Saga e produtos licenciados “Star Wars” também enchem os olhos das meninas

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
13/12/2015 às 09:12.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:19
 (Carlos Henrique/Hoje em Dia)

(Carlos Henrique/Hoje em Dia)

Enquanto as amigas faziam balé, Camila Jardim estava no tatame lutando judô. A turma que delirava com o grupo Backstreet Boys não entendia como ela podia gostar do rock pesado do Metallica. “Já no cinema preferiam ‘Patricinhas de Beverly Hills’ e eu ‘Star Wars’. Era uma menina completamente diferente das outras”, registra, divertida, a analista de dados belo-horizontina, de 31 anos.

Ela recorda que, no início dos anos 2000, para ser um fã da saga, que chega nessa quarta-feira ao seu sétimo capítulo, era preciso ser um pouco nerd. “Só depois que passei a trabalhar com o pessoal de TI (tecnologia de informação) que eu me senti em casa. Mas hoje isso mudou muito, principalmente depois que a Disney passou a ser a dona da franquia”, comenta.

As disputas intergalácticas entre a Aliança Rebelde e o Império deixaram de ser pop apenas no cinema para ganhar às prateleiras das lojas. A casa dela é recheada de produtos alusivos a “Star Wars”, de fronhas e camisetas a bonecos. “Antes não tínhamos acesso (a produtos). Só encontrávamos em sites específicos de cultura nerd”, observa Camila.

A Disney, uma “licenciadora ferrenha de produtos”, segundo ela, tem aproveitado a empolgação em torno do início da nova trilogia com “O Despertar da Força”, que traz de volta os personagens de Harrison Ford (Han Solo), Mark Hamill (Luke Skywalker) e Carrie Fisher (Princesa Leia) numa história passada após os acontecimentos da trilogia original.

Universal
Fã de assuntos relacionados ao espaço e de filmes de ficção científica, Camila só lamenta que não há muitas opções para o público feminino. “Os chinelos são infantis ou masculinos. No caso das camisetas, é difícil achar uma mais justa, com detalhes. É tudo ainda muito voltado para o menino. Infelizmente, tudo o que se relaciona à cultura nerd está focado nesse ambiente masculino”.

O conteúdo dos filmes “Star Wars”, por outro lado, tem público de todos sexos e faixas etárias. “Eles trabalham questões bem cotidianas, como a ganância e a luta pelo poder. Apesar de serem extraterrestres e droides, protagonizam coisas que vivemos no dia a dia, como a relação turbulenta entre pai e filho, estampada em Darth Vader e Luke Slywalker”, analisa.

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