Shows, teatro, oficinas e festivais: confira a programação gratuita em BH no fim de semana

Daniele Franco
dfmoura@hojeemdia.com.br
20/07/2018 às 11:41.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:30
 (Divulgação)

(Divulgação)

Belo Horizonte tem a agenda recheada de eventos gratuitos neste final de semana. Com atividades para toda a família, quem estiver na cidade não vai ficar sem o que fazer.

Entre as atrações, estão peças de teatro, filmes, eventos de gastronomia, shows, atividades infantis e muitas outras atividades. Neste fim de semana, uma das principais programações é a edição deste ano do Noturno nos Museus. Outro destaque é o evento Beer Horizonte, com uma série de cervejas artesanais e tema “julino”, com várias atividades tanto para crianças quanto para os adultos.

Confira os detalhes dos eventos:

SEXTA-FEIRA (20)

- Noturo nos Museus

A quinta edição do Noturno nos Museus acontece nesta sexta-feira a partir das 18h. No evento, mais de 17 espaços de arte e cultura serão abertos para a visitação noturna, proporcionando uma experiência diferente aos amantes dos museus. Além da programação de cada um, os visitantes contarão, ainda, com transporte gratuito entre eles. Clique aqui para conferir a programação completa. 

- Exibição da filmagem de O Rei da Vela – Inverno das Artes

Uma das mais icônicas peças de Oswald de Andrade terá suas filmagens exibidas nesta sexta-feira no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537). O espetáculo "O Rei da Vela", escrito em 1933 e encenado pela primeira vez em 1967, se transformou em um símbolo para o movimento da contracultura. As filmagens que serão exibidas foram feitas em 1971. O Rei da Vela mostra personagens desconexos, controversos e de grande profundidade dramática, interpretados pelo elenco do Grupo Oficina. A exibição começa às 19h30. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos antes do início da atração.

- Basquiat no CCBBDivulgação / N/A

"Heartatack", obra de Basquiat e Andy Warhol exposta na mostra do CCBB 

Um dos artistas mais icônicos do cenário mundial está com sua obra exposta no CCBB desde o dia 14 de julho. Para quem ainda não foi visitar, a exposição do trabalho de Jean-Michel Basquiat reúne obras inéditas, entre quadros, desenhos, gravuras e pratos pintados pelo artista. Os visitantes tem sexta, sábado e domingo, entre 9h e 21h para conferir as obras.

- Exposição do Acervo de História Natural do Colégio Arnaldo

Crianças e adultos que gostam de história natural podem aproveitar o fim de semana para visitar a exposição do acervo de História Natural do Colégio Arnaldo, que está instalada no Piso 2 do Boulevard Shopping (Av. dos Andradas, 3000). No local, os visitantes conferem esculturas empalhadas e leão, canguru, tamanduá, onça, chimpanzé, viado do mato, entre outros, todos os dias, das 10h às 22h.

- Exposição Fotografe o Jazz

A partir do dia 20 de julho, o corredor do piso L3 do Pátio Savassi (av. do Contorno, 6061), recebe a exposição "Fotografe o Jazz", que faz parte da programação do Savassi Festival, evento voltado para o universo do jazz e da música instrumental. Na mostra, os visitantes conferem o resultado do concurso homônimo, que traz impressões e emoções dos frequentadores de outras edições do festival através da fotografia. O horário de visitação é sexta-feira e sábado, das 10h às 22h, e de 14h às 22h no domingo.

SÁBADO (21)

- Quem conta um conto - Férias no Museu

Em mais um fim de semana de Férias no Museu, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, a criançada se diverte com a atração "Quem conta um conto" neste sábado (21), na qual os pequenos terão que criar narrativas para personagens como Curupira, Iara e Boitatá. A classificação indicativa é de 06 anos e a atividade começa às 15h.

- Oficina Fases da Lua

Espaço do Conhecimento UFMG, em sua programação de férias, apresenta a oficina Fases da Lua, no sábado (21), a partir das 14h. Na atividade, as crianças a partir de 8 anos vão aprender a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário: quando ela nasce e se põe, suas fases e por que ocorrem os eclipses, usando papel, a luz do sol e o próprio corpo para entender os fenômenos.

- Mania de Explicação

Outra atração do Inverno das Artes é o espetáculo Mania de Explicação, que será apresentado no Jardim Interno do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537) para as crianças. Encenado pela Cia Canguru e inspirado no livro homônimo de Adriana Falcão, o espetáculo narra a história de uma garotinha que busca explicações para várias palavras que são apresentadas de forma lúdica e poética, encantando espectadores de todas as idades.

- Circuito Instituto Unimed-BH

O fim de semana será de festa para os moradores de BH, Contagem e Betim. Na capital, a atividade acontece no sábado, na Praça da Saúde, no Grajaú, com show do cantor Vinícius Mendes, com o Projeto NAU, a partir das 11h. Em Contagem, a diversão acontece às 21h na Praça Nossa Senhora da Glória, no Eldorado. Quem se apresenta é Marcelo Caldi Trio, com o show "Tem Sanfona no Choro".

