As férias escolares já começaram para muitas crianças, adolescentes e universitários. Este é um ótimo momento para as famílias aproveitarem o período de descanso para curtir as várias atividades gratuitas que serão realizadas no fim de semana em Belo Horizonte e região.

O maior destaque fica por conta do Arraial de BH, com shows de Luan Santana e Falamansa. Mas a programação conta ainda com o "Noturno dos Museus" (vários espaços culturais ficarão abertos na noite desta sexta), show de Wilson Sideral no Dia de Cooperar, Festival de Inverno em Sabará, Festa Junina na rua Sapucaí, encontro de Toninho Horta com Maurício Tizumba e um grande evento de divulgação científica da UFMG.

Confira os destaques da programação gratuita do fim de semana e divirta-se:

SEXTA (5)

Maratona de contação de histórias

O Espaço do Conhecimento terá várias atrações nesta sexta, quando acontece o "Noturno nos Museus" em Belo Horizonte. Por lá, o público contará com observação do céu com telescópios e oficina. Destaque para a maratona de contação de histórias. Durante quatro horas, os mediadores do Espaço se revezam na narração das crenças das mais diversas culturas sobre o surgimento do ser humano e do universo.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)

Quando: sexta, das 18h às 21h

Espetáculo em três espaços de Contagem

O espetáculo "Cidade Cimento", com direção de Juliana Pautilla e Manu Pessoa, coordenação artística do Grupo Trama de Teatro e atuação do Coletivo Corurbana, será apresentado em três espaços de Contagem neste fim de semana. A ação artística propõe a ocupação estética de espaços públicos das cidades, sob o ponto de vista de jovens urbanos, como forma de refletir sobre o desenvolvimento destes centros.

Onde e quando: sexta, às 20h30 no Espaço Popular (escadaria da Igreja São Gonçalo); sábado, às 16h, na Praça Irmã Maria Paula, no Petrolândia; domingo, às 16h, na Praça da Glória, no Eldorado

Festival de Inverno de Sabará tem início

Neste fim de semana, tem início a 50ª edição do Festival de Inverno de Sabará. Na sexta, às 19h, na Praça Melo Viana, tem shows das bandas Dinastia, Young Ligths e Geoharri. Neste meio tempo, às 20h30, no Centro Cultural José Costa Sepúlveda (Cine Bandeirante) terá uma apresentação do Concerto Orquestra e Coral infanto juvenil Santa Cecília.

Onde: Diversos endereços do centro de Sabará

Quando: a partir desta sexta

Desenhando com a luz no CCBB

O programa "Lugar de Criação", do CCBB Educativo, realiza a oficina "Lightpainting - Desenhando com a Luz" na noite desta sexta, dentro do "Noturno nos Museus". Usando lanternas coloridas e uma câmera fotográfica, o público será levado a experimentar o desenho a partir de instruções que indicam movimentos do corpo. A partir dos 4 anos.

Onde: CCBB (Praça da Liberdade)

Quando: sexta, das 19h às 21h

Música tradicional tem releitura do Grupo Trem Chic

O grupo Trem Chic apresenta as canções autorais de seu primeiro disco lançado em 2017, além de cantigas de roda do folclore mineiro e algumas releituras de clássicos da música brasileira de raiz. O ritmo predominante do grupo é o baião, com destaque para a viola caipira, em uma mistura do contemporâneo com o tradicional.

Onde: Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174, Centro)

Quando: sexta, às 19h30

Circuito de brincadeiras da Dora Aventureira

O ViaShopping Barreiro recebe o espaço temático "Estação Dora Aventureira". Baseado no desenho da Nickelodeon, a atração, para crianças entre 3 e 12 anos, é um convite para diversas brincadeiras com a personagem Dora e seu amigo Botas. O circuito tem aproximadamente 20 minutos de duração e os participantes serão reunidos em grupos de 20 integrantes.

Onde: Nova Praça de Eventos, 2º piso, lado A do ViaShopping Barreiro (Av. Afonso Vaz de Melo, 640)

Quando: sexta e sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

Grupo Turquesa no Conservatório

O projeto "Palco Livre" recebe o Grupo Turquesa e o show "Feminina". O grupo é um conjunto cênico-musical formado pelas atrizes e cantoras mineiras Clara Ernest, Juliana Tostes, Lilian Santiago e Raniele Barbosa. As cantoras buscam resgatar canções que fizeram sucesso na voz de grandes cantoras e compositores brasileiros e internacionais.

