Sinfônica de MG apresenta 'O Guia da Orquestra para os Jovens' na série Concertos Comentados

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
26/03/2018 às 14:38.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:02
 (Paulo Lacerda/FCS/Divulgação)

(Paulo Lacerda/FCS/Divulgação)

A formação de público é um dos pilares do trabalho da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e de seus corpos artísticos – como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Nesse ínterim, destacam-se projetos como a série "Concertos Comentados", que acontece nesta terça (27) e quarta-feira (28), no Grande Teatro do Palácio das Artes. Sob a regência do maestro Sérgio Gomes, a Sinfônica executa “O Guia da Orquestra para os Jovens” (1946), do compositor britânico Benjamin Britten. A apresentação é direcionado a jovens e crianças de escolas públicas e particulares, inscritos com antecedência.

A obra é um conjunto de variações sobre um tema, do também  britânico Henry Purcell, tocadas, em separado, por cada um dos naipes de instrumentos. Ao fim, uma “Fuga” é apresentada com todos os instrumentos em conjunto, reunindo os temas de Purcell, já tocados em separado pelos  naipes orquestrais. “Neste concerto, os jovens podem conhecer melhor os instrumentos de uma orquestra, saber a quais famílias cada um deles pertence, qual  sonoridade têm. De forma lúdica, a repetição do tema por cada naipe vai ajudando a plateia a entender a formação de uma orquestra sinfônica”, explica Cláudia Malta, diretora de produção artística da FCS.

Malta conta que, entre as execuções de cada naipe, o maestro Sérgio Gomes conversa com a plateia, explicando as características dos instrumentos e informando sobre os objetivos da FCS. “O maestro explica o que é a Fundação e quais seus grupos, como surgiu o Palácio das Artes, quem foi Oscar Niemeyer, entre outras informações. É uma visita que traz um conteúdo mais rico que simplesmente chegar e assistir a um concerto”, defende. 

De acordo com a gestora, uma peça bastante conhecida do público completa o repertório do concerto. “Como o ‘Guia’ é uma obra curta, a Orquestra também executa o primeiro movimento da ‘Quinta Sinfonia de Beethoven’. Na ocasião, o maestro faz uma brincadeira de pergunta e resposta com a plateia”, afirma Malta, ressaltando a importância do projeto. “São iniciativas  que, para além de levar o jovem ao teatro, muitas vezes despertam nele o desejo de estudar música”, finaliza.

Serviço: OSB apresenta Concertos Comentados. Terçs (27) e quarta (28), às 9h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537 – Centro). Entrada franca, mediante inscrição com antecedência.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por