As férias de julho estão chegando ao fim, mas ainda é possível conferir atrações culturais nos festivais de inverno das cidades mineiras. Itabira, Sabará e Ouro Preto são algumas opções interessantes para quem quer sair da rotina e curtir um show ou uma peça de teatro com entrada franca.

Para quem fica em Belo Horizonte, também não faltam atrações gratuitas. Na programação, há opções de feiras, shows, academia do skate e a Festa Peruana, na Savassi. Confira os destaques:

SEXTA (26)

Últimos dias para a mostra 'Dreamworks'

Visitada por mais de 500 mil pessoas em Belo Horizonte, a exposição DreamWorks Animation: Uma Jornada do Esboço à Tela chega à reta final. O público tem até segunda-feira (29) para conferi-la. A mostra celebra duas décadas de criação do DreamWorks Animation e traz itens raros e inéditos, como desenhos, storyboards, máscaras, mapas, fotografias, pôsteres, pinturas e artes originais, diretamente dos arquivos do estúdio.
Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade)
Quando: das 10h às 22h

Supercombo se apresenta em Itabira

O 45º Festival de Inverno de Itabira chega ao fim neste domingo e tem várias atrações neste fim de semana. Entre os destaques, está acontece o espetáculo teatral “Van Gogh – A Sombra do Invisível”, com o ator João Pedro Lorenzon, que acontece nesta sexta, às 20h, no Teatro da FCCA. Mais tarde, às 21h, a praça do Areão será palco para os shows do músico itabirano Nandy Xavier e da banda Supercombo.
Onde: Diversos espaços de Itabira
Quando: até domingo

Academia do Skate vai ao Shopping Del Rey

A Academia do Skate continua circulando por BH e está em novo local, o Shopping Del Rey. Até dia 8 de setembro, a pista itinerante ficará no Estacionamento G e o público terá acesso a aulas e palestras gratuitas sobre o esporte. E não é preciso ter skate, pois, além da equipe de instrutores, o projeto também conta com material para empréstimo.
Onde: Estacionamento G Shopping Del Rey (av. Presidente Carlos Luz, 3001, Caiçara)
Quando: Terça a sábado, das 12h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h

Shopping Estação tem espaço 'instagramável'

O Shopping Estação BH inaugurou o maior espaço “instagramável” da cidade, com 15 cenários interativos abertos aos visitantes. Além disso, terá também a obra da artista plástica Sofia Bartolomeu com uma releitura abstrata dos diferentes cenários. A atração, localizada no piso L2 (ao lado da Marisa), é gratuita e será fixa no shopping. A cada seis meses os cenários serão trocados.
Onde: Shopping Estação BH (av. Cristiano Machado, Venda Nova)
Quando: horário de funcionamento do shopping

SÁBADO (27)

Fernanda Takai e orquestra em Sabará

A cantora Fernanda Takai e a Orquestra Ouro Preto se encontram, mais uma vez, para dar prosseguimento à turnê que une bossa nova e música orquestrada, para celebrar a obra de Antônio Carlos Jobim. Dessa vez, a apresentação acontece em Sabará.
Onde: Praça Melo Viana (Centro, Sabará)
Quando: sábado, às 20h30

Evento leva três shows à rua Sapucaí

O evento TNT Energy Stage traz apresentações de três artistas neste fim de semana: Cynthia Luz mostra seu "Efeito Violeta"; MAYA vem de Niterói (RJ) para apresentar seu primeiro EP, "Love"; e Moons toca um rock inspirado no folk britânico.
Onde: rua Sapucaí, 303, Floresta
Quando: sábado, das 14h às 20h

Feira Reveste com mais de 15 marcas

A nona edição da Feira Reveste acontece neste sábado, contando com mais de 15 brechós e marcas autorais. Além de roupas, acessórios, calçados, bolsas, cosméticos naturais e utilitários de qualidade e atemporais, o evento conta com massoterapia, reiki, leitura de tarô, entre outros.
Onde: Oca Livre (rua Tenente Anastacio de Moura, 657, Santa Efigênia)
Quando: sábado, das 11h às 18h

Festival celebra arte feita com drones

O Cine Humberto Mauro recebe a sessão de premiação do No Ar Drone Film, primeiro festival da América Latina dedicado à cinematografia com drones. Em sua segunda edição, o festival exibe vencedores em categorias que vão de vídeos conceituais até selfies feitas com a ferramenta.
Onde: Cine Humberto Mauro (av. Afonso Pena, 1.537, Centro)
Quando: sábado, 19h

Apresentações de mágica na Lagoa do Nado

Crianças vão poder se divertir com apresentação de mágicas clássicas e cômicas com três artistas.
Onde: Parque Fazenda Lagoa do Nado (rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã)
Quando: sábado, às 15h

Ouro Preto tem peça gratuita

O Largo de São Francisco, em Ouro Preto, se transforma em palco para o espetáculo "A História do Amor de Romeu e Julieta", de Ariano Suassuna. Agora, a versão do escritor e dramaturgo paraibano para o clássico de Shakespeare foi abraçada pelo artista plástico Joelson Gomes, que colocou em cena 30 moradores da vila de São José dos Lopes, distrito de Lima Duarte.
Onde: Largo de São Francisco de Assis (Ouro Preto)
Quando: sábado, às 20h

