O friozinho chegou, as festas juninas estão por aí, e dá aquela vontade de tomar um caldo bem quentinho ou dançar um forró… Belo Horizonte e cidades vizinhas estão cheias de arraiás recheados de atrações bacanas e com entrada gratuita. São muitas opções. Tem Encontro Zen no Parque das Mangabeiras, Festa Portuguesa na Cidade Jardim, Festival BB Seguros de Blues e Jazz no Sion, feira vegana no Paraíso, Experimente em Nova Lima, entre outros vários eventos.

Confira a programação gratuita do fim de semana e divirta-se:

SÁBADO (8)

Festa Portuguesa no Cidade Jardim

A tradicional Festa Portuguesa de BH acontece neste sábado, com pratos típicos, vinhos e cervejas artesanais. Além das atrações gastronômicas, o evento também traz apresentações musicais e artísticas da Banda da Polícia Militar, Charanga Pop, Choro por Elas, Grupo Folclórico Gil Vicente de dança tradicional portuguesa e Coral Luís de Camões.

Onde: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto (rua Bernardo Mascarenhas, próximo à avenida do Contorno)
Quando: sábado, das 10h às 20h

Arraiá da Santa Casa

Música e quitutes juninos são os destaques do 3º Arraiá Beneficente da Santa Casa BH. A festa contará com Espaço Kids, diversas barraquinhas com bebidas e comidas típicas preparadas pelo Vista Buffet e apresentações da dupla Anderson e Rafael, Gustavo Maguá, banda Velotrol e DJ Filipe Ikis. A iniciativa busca levantar fundos para a instituição em um festejo para funcionários, médicos, parceiros, voluntários e toda a sociedade.

Onde: avenida Brasil (quarteirão entre as ruas Domingos Vieira e Grão Pará)
Quando: sábado, das 12h às 22h

Experimente

Neste sábado, a Experimente está de volta ao Jardim Canadá. Durante a tarde acontecem três apresentações: Cash, Bonzo – Led Tribute e Mandrix. A novidade desta edição é que será instalado um espaço pet amplo, com pista de agility e instrutores da Flat Nose Dog School, dando dicas de adestramento, ensinando truques e tirando dúvidas.

Onde: Quatro Elementos, Jardim Canadá
Quando: sábado, das 12h às 21h

Crianças aprendem sobre idade dos fósseis

As crianças vão aprender sobre a idade dos fósseis de uma forma lúdica e interativa na atividade “Marcas do Tempo”. Com brincadeiras e jogos realizados com dados e moedas, a oficina vai simular um decaimento radioativo, fenômeno responsável por calcular o tempo de existência de um fóssil. A partir dos 6 anos.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 14h

Feira apresenta 50 expositores artesãos

Neste fim de semana, o Shopping Minascasa recebe a segunda edição da feira "Benquisto", que incentiva a produção de artigos feitos à mão e busca movimentar a economia local, contando com 50 expositores. Feira exclusivamente do nicho de decoração criativa em Belo Horizonte, a iniciativa ampliou o leque de produtos trazendo, para essa edição, pequenos produtores de diversas regiões do país.

Onde: Shopping Minascasa (av. Cristiano Machado, Ipiranga)
Quando: sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 18h

Bazar conta com obras de 39 artistas

O Junta Bazar de Arte Independente chega em sua 6º edição, apresentando 39 artistas para o público. A curadoria e produção do evento é dos artistas plásticos Baba Jung, Binho Barreto, Comum e Thiago Alvim, que atuam em diferentes vertentes das artes visuais: arte urbana, pintura, instalação e gravura.

Onde: Mama / Cadela (rua Pouso Alegre, 2048, Santa Tereza)
Quando: sábado e domingo, de 10h às 20h

Evento destaca música e bebidas da região

Música e apreciação de bebidas se misturam no Gin/Cana, um festival focado no gin e na cachaça produzidos em BH e região metropolitana, com uma abordagem jovem e cultural, que inclui shows e djs da cena independente. Teach Me Tiger e Yma são destaques da programação musical.