DOMINGO (22)

- Beer Horizonte

Em uma festa dedicada à diversão de toda a família, a 5ª edição da Beer Horizonte vai fechar o quarteirão da avenida Getúlio Vargas, entre a avenida do Contorno e a Rua Alagoas, no coração da Savassi, neste domingo (22). A partir das 11h, o público poderá saborear rótulos de treze cervejarias artesanais, comidas típicas de festa junina, além de curtir shows das bandas Legião II e Beatles Rock Show. A entrada é gratuita, mas é necessário que as entradas sejam retiradas antecipadamente através deste link.

- Ilha dos Piratas

O ViaShopping (Av. Afonso Vaz de Melo, 640) vai realizar, neste domingo (22), a atividade Ilha dos Piratas, com atividades para divertir a criançada. Na atração, os pequenos participam de gincanas e encenação sobre o mundo dos piratas. O evento acontece na Praça de Eventos, no Piso 3 do shopping, a partir das 15h.

- Sonho dos Bichos - Concerto de piano para bebês

Se você tem uma criança entre 0 e 6 anos e quer levá-la a um programa diferente, uma boa pedida é o concerto de piano para bebês que acontece neste domingo (22) no Memorial Minas Gerais Vale. A atração é o espetáculo Sonho dos Bichos, que, a partir das 11h, será apresentado pelo Grupo Quinto, um trio de pianistas que fará um concerto cênico com canções da música popular brasileira e do repertório clássico em uma aventura entre música e bichos.

- Clubinho Encantado

O Shopping Del Rey (Av. Carlos Luz, 3001) apresenta, neste sábado (21), o Clubinho Encantado, uma atração que vai levar o mascote Juba, a partir das 16h, para divertir a criançada. O personagem será responsável por agitar a tarde do shopping, que terá, além de várias brincadeiras, oficina de pintura.

- Circuito Gastronômico de FavelasDivulgação/Júlia Lanari / N/A

Um dos pratos do circuito é o Pastelão-Trem

No domingo (22), acontece mais uma edição do Circuito Gastronômico de Favelas. Desta vez, a comunidade que recebe a festa é a Vila Dias, que fica no bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte. Cozinheiros de várias comunidades da cidade vão trazer suas delícias, como o frango com pó de quiabo da Dona Amélia, do Morro das Pedras, e a Feijoada Senzala da Dona Dirce, do Alto Vera Cruz. A atração acontece das 12h às 18h na Rua Conselheiro Rocha, 3000.

- Denize Schneider & Luã Linhares – Buena Vista Jazz & Blues Festival

Amantes de música e jazz têm programa certo neste domingo (22). O duo formado por Denize Schneider & Luã Linhares vai se apresentar em um show de lançamento do Buena Vista Jazz & Blues Festival, no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, na Savassi. O show, que acontece a partir das 11h, vai trazer todo o talento dos cantores e musicistas gratuitamente, com interpretações de clássicos e sucessos da música nacional e internacional.

- Concertos Dominicais

O auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290) apresenta, neste domingo (22), mais uma edição dos Concertos Dominicais Peter Lund. Desta vez, quem se apresenta a partir das 11h é o Coral da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Belo Horizonte.

- Boulevard Kids

A criançada vai curtir uma atividade diferente neste domingo, no Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000). Pela programação do Boulevard Kids, acontece a oficina de jogos e atividades circenses. Por meio do jogo e do movimento, as crianças serão conduzidas a praticar diversas atividades conduzidas utilizando os recursos da acrobacia, do malabarismo, do trapézio, do contorcionismo, da mágica, do palhaço e diversas expressões corporais. A atividade acontece a partir das 16h.

- BH é da Gente - Savassi

A atividade deste domingo (22) está bastante recheada de atrações. A partir das 8h, o cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão COlombo vai ser palco de apresentações musicais - com o show de Denize Schneider e Luã Linhares -, atividades esportivas e recreação infantil, com cama elástica, mesa de totó e oficina de pintura facial. Durante a programação, mascotes do Hemoservice e do Hemominas irão distribuir material informativo da campanha Pratique Doar Sangue.

- BH é da Gente - Silva Lobo

Na programação da avenida Silva Lobo, que começa às 9h, haverá espaço para a prática de atividades esportivas, como peteca, tênis de mesa e minibasquete, além de brincadeiras tradicionais (amarelinha, bambolê e peteca). A criançada também poderá pedalar com as bicicletas e capacetes no "Circutinho Bike". A atividade acontece na avenida Silva Lobo, entre ruas Xapuri e Garret, nos bairros Grajaú e Nova Granada, região Oeste de BH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por