Referências ao cinema “Madagascar 3: Os procurados”

Paulo Henrique Silva - Do Hoje em Dia
07/01/2013 às 09:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:21
 (Dreamworks/Divulgação)

(Dreamworks/Divulgação)

Num ano marcado por muitas animações infantis, “Madagascar 3: Os Procurados” foi a que mais se sobressaiu. Não é difícil entender o porquê. Basta colocar lado a lado com “A Era do Gelo 4”, lançado na mesma época pela concorrente da Dreamworks, a Blue Sky.

Os dois filmes são produtos de uma franquia de sucesso, em que o risco da repetição – inerente a qualquer continuação – está presente. Como fugir disso? Mudar simplesmente de ambiente e dar uma prole aos personagens centrais?

“A Era do Gelo 4” seguiu esse caminho, com resultado aquém do desejado. Já “Madagascar 3” mudou de ares também, saindo da África para percorrer a Europa, mas trouxe outros ingredientes interessantes.

Referências

Um deles é a metalinguagem, que certamente agradará aos adultos. As referências são muitas, desde a primeira cena, que remete à dobra espacial de “Jornada nas Estrelas”, ao lento emergir dos bichos à la “Apocalypse Now”.

Outro atrativo dessa nova tentativa do leão Alex e cia. em voltar a Nova York é o retrato que faz da cultura francesa, tomando as mesmas opções de “Ratatouille” ao brincar com feições (geralmente atarracadas) e ícones – a canção “Non, Je Ne Regrette Rien”, de Edith Piaf, se torna uma espécie de hino.

Não falta até mesmo uma crítica ao famoso Cirque du Soleil, “uma companhia canadense que tirou os animais do circo”. Devido ao contato com a cidade e com os humanos, o humor negro é ampliado, especialmente com os pinguins militares e o rei Julian.

Colorido

As crianças pequenas ficarão encantadas com o colorido do mundo circense – a turma se junta a grupo para escapar e acaba ajudando-o a se manter de pé – e os novos personagens animais. Os mais velhos, por sua vez, terão boas doses de ação por conta da perseguição liderada pela agente DuBois. l

As vozes originais dos personagens são de Ben Stiller, Chris Rock e Sasha Baron Cohen. A novidade é a presença de Frances McDormand dublando a agente DuBois e Martin Short como uma morsa de circo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por