O clima de férias já tomou conta dos mineiros. É hora de fazer as malas e curtir a programação dos festivais de inverno das cidades do interior, como Ouro Preto, Itabira e Sabará. Mas quem não pode viajar também pode aproveitar a programação cultural do fim de semana com muitas opções gratuitas.

Além da Parada do Orgulho LGBT, Belo Horizonte terá vários shows em homenagem ao Dia Mundial do Rock e a Festa Francesa. Confira quais são os destaques da programação gratuita deste fim de semana em BH e região:

SEXTA-FEIRA (12)

Mostra Tullio Marques no MIS Cine Santa Tereza

O MIS Cine Santa Tereza exibe, na Mostra Tullio Marques, os filmes "As Amazonas", do cineasta Tullio Marques Lopes Filho, filmados na capital. Amazonas narra uma lenda desde a origem a tempos atuais e futuros, com base em fatos históricos. Já Cocoré retrata sobre terras herdadas e roubadas. A partir de 14 anos.

Onde: MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias)

Quando: sexta, às 19h30

Atividades debatem a memória da cultura LGBTQI+

Neste fim de semana, estreia no Memorial Minas Gerais Vale o projeto Memo Queer. Nesta sexta, das 14h30 às 17h30, acontece a Oficina Memórias Afetivas LGBTQI+: Fragmentos Documentais, Identidade e Direitos, com o pesquisador e arquivista do Arquivo Público de São Paulo, Antonio Gouveia de Souza. No sábado, das 10h30 às 12h30, será realizado o bate-papo Memória e Identidade Coletiva: as Instituições de Preservação dos Fragmentos de Memória e as Demandas da Comunidade LGBTQI+. O palestrante será Antonio Gouveia Sousa (Arquivo Público de São Paulo) e os convidados serão o ativista e pesquisador Luiz Morando e o subsecretário de Direitos e Cidadania da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Thiago Alves.

Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade)

Quando: sexta, às 14h30, e sábado, às 10h30

Festival de Ouro Preto tem shows de rock

A Praça da Ufop, em Ouro Preto, terá vários shows gratuitos neste fim de semana, dentro da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Na sexta, a partir das 20h, tem shows de Carnivale e Digão (Raimundos). No sábado, é a vez de Back n'Blues e Os Traias. No domingo, o destaque é para o grupo Candongêro.

Onde: Praça da Ufop, em Ouro Preto

Quando: sexta e sábado, a partir das 20h, e domingo, a partir das 16h

SÁBADO (13)

Show do Hocus Pocus no Dia do Rock

Para celebrar o Dia Mundial do Rock, o Boulevard Shopping traz uma atração especial. No dia 13 de julho, data oficial do Live Aid, festival que deu origem à comemoração em 1985, a banda Hocus Pocus interpretará canções clássicas dos Beatles.

Onde: Piso 2 do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000)

Quando: sábado, às 18h

Feira Experimente terá cinco shows

A Feira Experimente deste sábado fará uma homenagem ao rock. Na programação, estão as apresentações das bandas Reverb All Stars, Passo Largo (DF), O Velho Blues Cigar Box Band (RJ), Appetite for Destruction e Renegades of Funk. Quase 30 cervejarias estarão presente no evento. Entrada: 1kg de alimento não perecível.

Onde: Praça Quatro Elementos, Jardim Canadá, Nova Lima

Quando: sábado, a partir das 12h

Coral de congadeiros no Espaço do Conhecimento

A memória está no centro do 51º Festival de Inverno da UFMG deste ano, que celebra o patrimônio e a arte. No projeto Multiverso de julho, o Coral Vozes de Campanhã revela a força do congado em Minas Gerais. O grupo foi fundado em 2014, em uma iniciativa das integrantes da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: sábado, às 17h

Na Pracinha vai à Serra do Curral

O Piquenique Literário na Pracinha ganha mais uma edição neste sábado. Além da feira de trocas de livros e gibis infantis, acontecerão brincadeiras tradicionais, mediação de leitura, livrinhos em braille e intérprete de libras.