Onde: sábado na DO AR (Rua Amoroso Costa, 32, Santa Lúcia); domingo na Godarc (Avenida Guarapari, 89, Santa Amélia)
Quando: sábado e domingo, das 13h às 18h

Bailarino apresenta novo espetáculo no Barreiro

Neste sábado, o espetáculo “Circuito Iago” faz uma apresentação gratuita no Barreiro. Nele, o professor mineiro Fernando Barcellos mostra o resultado de estudos sobre a relação entre a dança contemporânea, o teatro, a tragédia clássica e acontecimentos contemporâneos.

Onde: Centro Cultural Urucuia (rua W-3, 500)
Quando: sábado, às 16h

Café Controverso debate sobre transporte

O tema “O Brasil além das rodovias: a logística do transporte” será debatido no projeto Café Controverso que acontece neste sábado. Participam da conversa o engenheiro cartográfico e professor do Instituto de Geociências da UFMG Rodrigo Nóbrega, também mestre e doutor em Engenharia de Transportes. Debate com ele o engenheiro civil, mestre e doutor em Ciência da Computação Clodoveu Davis Junior, professor do Departamento de Ciência da Computação da mesma universidade.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 10h

Festa levanta bandeiras contra o preconceito

Neste sábado, quatro DJs se unem para fazer a festa “Rolê de Peso | Militância Rebolativa”, que busca unir a diversão com a luta pelo fim de racismo, homofobia, transfobia, gordofobia, machismo, entre outras formas de discriminação.

Onde: Casa Híbrido (rua Aquiles Lobo, 79, Floresta)
Quando: sábado, às 15h

Oficina de fantoches no CCBB

Neste domingo, as oficinas do CCBB serão dedicadas à primeira infância. Com o mote "Construção de Personagens e Imaginação de Outros Mundos", as crianças – com a ajuda dos responsáveis – vão confeccionar fantoches de meia, tendo como referência desenhos e a imaginação de seus nomes, biografias, temperamentos, características, e outros aspectos.

Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade)
Quando: sábado e domingo, das 11h às 13h e das 15h às 17h

Veja a lista de festas juninas da cidade

Está aberta a temporada dos festejos juninos em Belo Horizonte. A Belotur reuniu boa parte dos eventos realizados pela capital mineira no site www.arraialdebelohorizonte.com.br. É possível ver a programação de cada dia. Somente neste sábado, há mais de 20 eventos cadastrados. 


DOMINGO (9)

Festival de blues e jazz na praça JK

O Festival BB Seguros de Blues e Jazz celebra sua 5ª edição. Em Belo Horizonte, o evento conta com Décadas Bass Band, André Christovam, Hamilton de Holanda Quarteto, Sérgio Dias convida Luiz Carlini e Jimmy Burns, entre outros. Haverá atividades para crianças das 11h às 16h.

Onde: Praça JK (av. dos Bandeirantes, 240, Sion)
Quando: domingo, das 11h às 19h

jimmy burns

Jimmy Burns é o destaque do festival que acontece na praça JK

Crianças dançam ao som do forró

O Arraialzinho do Memorial deste ano conta com a Orquestra Bem Te Viu. A banda faz um forró pé de serra que agrega também outras sonoridades e elementos musicais performáticos, colocando todo mundo para dançar.

Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade)
Quando: domingo, às 11h

 

UFMG realiza várias atividades para a comunidade

Desenvolver noções de trabalho em equipe, companheirismo, compreensão de si, dos outros e do ambiente, não são propostas apenas para gente grande. A criançada também está convidada a experimentar essa vivência, de forma divertida e lúdica, durante a animação pedagógica Aprender e brincar, e em várias outras propostas recreativas, esportivas e culturais, que integram a programação do Domingo no Campus.

