Um dos principais atrativos turísticos da região Central de Minas Gerais, o Santuário do Caraça, em Catas Altas, localizado a 120 km de Belo Horizonte tem programação especial de inverno para os visitantes durante o mês de julho. As atrações vão ocorrer de 13 a 28 de julho e não há restrição de faixa etária. 

Nomeado de ‘Inverno Cultural’, os atrativos principais serão as trilhas ecológicas em meio às áreas de biodiversidade que abrigam rica vegetação com espécies raras de plantas como bromélias e orquídeas. 
Além da caminhada nas trilhas, os visitantes também serão submetidos a oficinas educativas. 

Para os participantes, as oficinas vão abranger assuntos como gastronomia, alimentação saudável e plantação e cultivo de hortas para todas as idades. Orientações sobre agricultura e esportes radicais também poderão ser realizadas. Informações sobre hospedagem, valores e a programação completa podem ser vistas no site do santuário

Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça é uma das sete maravilhas da Estrada Real e possui mais de 12 mil hectares de Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado, com trilhas para os atrativos naturais, históricos e religiosos. 

Repleto de cultura e antiguidades históricas, o Centro Histórico do Santuário do Caraça possui diversos atrativos, como a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que tem celebrações diárias de missas e onde se vê o primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil, uma extraordinária Santa Ceia, pintada pelo Mestre Ataíde, e belíssimos vitrais franceses, o maior dos quais foi presente do próprio Dom Pedro II.