Selton mostra sua mistura de ritmos e de idiomas

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
06/06/2014 às 08:04.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:53
 (Chiara Gambuto)

(Chiara Gambuto)

Eles são do Rio Grande do Sul, se conheceram na Espanha (em Barcelona), moram na Itália (em Milão)... e, nos últimos tempos, andam circulando por aí, em vários países. A consequência de tantas misturas geográficas é um som de múltiplas e divertidas referências, que vão do baião pernambucano à música pop italiana. O quarteto em questão é o Selton, que atualmente está em turnê por dez cidades brasileiras e nesta sexta-feira (6) passa por Belo Horizonte, com apresentação no palco do CCCP.

A banda está divulgando o seu segundo álbum, “Saudade”, o primeiro a ser prensado no Brasil. O trabalho traz músicas autorais em português, italiano e inglês, além de uma versão contemporânea para o “Qui Nem Jiló”, clássico eternizado por Luiz Gonzaga, o Gonzagão.

“É muito difícil distinguir exatamente qual influência vem de onde, afinal, é uma banda de brasileiros, que começou tocando na Espanha e hoje em dia vive na Itália. Acabamos misturando muito tudo, inclusive as línguas”, afirma o guitarrista Ramiro Levy.

“Acho que, de brasileiro, temos muito presente essa sede por misturar tudo e criar algo novo. De italiano, talvez o que a gente mais tenha herdado seja a presença da língua nas músicas. O pessoal lá é muito ligado nas letras, por isso, cantar também em italiano acabou se tornando algo importante ‘pra’ gente. Acho que de Barcelona o que mais herdamos foi o clima festeiro e despojado”, explica o guitarrista.

Consistência

A mistura de línguas não havia sido experimentadas no primeiro álbum, “Banana à Milanesa”, de 2008. Por isso, Levy acredita que “Saudade” seja o álbum que melhor representa a sonoridade do Selton. “Foi a primeira vez que a gente gravou com uma ideia bem clara do que queríamos, com um conceito e uma proposta musical consistentes. Acredito que isso se reflita também na repercussão que o disco tem tido, não só na Itália mas também no Brasil”, diz o guitarrista, adiantando que um novo disco deve ser gravado este ano, após a sequência de shows no verão europeu.

A abertura do show de nesta sexta (6) será feita pelo músico mineiro Nobat, que realiza o lançamento oficial de seu clipe LSD”.

Selton no CCCP (rua Levindo Lopes, 358, Savassi). Nesta sexta (6), às 22h. Entrada: R$ 30

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por