Sétima edição do Fliaraxá propõe diversidade de conteúdo e discussões atuais

Jéssica Malta
jcouto@hojeemdia.com.br
26/06/2018 às 06:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:59
 (Daniel Bianchini/Divulgação)

(Daniel Bianchini/Divulgação)

As discussões em torno da participação feminina nos debates políticos e a luta pela igualdade de gênero ganham cada vez mais força no Brasil e ao redor do mundo. De olho nesse movimento, um dos eventos literários mais relevantes do país, o Fliaraxá, escolheu, para a sétima edição, homenagear duas das grandes autoras da nossa literatura: Ana Maria Machado e Marina Colasanti. 

“Queremos que o festival seja mais do que um evento com potência midiática e se transforme em uma verdadeira experiência civilizatória”, sublinha Afonso Borges, idealizador e curador do festival, que começa amanhã e segue até domingo em Araxá, no Alto Paranaíba. 

O destaque dado às mulheres fica evidente também na escolha local, que nesta edição celebra a jornalista e escritora Leila Ferreira. “Podemos sentir a sintonia entre a autora e as pessoas de Araxá. Os escritos de Leila são muito íntimos e refletem a sua própria história, tão ligada à cidade”, justifica Borges. 

Tendo como tema “Alma, Leitura, e Revolução”, o Fliaraxá propõe, além do contexto sociológico, experiências de conhecimento.

“O público deve ir ao Fliaraxá também para aprender a formar-se. Estamos nessa batalha de fazê-lo há tantos anos para que os adultos, jovens e crianças tenham informação que normalmente não se tem em casa ou na escola”, ressalta Afonso Borges. 

“Nem sempre basta reunir bons escritores em uma mesa para se ter um bom debate, mas quando há química o resultado é emocionante”Afonso BorgesIdealizador do Fliaraxá

Longa lista

Extensa e diversa lista de convidados compõe a programação. Ao longo de cinco dias, o festival recebe mais de 120 nomes, entre autores internacionais e brasileiros. Além de figuras envolvidas também em outros contextos, como produtores de conteúdo para o YouTube. 

“Buscamos não apenas convidar intelectuais significativos, com conteúdo interessante para o público, mas também combiná-los em mesas com temáticas que resultem em encontros excepcionais”, afirma o idealizador. Para ele, a força das discussões não está apenas na a relevância dos participantes, mas sim no encontro promovido entre eles. 

E a programação ultrapassa a literatura. No evento, estão incluídas atrações musicais como Aline Calixto, Thiago Delegado, Marcelo Veronez, dentre outros.

ServiçoVII Festival Literário de Araxá – FliaraxáDe 27 de junho a 1 de julho Local: Tauá Grande Hotel de Araxá Informações: fliaraxa.com.brEntrada gratuita

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por