Onde: Parque da Serra do Curral (av. José do Patrocínio Pontes, 1.951, Mangabeiras)

Quando: sábado, das 9h às 12h

Clássicos do rock no MM Gerdau

O MM Gerdau realiza neste sábado a terceira edição do projeto “Rock no Metal”. A programação inicia às 14h com o “Lounge do Rock”, com música e feira. A partir das 19h, tem o show de O Bom e Velho, composto por Mário Manga e Ana Deriggi, resgatando clássicos do gênero. Em seguida, quem sobe ao palco é a banda Anie, de Junior Carelli e Fernando Quesada. Os ingressos para os shows deverão ser retirados gratuitamente pelo Sympla no link: https://www.sympla.com.br/rock-no-metal—shows-o-bom-e-velho-e-anie__567010

Onde: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, a partir das 14h

Grupo Galpão no Festival de Sabará

O Festival de Inverno de Sabará está com vasta programação, contemplando vários endereços da cidade histórica. O principal destaque deste fim de semana é a apresentação do espetáculo “Os Gigantes da Montanha”, do Grupo Galpão, sábado, às 21h, na praça Santa Rita. Na praça Melo Viana, também no sábado, acontecem shows gratuitos de Amplitude 80, Rosa Padilha e Scream Ape.

Onde: Vários endereços de Sabará

Quando: até 28 de julho

os gigantes da montanha, galpão

Grupo Galpão é destaque no Festival de Inverno de Sabará

 

Festival de Itabira tem shows variados

A abertura oficial do 45º Festival de Inverno de Itabira acontece sábado, às 14h30, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Na ocasião, o Grupo Girino apresenta uma intervenção, seguido pelas apresentações dos Drummonzinhos e do Coral do Combem. Mais tarde, às 16h, a Concha Acústica será palco para as bandas DR80, André Katz e Guilherme Salty, Elvis Presley Cover e Red Hot Chili Peppers World Tribute. Entrada: de 1 litro de leite por pessoa. Programação completa do festival aqui. www.fccda.com.br/festivaldeinverno

Onde: Diversos endereços de Itabira

Quando: a partir de sábado até dia 28 de julho

Jazz no Festival de Inverno da UFMG

O Festival de Inverno da UFMG conta com vários eventos no período de férias. Um deles é Free Jazz Quarteto. O multi-instrumentista Vinícius Mendes, idealizador do projeto NAU, e convidados realizam um concerto de improvisação livre no hall superior do Centro Cultural UFMG.

Onde: Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174)

Quando: sábado, às 11h

Cinema espanhol no MIS Cine Santa Tereza

A exposição "O Cinema da Transição Espanhola em 20 cartazes" traz uma reflexão do momento político entre o final da ditadura de Franco e o início da democracia na Espanha. Dentre os filmes em cartazes estão Canciones para después de una guerra, El crimen de Cuenca, Rocío, El espíritu de la colmena, El desencanto e Canet Rock. A mostra acontece terça a domingo, até o 1º de setembro.

Onde: MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias)

Quando: sábado e domingo, 16h às 21h

Nova Lima ganha feirinha orgânica

Neste sábado, acontece a primeira edição da feira ao ar livre de produtos orgânicos da Loja Fazenda Alegria. A maioria dos alimentos são trazidos de Funilândia, região Central do estado.

Onde: Alameda Oscar Niemeyer, 1.033, Vila da Serra, em Nova Lima

Quando: sábado, das 9h às 15h

Rock no Mr. Hoppy da Praça Tiradentes

Para celebrar o Dia Mundial do Rock, o Mr. Hoppy Tiradentes vai apresentar o show da banda Elemento Blues, além de sanduíches com preços promocionais.

Onde: Mr Hoppy (Praça Tiradentes, 41, Funcionários)

Quando: sábado, às 18h

Atores de 'Macunaíma' falam com o público

Neste sábado, o elenco do espetáculo "Macunaíma - uma rapsódia musical" recebe o público no CCBBBH para bate-papo sobre o processo criativo da montagem, que tem direção de Bia Lessa. Participam do encontro os atores/músicos da companhia Barca dos Corações Partidos formada por Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros, e os artistas escolhidos por testes, Ângelo Flávio Zuhalê, Hugo Germano, Lana Rhodes, Lívia Feltre, Sofia Teixeira e Zahy Guajajara) e o músico Pedro Aune.

Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 15h

DOMINGO (14)

Festa Francesa terá vários shows e comida típica

A 20ª edição da Festa Francesa vai contar com shows, comidas típicas, vinhos franceses e danças.

Na programação musical estão a cantora Sonia Andrade, interpretando Edith Piaf, a banda Power Muzak, o jazz de Marcelo Ricardo e Jimmy Duchowny Quarteto e o DJ Paco Pigale. Entrada: 1 quilo de alimento não perecível.

Onde: Praça José Mendes Junior (Ao lado da Praça da Liberdade)

Quando: domingo, às 10h

Parada do Orgulho LGBT realiza 22ª edição

Neste domingo, acontece a 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que terá como tema "Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall", relembrando a luta contra o preconceito demonstrada nos Estados Unidos há 50 anos.

Onde: Praça da Estação

Quando: domingo, às 11h

Baianas Ozadas vai à Feira do Mineirinho

Quem gosta de Carnaval estará bem servido na Feira do Mineirinho deste domingo. Além da banda de pagode Diga Lá o público vai poder conferir uma apresentação da banda do bloco Baianas Ozadas, que traz a axé music em seu repertório.

Onde: Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)

Quando: domingo, às 12h

Trio Corrente no Conservatório UFMG

O grande destaque da programação do Festival de Inverno da UFMG é a apresentação do premiado Trio Corrente. Vencedor do Grammy na categoria de álbum de jazz latino, o grupo é considerado uma das formações instrumentais de destaque do país.

Onde: Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1537)

Quando: domingo, às 19h

Trio Corrente

Trio Corrente é grande destaque na cena instrumental brasileira

Espetáculo reconta mito africano

A Cia Bando apresenta o espetáculo “Abena” na Praça da Saúde. A montagem apresenta a história da Princesa Abena, que é considerada uma mulher belíssima, ressalta todas as características de sua etnia e é disputada por dois pretendentes. É um espetáculo de contação de histórias para todas as idades, que une teatro e música.

Onde: Praça da Saúde, Grajaú

Quando: domingo, às 10h

Criançada aprende física em oficina

Desde março deste ano, a exposição Energia em Movimento é palco de reflexões sobre latência, força, atração e ritmo. No próximo domingo, a mostra se transformará em um grande laboratório científico para que a garotada aprenda mais sobre esses conceitos, que se relacionam com a Física. Classificação: 6 anos.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: domingo, às 15h

Oralidade africana em contações de histórias

O projeto "Era Uma Vez" apresenta, neste domingo um pouco do universo da oralidade e musicalidade africanas, na voz da arte-educadora Tatiane Moreira e da contadora Roberta Colen. A dupla leva ao palco dois encantadores contos infantis que envolvem literatura e música.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)

Quando: domingo, às 14h

Oficina para quem quer aprender a andar de bike

A Escola Bika Anjo vai oferecer aulas gratuitas para que as pessoas aprendam a pedalar. Ao todo, serão atendidas pelo projeto cerca de 25 pessoas, acompanhadas por, aproximadamente, 40 minutos cada. Na programação, os participantes também receberão dicas sobre segurança no trânsito e sobre como fazer pequenos reparos nas bicicletas. Os 20 primeiros que chegarem ao espaço ainda terão direito a uma sessão especial de massagem relaxante gratuita.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)

Quando: domingo, das 9h às 13h

Feira vegana vai ao Boulevard Shopping

O veganismo tem conquistado cada vez mais pessoas preocupadas com os alimentos que chegam à sua mesa e, sobretudo, em não consumir nada de origem animal – inclusive itens como cosméticos, calçados e vestuário, entre outros. Para este público, será realizada a segunda edição do Festival Paraíso Veg, que terá, além de produtos veganos, minipalestras, atrações artísticas e educativas e evento de adoção de cães.

Onde: BeGreen, Shopping Boulevard (rua Professor Otaviano Almeida, 44, Santa Efigênia)

Quando: domingo, das 10h às 18h

Aula de ioga no Santo Agostinho

Neste domingo, tem aula gratuita de ioga no bairro Santo Agostinho. Utilize roupas confortáveis e leve um colchonete ou canga para usar durante a atividade.

Onde: Parque Rosinha Cadar (rua Rodrigues Caldas, 351; Rua Matias Cardoso, 126, Santo Agostinho)

Quando: domingo, das 9h45 às 11h45

Ioga e recreação na Savassi

No BH é da Gente – Savassi deste domingo, o público vai contar com prática coletiva do grupo Yoga no Asfalto, oficina de skate, rua de lazer e manhã recreativa com os Bharbixas Futebol Clube.

Onde: trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas

Quando: domingo, das 8h às 13h