Quatro espetáculos com palhaços serão apresentados na Funarte

Pedro Artur - Hoje em Dia
23/10/2014 às 07:57.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:43
 (Lincon Zarbietti)

(Lincon Zarbietti)

A figura do clown, do palhaço, ajuda a gente a dar boas e muitas gargalhadas. Mas também tem um viés que inquieta, que exige reflexão. Pegando carona – e mergulhando profundamente – nesses motes, a Cia. Circunstância comemora dez anos de atividade com quatro montagens.

Duas apresentações serão voltadas, exclusivamente, para estudantes da rede pública: “De Mudança”, com estreia nesta quinta-feira (23), “Pequeno Grande Encontro”, nesta sexta-feira (24). Já o público em geral será contemplado com sessões de “Palhaços à Vista” (sábado, às 16h) e “De Mala às Artes” (domingo, no mesmo horário). Todas as apresentações acontecem na Funarte.

Uma das integrantes do grupo, Dagmar Dedê diz que a mostra retrata a maturidade do grupo, com espetáculos que atingem um público de todas as idades. “Não são apenas espetáculos infantis, mas fazem também uma reflexão sobre o Brasil e o mundo”, analisa.

Ela conta que o palhaço é o foco primordial da companhia. Portanto, nada mais natural – e adequado – trabalhar agora com essa linguagem. “A gente trabalha com a linguagem do palhaço e também do teatro de rua. O que, no entanto, não nos impede de nos aventurarmos em outros espaços”, ressalta.

Estudantes

Assim, Dagmar vê com naturalidade esse contato com o público estudantil. “Costumo falar que nossos espetáculos pegam todas as faixas etárias, mas a criança é sempre a pérola. Pois criança e palhaço tem uma ligação muito forte. A criança traz muito do que a gente busca, como a pureza, a inocência, o fazer pela primeira vez, a espontaneidade. E é sempre uma grande aula para nós estarmos com elas”, enfatiza a atriz, lembrando da importância de levar para esse público, futuro frequentador de teatro, a figura do palhaço, com sua linguagem despojada e engajada num mundo mais justo e solidário.

A artista garante que essa programação – desta quinta a domingo – é apenas o começo de uma vasta celebração dos dez anos da companhia, que prevê, para dezembro, um espetáculo de cabaré, entre outros projetos.

“Essa comemoração é apenas um ‘esquenta’ de preparação de início de celebração que a gente pretende fazer com um espetáculo de cabaré de variedades. E temos ainda um projeto na Lei Municipal de uma mostra grande para o ano que vem, em que vamos convidar grupos locais e nacionais”, diz.
10 Anos da Cia Circunstância – Funarte (rua Januária, 68). Nesta quinta e sexta: para estudantes da rede pública. Sábado e domingo: R$ 5 e R$ 2,50 (meia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por