Aos 45 anos de carreira, o diretor belo-horizontino Raimundo Farinelli exerce as profissões de ator, diretor, iluminador, cenógrafo e produtor. O fôlego se mantém pelo amor ao ofício, e pela vontade de formar novos profissionais. À frente da Companhia Compalco, cria agora, no quintal de casa, um espaço cultural que leva o mesmo nome do grupo, e promete revelar jovens talentos.

O espaço se traduz como uma extensão de uma de suas vocações: a de ensinar a arte de atuar. Atualmente, sua turma de jovens aprendizes é formada por oito alunos de 14 a 18 anos. "Eu me formei com muita dificuldade, então passei a ajudar as pessoas que queriam estudar teatro, porque não tive esse apoio", conta.

Com os jovens, Farinelli vai além de uma simples aula de atuação, e ensina tudo o que sabe: desde iluminação à limpeza do palco, seus alunos convivem com toda a rotina da preservação do espaço e a montagem de novas peças. "Aqui, aprendem a limpar, a iluminar, a atuar, dançar. De tudo um pouco".

Desse espírito coletivo, onde todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo, surgem sempre novos projetos. Foi desse encontro que a ideia do primeiro espetáculo do espaço aberto ao público, surgiu. "Aulashow.com" é o texto apresentado pelos atores mirins, e promete risadas, música, e dança. "Foi uma ideia coletiva. Estávamos trabalhando com exercícios, onde os alunos fazem pequenas esquetes. Dessas esquetes, nasceu o espetáculo", conta Farinelli.

Matrículas abertas e estreia

Desde que iniciou sua carreira, Farinelli sempre se preocupou em manter a arte viva e em repassar o conhecimento que adquiriu. Por suas mãos, orgulha-se, passaram nomes como José Meyer e Antônio Grassi. "Eu me projeto nos jovens, me realizo. Cada um que cresce, é como se fosse eu", afirma.

Para quem deseja se inscrever em seu curso, e conhecer o espaço, as matrículas estão abertas. O "Espaço Cultural Compalco" funciona no bairro Nova Suíça, na residÊncia do diretor. No fim de semana, estreia a peça "Aulashow.com". "Tem teatro, tem objetos antigos à venda, tem cervejinha. Venham conhecer", convida o diretor.

 

Serviço:

AulaShow.com

Espaço Cultural Compalco (Rua Almirante Barroso, 60, Nova Suíssa)

Dias: 29, 30 e 31/01. Sextas e sábados, às 20h, e domingo, às 19h

 

 

Veja vídeo com a entrevista de Raimundo Farinelli: