O primeiro dia de desfiles do Grupo Especial de Quadrilhas Juninas do Arraial de Belo Horizonte acontece este sábado (6), na Praça da Estação, no centro da cidade. Sete das 13 equipes que compõem a elite do cortejo junino da capital se apresentam a partir das 19h, no tablado montado pela prefeitura. À noite, tem show gratuito da banda de forró Falamansa.

Os portões serão abertos às 17h. Uma hora depois, a quadrilha infantil Balão Dourado abrirá a noite de festa, com uma apresentação especial. É a 41ª edição do Arraial de Belo Horizonte, o segundo maior do País, atrás apenas do festejo de Campina Grande, na Paraíba.

Em barracas espalhadas pela praça, serão vendidas comidas típicas e pratos que venceram a segunda edição do concurso prato junino, com receitas selecionadas em uma disputa envolvendo estudantes de gastronomia da cidade. Na Vila Gastronômica, estudantes das faculdades Promove, Estácio de Sá, Una, Sena Minas e Pitágoras, vão servir as especiarias, a preços populares.

Transporte

A expectativa, mais uma vez, é de grande público na região central da cidade. Por isso, a estação central do metrô vai funcionar em horário especial. Os embarques acontecem até às 2h da madrugada. Haverá venda de bilhetes no terminal, contudo, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), orienta que o usuário compre o bilhete antecipadamente, para na hora de ir embora, não precisar enfrentar filas.

As demais estações do metrô vão fechar normalmente às 23h e abrirão apenas para desembarque dos passageiros que voltarem do centro. O intervalo entre as viagens será de 25 minutos.

Por causa da interdição de parte da avenida dos Andradas, algumas linhas de ônibus tiveram o trajeto alterado. A BHtrans espalhou informativos pela região central e nos pontos, indicando as alterações.

Vencedores

No fim de semana passado, ocorreu o desfile do grupo de acesso, e a Nova Geração, conseguiu a pontuação máxima, garantindo R$ 12 mil em prêmios. A vice-campeã foi a Quadrilha Balancê Mineiro e, em seguida ficaram Quadrilha Chic Chic, Formigueiro Quente e Renascer Junino. Todas foram premiadas, porém somente as quatro primeiras colocadas sobem para o Grupo Especial em 2020.

Confira a ordem das apresentações deste sábado:

19h: Arraial de São Mateus
19h40: Arriba a Saia
20h20: Feijão Queimado
21h: Milho Verde
21h40: Junina Forró de Minas
22h20: Fulô de Laranjeira
23h: Pipoca Doce
Show
0h: Falamansa

Leia Mais:
'Nova Geração' vence grupo de acesso e ganha R$ 12 mil do Arraial de BH
Metrô amplia o horário de funcionamento para atender público do Arraial de Belo Horizonte
Metrô amplia o horário de funcionamento para atender público do Arraial de Belo Horizonte