Sem 'não me toques' no enredo, marionetes de Praga se apresentam em BH

Elemara Duarte - Hoje em Dia
16/07/2015 às 17:11.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:56
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Com novas e destemidas reflexões sobre clássicos infantojuvenis, o Lokvar Teatro de Marionetes, grupo da cidade de Praga, na República Tcheca, se apresenta em Belo Horizonte pela primeira vez. As sessões acontecem a partir desta quinta-feira (16) e seguem até domingo (19), gratuitamente, no CCBB (Praça da Liberdade). O grupo traz as peças “João, o Indeciso” e “A Pequena Sereia”. Oficinas também estão programadas para a capital.

Criado há 11 anos pelos atores e marionetistas Peter Varga, Martin Veliký e Markéta Pellarová, o grupo que surgiu entre colegas de faculdade, traz espetáculos, como o próprio Varga define, não apenas para as crianças, mas “para a família”. Isso porque a adaptação de histórias clássicas propõem reflexões densas, por meio do que é lúdico.

“Na República Theca não é comum essa preocupação do politicamente correto. Fazemos a releitura de um clássico, mas com a nossa visão. Não vemos a obrigatoriedade de mostrar um final feliz”, explica Varga.

Como exemplo, ele cita uma das peças, “João, o Indeciso”, que é um conto de fadas, que começa na sala da casa do João e termina em um casamento real. Porém, a questão que atravessa a narrativa é: Será que João consegue vencer a preguiça para sair de casa, lutar com dragões, bandidos e demônios e ainda encontrar sua noiva?

“Nesta peça, queríamos falar da importância de as crianças terem uma postura para tomar decisões. Da mesma forma, a Pequena Sereia tem um final completamente diferente do clássico da Disney. Mas, neste caso, ela toma uma decisão errada e, por isso, não tem um final feliz”, compara.

Vargas diz ainda que o grupo deseja que as crianças da plateia tenham as próprias ideias delas e que produzam um sentido para o que estão vendo. Com isso, a peça se torna mais dinâmica, e não fica cansativa para os adultos. “Não queremos fazer aquela história explicativa, chatinha. Assim, os adultos também gostam”, avisa.

A turnê é uma realização da Embaixada da República Tcheca e já passou pelas cidades de Brasília e São Paulo. Depois de BH, a turnê termina no Rio de Janeiro. Nesta semana, como parte do intercâmbio, os integrantes conheceram Belo Horizonte, e também, os grupos de teatro de bonecos consagrados daqui, como o Giramundo e o Pigmalião.

As duas peças serão mostradas nos mesmos dias, mas em horários diferentes. A entrada é gratuita, com senhas distribuídas uma hora antes do início de cada sessão. As apresentações integram a agenda do "Noturno nos Museus 2015".


SERVIÇO

“João, o Indeciso”, no pátio do CCBB, dias 16, 17, 18 e 19 de julho. Quinta e sexta-feira, às 10h30 e às 15h; sábado e domingo às 11h e às 16h. Já a “A Pequena Sereia”, sala Multiuso do CCBB, dias 16, 17, 18 e 19 de julho. Quinta e sexta-feira, às 19h, e sábado e domingo, às 18h.

O grupo também organiza oficina gratuita "Criação e Manipulação de Marionetes", para criação de bonecos de papel, neste fim de semana, no CCBB. A oficina será realizada no sábado (18) e no domingo (19), das 12h às 12h40. Os bonecos que os pequenos farão são inspirados em personagens dos espetáculos do Lokvar. Oficina tem a duração de 40 minutos e receberá até 20 crianças, maiores de 4 anos. Inscrições: lokvarnobrasil@gmail.com.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por