/pt/Passaporte

 


(Imagem: Jão/Reprodução)

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por