Quase anônimos por aqui, mas quase estrelas no Velho Continente

Mamede Filho - Do Hoje em Dia
13/01/2013 às 11:54.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:35
 (Divulgação)

(Divulgação)

Não existe nada de convencional em Gleison Tulio e Keilla Jovi. E talvez seja por isso que, enquanto pouca gente por aqui conhece o trabalho dos dois, no Velho Continente seus nomes se consolidem cada vez mais no circuito de festivais, especialmente os que prestam homenagens aos Beatles. A próxima parada será na Finlândia, para shows nos dias 18 e 19 de janeiro.

Mineiros com uma forte ligação com o interior do Estado e a música sertaneja, os dois apostaram em um estilo único para homenagear os principais ícones do rock and roll. Acompanhado pela forte pegada de Keilla no baixo, Gleison compensa a falta de um baterista usando a própria guitarra como percussão.

Homenagem

A singular releitura, especialmente da obra da dupla Lennon e McCartney, conquistou o exigente público europeu, e o reconhecimento veio no ano passado. Em agosto, Gleison se tornou o segundo músico latino-americano a fazer parte do Hall da Fama do tradicional festival “International Beatle Week”, em Liverpool.

“Gleison é um gênio da guitarra. Um dos artistas mais talentosos a que já assisti nos meus mais de 50 anos dedicados ao rock and roll”, afirma o empresário inglês Bill Heckle, organizador do “Beatle Week” e proprietário do lendário Cavern Club.

Os shows na Finlândia farão parte da quarta edição do festival “Beatles Happening”, que acontecerá no próximo fim de semana, na cidade de Tampere, com a presença de bandas locais, dos EUA e da Grã-Bretanha.
“Apresentações como essas têm muita importância, porque mostram que estamos conseguindo conquistar um espaço importante fora do Brasil”, diz Gleison.

Para Keilla, a releitura que a dupla faz de clássicos do rock and roll abre as portas do Velho Continente, mas acaba fechando outras em casa. “O público europeu é mais aberto a nosso estilo. No Brasil, ainda encontramos um pouco de resistência por mudarmos muito as músicas”, diz.

A dupla voltará ao menos outras duas vezes à Europa em 2013. Em novembro, Gleison e Keilla participam de um festival na França. E, em agosto, serão um dos destaques no “Beatle Week”, em Liverpool.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por