Onde: Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534, Centro)

Quando: sexta, às 19h30

BH recebe importante campeonato de skate

Estrelas brasileiras da modalidade Street de skate vão disputar em Belo Horizonte, de sexta-feira a domingo, a primeira etapa do Oi STU Qualifying Series, no Parque das Mangabeiras. A primeira etapa de Street do circuito faz parte do calendário brasileiro que é realizado pela plataforma STU, com a chancela da Federação de Skate do Estado de Minas Gerais, da Confederação Brasileira de Skate e da World Skate. Em 2019, o circuito, que definirá os campeões brasileiros das modalidades Park e Street, ganha ainda mais importância por contar pontos para a corrida olímpica em cada etapa, visando os Jogos de Tóquio, em 2020. Serão três etapas para cada modalidade, feminino e masculino. 

Onde: Parque das Mangabeiras (Portaria Sul: avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras)

Quando: sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 8h às 19h

SÁBADO (6)

Luan Santana e Falamansa na Praça da Estação

O Arraial de BH chega ao seu ápice na Praça da Estação. Além das apresentações das quadrilhas do Grupo Especial, o evento também conta com Vila Gastronômica e dois shows que prometem atrair muitos fãs: Falamansa (no sábado, às 23h59) e Luan Santana (no domingo, às 22h).

Onde: Praça da Estação

Quando: sábado, a partir das 19h, e domingo, a partir das 18h

luan santana

Luan Santana se apresenta na Praça da Estação no domingo

Wilson Sideral no Dia de Cooperar

Shows, diversão para a garotada, arte urbana e muitas outras atrações vão tomar a Praça da Assembleia no sábado. A data marca a realização da 11ª edição do Dia de Cooperar (Dia C), maior movimento de voluntariado cooperativista realizado em todo o país. Entre os destaques da programação, estão as apresentações das Meninas de Sinhá e de Wilson Sideral.

Onde: Praça da Assembleia (Santo Agostinho)

Quando: sábado, das 9h às 13h

Rua Sapucaí recebe festa junina

A Festa Junina da Sapucaí acontece neste sábado contando com pratos preparados por vários estabelecimentos da região. A abertura do evento ocorrerá às 12h, com o Arraialzim, espaço para as crianças que terá brincadeiras tradicionais, como pescaria, boliche de latas e boca do palhaço, além doces típicos. O Circuito Sapucaí também irá trazer uma feira de produtores, aulas-shows de gastronomia e apresentações do Trio Gandaiêra e da banda queer Pulso In Chamas, além da Quadrilha São Gererê.

Onde: Rua Sapucaí, 527, Floresta

Quando: sábado, das 12h às 20h

UFMG oferece 80 atividades no CRJ

A UFMG comemora, no sábado, o Dia Nacional da Ciência, em uma grande festa para celebrar as ciências, os pesquisadores, a tecnologia e a inovação. Será um dia cheio de atividades, com mais de 80 propostas com temas diversos, como apresentações de robótica, palestras sobre Fake News e impressão em 3D. Com atividades destinadas ao público infantil, juvenil, adulto e universitário, a comemoração busca abordar a multiplicidade das ciências.

Onde: Centro de Referência da Juventude (rua Guaicurus, 50, Centro)

Quando: sábado, das 9h às 16h

Uma conversa sobre exploração espacial

No mês em que mundo celebra 50 anos da chegada do homem à Lua, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza um debate sobre a exploração espacial. O Café Controverso: Diálogos do Movimento, uma parceria com a Petrobras, recebe o especialista em Astronáutica Cristiano Fiorilo e o físico especialista em Astronomia Carlos Villani para a discussão do tema 50 anos na Lua: como anda a exploração espacial?.