Onde: Campus Pampulha da UFMG

Quando: domingo, das 9h às 13h

 

Tambor na Praça terá dois convidados

O Tambor na Praça deste domingo juntará à vibração dos tambores dos blocos Tambor Mineiro e Bloco Saúde, sob a coordenação de Maurício Tizumba, com a flauta e a bateria de dois convidados especiais: Mauro Rodrigues e Anderson Silva, o Dodó. Mauro Rodrigues é doutor em flauta e professor na Escola de Música da UFMG. Já Dodó é regente de percussão do Grupo Cultural Arautos do Gueto.

Onde: Praça da Saúde (av. Silva Lobo, Grajaú)
Quando: domingo, às 16h

Forró e sertanejo na Feira do Mineirinho

A Academia Musical Orquestra Show (AMOS) promete um show recheado de forró, xote, sertanejo universitário e outros ritmos na Feira do Mineirinho. Antes disso, quem sobre ao palco é a banda de pagode Diga Lá.

Onde: Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José)
Quando: domingo, às 12h

Música lança disco durante Duelo de MCs

Criado em 2017 o projeto intitulado 'Registro Experimental' conversa, por meio do rap, com diferentes estilos musicais como o samba, soul, samba-rock, rock'n rol e MPB. Toda essa construção está presente no disco de estreia do ator e músico Rodrigo Negão, que será lançado durante o Duelo de Mcs.

Onde: avenida Aarão Reis, debaixo do Viaduto Santa Tereza
Quando: domingo, às 14h

Feira destaca produtos veganos

A população de Belo Horizonte que busca produtos artesanais de qualidade, naturais e livres de exploração animal e humana, terá a oportunidade de vivenciar um festival com produtos exclusivamente veganos. O 'Paraíso Veg' contará com 34 expositores de gastronomia, artesanato, moda, cosméticos e plantas ornamentais.

Onde: Galpão Paraíso (rua Cachoeira Dourada, 44, Paraíso)
Quando: domingo, das 11h às 18h

Contação de histórias para crianças no shopping

O projeto "Era Uma Vez – Oficina de Contação de Histórias" apresenta dois contos neste domingo: "A menina bonita do laço de fita", sobre um coelhinho branco que queria ser pretinho e lindo como a menina que morava perto de sua toca; e "O macaquinho Tiriri", história de origem japonesa adaptado para ser contado sequenciado em ritmos variados. É a história de superação de um macaco muito esperto que perde as coisas e depois recupera e cria estratégias para utilizar o que ganhou.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000)
Quando: domingo, às 14h

Aula gratuita de ioga no Parque Municipal

O projeto Amyoga realiza uma aula gratuita de ioga para toda população. Utilize roupas confortáveis e leve um colchonete ou canga para usar durante a atividade.

Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1.377)
Quando: domingo, às 9h

Encontro Zen tem ioga e meditação

Neste domingo acontece o Encontro Zen, com práticas de yoga, tai chi chuan, meditação e roda de cura, em que todos podem falar sobre seus processos e compartilhar ferramentas para o autoconhecimento.

Onde: Parque das Mangabeiras (av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras, teatro de gramado)
Quando: domingo, das 9h às 12h

Brincadeiras e vôlei sentado na Savassi

No BH é da Gente – Savassi deste fim de semana, o público vai contar com partidas do Voleibol Sem Limites (Voleibol Sentado), realizado por homens de 15 a 45 anos com membros inferiores amputados, lesões articulares nos joelhos e paralisia cerebral leve. A programação conta ainda com jogos de tabuleiro, brinquedos e brincadeiras.

Onde: trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.
Quando: domingo, das 9h às 13h

Oficina de circo na avenida Silva Lobo

No BH é da Gente – Silva Lobo, o público vai contar com brincadeiras tradicionais (como amarelinha, corda e peteca) e oficina de circo (espaço para vivência de técnicas circenses como malabarismo, acrobacias e equilíbrio).

Onde: avenida Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret
Quando: domingo, das 9h às 13h