Encontro de tambores no Memorial

Retomando o projeto Diversidade Periférica, o Memorial Vale promove o encontro entre os tambores percussivos do grupo Arautos do Gueto e os corpos dançantes da Companhia Evandro Passos (Cia Bataka). Após o encontro das duas companhias, haverá ainda um bate-papo com Evandro Passos (diretor da Bataka) e José Inácio (diretor do Arautos do Gueto).
Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade, 640)
Quando: sábado, às 15h

Aprecie vai à Pampulha

O "Aprecie - Arraiá do ViaBrasil" vai contar com apresentação de quadrilha, comidas típicas, cervejas artesanais, brincadeiras, atrações infantis, forró e muito rock com as bandas Chic Chic, Banda Urbana 2, Dona Odeteh e U2 Latin American Cover Brasil. É preciso retirar um ingresso antes no Sympla (http://bit.ly/arraiaviabrasil) e doar um 1kg de alimento não perecível.
Onde: ViaBrasil Pampulha (rua Irlanda, 413, Jardim Atlântico)
Quando: sábado, das 12h às 21h

Evento traz show de Marquim d'Morais

Neste sábado, o Centro Cultural Urucuia recebe uma programação diversa na "Tarde Cultural". As atrações incluem apresentações de cantigas de roda com os grupos "Bordando Vidas, Tecendo Sonhos" e "Cantoria Raízes", e performance teatral do grupo "Mulambo e Risoto". O destaque fica por conta de Marquim d'Morais, que apresenta o show “Do Alto do Morro”.
Onde: Centro Cultural Urucuia (rua W3, Urucuia)
Quando: sábado, às 14h

Fenacouro tem sertanejo e pagode

A Fenacouro se transformará em um grande palco neste sábado, com apresentações de shows gratuitos na área interna da Feira de Malhas, Couro e Variedades. Por lá, vão passar as duplas Marco & Túlio e Thalles & Kauan, além da banda Diga Lá. E para a garotada haverá Espaço Kids.
Onde: Estacionamento do Carrefour Contagem (rodovia Fernão Dias (BR-381), km 3, s/n, Riacho das Pedras)
Quando: sábado, a partir das 12h. A feira funciona de segunda a sexta, das 15h às 22h, e aos sábados e domingos, das 12h às 22h

DOMINGO (28)

Palhaços se apresentam no Barreiro

No espetáculo "O Palhaço de Picadeiro", do Circo Aloma, dois artistas chegam ao circo procurando emprego. Mesmo sem terem habilidades como trapezista, malabarista, acrobata ou, equilibrista, os dois aceitam passar pela prova. Começam aí a confusão e as gargalhadas da plateia.
Onde: Parque Roberto Burle Marx (av. Ximango, 809, Flávio Marques Lisboa)
Quando: domingo, às 9h30

Palhaços no Parque Municipal

No espetáculo de palhaços “La Ursa”, os caminhantes Mulambo e Risoto encontram uma ursa polar em pleno deserto do Saara. Desde então, os dois se aventuram em números acrobáticos, musicais e misteriosos.
Onde: Praça do Sol do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (av. Afonso Pena, 1.377)
Quando: domingo, às 11h

Ioga e aulas de circo na Savassi

No BH é da Gente – Savassi deste domingo, o público poderá contar com aula de ioga, dicas de cuidados com pets, oficinas de circo e brincadeiras tradicionais.
Onde: Local: Trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas
Quando: domingo, das 8h30 às 13h

Savassi recebe Festa Peruana

Neste domingo, a Savassi recebe a quinta edição da Festa Peruana. O evento conta com Gastronomia, artesanato, shows, dança típica e espaço kids gratuito. Para entrar, é preciso trocar um ingresso por um quilo de alimento não perecível no Wäls Gastropub (rua Levindo Lopes, 358) ou outros oito pontos.
Onde: av. Getúlio Vargas entre av. do Contorno e rua Alagoas
Quando: domingo, das 10h às 21h

Boulevard realiza show de mágica

Neste domingo, acontece a última apresentação do Festival de Mágica no Boulevard Shopping. O Mágico Rui convida o público para participar do espetáculo no palco. Um show lúdico que traz personagens do universo infantil e brinca com o cotidiano.
Onde: Espaço BeGreen, piso 2 do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3.000)
Quando: domingo, às 15h

Violeiros se apresentam no Padre Eustáquio

O projeto “Viola de Feira” recebe nesta edição os violeiros Renato Caetano e Dimas Soares. O primeiro leva ao palco o show “VIOL-A-ÇÃO”, em que faz uma mistura de ritmos com o instrumento. Em seguida, Dimas promove uma viagem musical pelo sertão.
Onde: Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio)
Quando: domingo, às 11h

Guaja recebe oficinas de economia criativa

O GUAJA e a cerveja Stella Artois se uniram para a primeira edição do Festival LOCAIS — um encontro imersivo com programação intensa de palestras e oficinas sobre economia criativa. A entrada é gratuita, mas as oficinas e os painéis são pagos.
Onde: GUAJA (av. Afonso Pena, 2881, Funcionários)
Quando: domingo, das 10h às 23h

Cães de Madeira lança disco

"Dia do cachorro", disco de estreia do trio Cães da Madeira, tem sua estranheza refletida no show de lançamento. No domingo, o karaokê do bar do Fernando dará espaço para que a banda mostre seu pop degenerado tocado com cordas e uma bateria eletrônica feita em uma lata de biscoitos. A abertura é do The Night Glamour.
Onde: Bar do Fernando (Rua dos Goitacazes, nº 527, Centro)
Quando: domingo, às 20h