Onde: Espaço do Conhecimento (Praça da Estação)

Quando: sábado, às 10h

DJs realizam curso oficinas para mulheres e LGBT

As DJs Pat Manoese e Kingdom realizam neste sábado a Bronka - Oficina de DJs para Mulheres e LGBTQI+. O curso fará uma introdução aos equipamentos, softwares, elementos da mixagem e repertório a partir de teorias e práticas musicais necessárias para se entenderem os fundamentos dessa profissão. É preciso se inscrever aqui.

Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Estação)

Quando: sábado, das 10h às 14h

Quilombo realiza festa junina

A Federação das Associações de Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais realiza neste sábado o Arraiá Quilombola Solidário N'Golo. Além de comidas típicas, o evento conta com shows de Léwa Dudu, Forró do Helvécio (Quilombo de Pinhões) e Rafael (modão sertanejo).

Onde: Espaço Comum Luiz Estrela (Rua Manaus, 348, Santa Efigênia)

Quando: sábado, das 13h às 22h

Betiquim tem dois dias de festa em Betim

O circuito gastronômico Betiquim chega à sua 15ª edição e a abertura oficial acontece neste fim de semana na praça Milton Campos, no Centro de Betim. Além de degustar pratos de quatro bares vencedores de edições passadas, o público vai curtir os shows das bandas No Driive e Garage Rock Band, no sábado, e de Carla Lima e Zé da Guiomar, no domingo.

Onde: Praça Milton Campos (Centro, Betim)

Quando: sábado e domingo, horário não informado

Crianças aprendem sobre alienígenas

Para que exista vida como conhecemos hoje, um planeta deve apresentar características como a disponibilidade de água líquida e de oxigênio. Mas, e se existissem organismos que vivem de uma forma diferente? Seria possível habitar outros planetas do nosso Sistema Solar? Essas questões serão debatidas na oficina Vida fora da Terra?. Durante a atividade, que tem classificação livre, as crianças usarão papéis coloridos, lápis de cor e tinta para dar uma cara ao extraterrestre inventado!

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 18h15

Escoteiros se reúnem na Pampulha

Milhares de Grupos Escoteiros de todo o Brasil realizarão um Mutirão de Ação Ecológica no Parque Fazenda Lagoa do Nado. A proposta do 28° MutECO é colocar os escoteiros com a mão na massa para recolher lixo, realizar atividades e debates com temática ambiental, oferecer palestras, entre outras.

Onde: Parque Fazenda Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240)

Quando: sábado, das 14h às 17h

Encontro com Rosângela Rennó

O programa Bolsa Pampulha promove no fim de semana oficina e palestra com a artista Rosângela Rennó, no Museu de Arte da Pampulha. No sábado, de 14h às 18h, acontece a oficina em que os participantes são convidados a levar um conjunto de fotografias, de qualquer repertório, para desenvolver uma linha de pensamento narrativo. No domingo, entre 15h e 17h, Rosângela Rennó participa de palestra seguida de bate-papo. Com o tema "Do arquivo à circulação das imagens e de volta para o arquivo", a artista apresentará alguns de seus trabalhos mais recentes e discutirá sobre as mudanças no estatuto da fotografia.

Onde: Museu de Arte da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585)

Quando: sábado, às 14h, e domingo, às 15h

Intervenções no Mercado Central

Para celebrar o Dia da Gastronomia Mineira, o Instituto Eduardo Frieiro organizou uma intensa e saborosa programação, com ações diversas até dia 31 de julho. Entre as ações, estão as realizações de intervenções cênicas da Trupe Gaia no Mercado Central, enquanto estudantes de gastronomia realizam demonstrações culinárias nos corredores.

Onde: Mercado Central (av. Augusto de Lima, 744)

Quando: sábado e domingo, pela manhã

Shopping faz festa junina para pets

O Minas Shopping realiza o "Arraiau", uma festa junina para cães, gatos e seus tutores. Haverá brincadeiras e uma quadrilha especialmente voltada para os pets.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)

Quando: sábado, das 10h às 13h

DOMINGO (7)

Contação de história interativa para os pequenos

Neste domingo, o projeto "Era Uma Vez" traz os contadores Aline Medeiros e Túlio Rocha, que prometem encantar o público com dois contos infantis recheados de música, brincadeiras e muitas surpresas. Na narrativa, os pequenos são convidados a explorar o espaço cênico, os objetos e instrumentos utilizados durante a contação de história.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)

Quando: domingo, às 14h

Orquestra de Câmara do Sesc se apresenta na PUC

A Orquestra de Câmara Sesc se apresenta neste domingo no projeto Concertos Dominicais Peter Lund. No programa, estão músicas bem populares como “Trenzinho do caipira”, de Villa Lobos, “Era uma vez”, de Kell Smith, e “Tempos modernos”, de Lulu Santos.

