"Rasante" é inspirada no universo fantástico de Franz Kafka

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
20/03/2014 às 08:25.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:44
 (Guo Muniz)

(Guo Muniz)

O universo crítico e fantástico criado pelo escritor tcheco Franz Kafka em seus romances e contos é a principal fonte de inspiração para o espetáculo de dança “Rasante”, que estreia nesta quinta-feira (20) no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes. A montagem é uma das vencedoras do Prêmio Fundação Clóvis Salgado de Estímulo às Artes Cênicas 2013.

A concepção e direção é do bailarino e ator Sérgio Penna – que também atua no espetáculo ao lado de Gabriela Christófaro, Bernardo Gondim, Lourenço Marques e Grace Passô. A trilha é d’O Grivo.

“Lemos vários livros e contos de Kafka e pudemos reconhecer algumas energias recorrentes em sua obra. Há sempre uma relação de poder, pequenas tiranias, personagens voluntariosos. Os heróis do Kafka possuem sempre um grau de alienação”, afirma Sérgio Penna, que vinha alimentando o desejo de fazer um trabalho baseado no escritor tcheco desde 2005, quando criou uma cena de dança a partir do conto “O Abutre” para uma disciplina do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

De toda a riqueza literária de Kafka, os cinco atores-bailarinos desenvolveram uma coreografia de livre inspiração, focada especialmente no debate que o autor levantava sobre o funcionamento da sociedade.

“O pensamento que permeia a pesquisa é de que a gente vive numa engrenagem e cada um cumpre uma função. Não queremos exercer juízo de valor sobre atos e pensamentos, mas entendemos que, de alguma maneira, tudo é perfeitamente encaixado na sociedade. Inclusive nas relações de opressão”.

Grace Passô

O mais interessante é que Sérgio procurou convidar atores-bailarinos com perfis, corpos, técnicas e históricos bem diferentes. A principal surpresa é a presença de Grace Passô, atriz, diretora, dramaturga e escritora que ficou famosa por sua produção para o grupo Espanca!, que integrou até o ano passado.

“Sempre me interessei pela dança como espectadora e nos meus processos de direção no teatro sempre fiz parcerias com bailarinos”, conta Grace Passô. “Foi tudo muito interessante porque se abriu um campo novo e grande para mim, pude conhecer uma outra dimensão para o movimento e o gesto. Muito legal vivenciar uma criação em que o movimento é o eixo principal”.

Autora premiada, Grace descobriu uma forma diferente de se contar uma trama.

“Aqui, a palavra ganha outra dimensão. A gente não fala na peça, mas de alguma forma a palavra está ali. Uma história está sendo contada”.

“Rasante” no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro). Desta quinta-feira (20) a 13 de abril. De quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h. R$ 20 e R$ 10 (meia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por