A Rede Minas, TV pública do Estado, completa 35 anos em 2019 e comemora com o lançamento de um portal voltado à memória da empresa, criada em 14 de agosto de 1984 pelo então governador Tancredo Neves. A emissora também anunciou a criação de novos programas. 

Programado para entrar no ar nesta quinta-feira (18), o "Rede Minas Memória" trará 35 vídeos de personalidades, fatos, ações culturais e outros conteúdos sobre os municípios mineiros. A expectativa da TV pública é abastecer continuamente o acervo, que é de 45 mil horas de material produzido.

Entre os vídeos, será possível conferir personalidades que, durante esses anos, passaram pela tela da emissora, como Cássia Eller, Moraes Moreira e Toninho Cerezo. 

O público ainda pode rever momentos curiosos, como a primeira gravação da Rede Minas, feita em 10 de novembro de 1984 e só exibida no dia 8 de dezembro do mesmo ano, quando a emissora foi inaugurada. Na plataforma, o usuário poderá acessar o conteúdo de forma aleatória ou por categorias. 

Rede Minas

Plataforma será lançada nesta quinta-feira (18) no endereço memoria.redeminas.tv

Novos programas

A Rede Minas ainda quer fortalecer o mercado audiovisual do Estado e do Brasil. Para isso, abre a programação para produções feitas em parcerias. O resultado já pode ser visto na tela, na exibição de filmes na Faixa de Cinema e de reportagens e especiais das emissoras parceiras em Minas.

De acordo com a TV, a estratégia também permite alcançar as produções feitas no universo acadêmico. Para isso, foi lançado o edital Faixa Universitária, abrindo espaço para conteúdos das áreas de turismo, arte, cultura, ciência, tecnologia, educação, meio ambiente, gastronomia e esporte. Os projetos passam por um processo de avaliação. As inscrições vão até o dia 12 de agosto. O site da Rede Minas traz mais informações e o edital.

A emissora ainda prepara novidades na programação que serão lançadas durante o ano, entre séries e especiais, além de programas que vão tratar sobre o tema ainda este mês. "O público tem seu mundo na Rede Minas, o mundo dos mineiros, que carrega uma rica pluralidade e diversidade estampada na nossa programação", explica a gerente de Marketing e Comunicação Social da TV, Adriana Barbosa.

Atualmente, a Rede Minas conta com mais de 15 produtos, entre programas e jornais, além das séries e especiais que abordam cultura, turismo, notícia, esportes e outras variedades. 

Além disso, a TV mantém parcerias com emissoras do interior do Estado, a alemã Deutsche Welle, com os programas Futurando e Camarote.21; o Tribunal de Justiça de Minas, com o Justiça em Questão; a Emater, com o Minas Rural; além das emissoras públicas TV Cultura e TV Brasil.