Onde: Auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, campus Coração Eucarístico)

Quando: domingo, às 11h

San Remo na Feira do Mineirinho

Neste domingo, a Feira de Artesanato do Mineirinho conta com as apresentações do grupo de pagode Diga Lá e da banda de baile San Remo, que fará um show com ritmos bem variados.

Onde: Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)

Quando: domingo, a partir das 12h

Toninho Horta se encontra com Maurício Tizumba

Toninho Horta, que completa em 2019 50 anos de carreira, é o convidado do Tambor na Praça deste domingo, para tocar com os blocos Tambor Mineiro e Bloco Saúde, sob a regência de Maurício Tizumba. Será uma grande oportunidade de sentir a união entre o jazz e o batque do tambor.

Onde: Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia

Quando: domingo, às 16h

toninho horta

Toninho Horta se é o convidado do projeto Tambor na Praça

Cortejo pelas ruas do bairro Vista Alegre

O projeto itinerante "Garagens Periféricas" chega ao bairro Vista Alegre com cortejo e espetáculo teatral.

Onde: Rua Herculano Mourão Salazar, 95, Vista Alegre

Quando: domingo, a partir das 10h

Violeiros se reúnem no Padre Eustáquio

A segunda edição do projeto "Viola de Feira" tem início neste domingo com um encontro entre três destacados violeiros de Minas Gerais: Chico Lobo, Pereira da Viola e Wilson Dias. O projeto visa fomentar a cultura da viola caipira no Estado.

Onde: Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 831, Padre Eustáquio)

Quando: domingo, às 11h

Rock e festa junina em Contagem

O "Aprecie - Forrock" vai fazer uma mistura entre rock e festa junina. O arraiá terá comidas típicas, cervejas artesanais, apresentação de quadrilha, recreação infantil, artesanato e shows com Beerjuice, quadrilha Chic Chic, Lurex e Putz Grilla. Para entrar, é preciso retirar o ingresso aqui e doar um quilo de alimento não perecível.

Onde: Estacionamento do 3° piso do Itaúpower Shopping (avenida David Sarnoff 5160, Cidade Industrial, em Contagem)

Quando: domingo, das 13h às 21h

Festa junina de Baianas Ozadas e Funk You

Para aqueles que estão com saudades do carnaval e gostam de uma festinha julina, os blocos Baianas Ozadas e Funk You se unem para promover o evento de rua Batidão Folia – Edição de São João. No domingo, vai rolar uma programação mais que especial, com shows e aulões gratuitos de percussão e dança abertas para novos integrantes que queiram participar dos blocos. Entrada gratuita mediante retirada de ingressos no www.sympla.com.br.

Onde: av. Teresa Cristina, 295, Prado

Quando: domingo, das 13h às 21h

Aula de ioga no Santo Agostinho

Quem gosta ou quer conhecer melhor a ioga vai contar com uma aula gratuita neste domingo. Utilize roupas confortáveis e leve um colchonete ou canga para usar durante a atividade.

Onde: Parque Rosinha Cadar (rua Rodrigues Caldas, 351; Rua Matias Cardoso, 126, Santo Agostinho)

Quando: domingo, das 9h45 às 11h45

Atendimento de saúde bucal na Pedreira

Uma ação educativa de saúde bucal voltada aos moradores da região da Pedreira Prado Lopes faz parte da programação do BH é da Gente – Araribá. Para o atendimento à comunidade, uma tenda será armada pela equipe de Saúde Bucal do Centro de Saúde São Cristóvão e pela equipe do MobilizaSUS das 9h às 12h. Outra atração será um espaço para recreação com camas elásticas, brinquedos infláveis, piscina de bolinha e oficina de pintura de rosto.

Onde: trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro

Quando: domingo, das 9h às 13h