Steven Spielberg e Daniel Day-Lewis acertam do início ao fim em "Lincoln"

Maristela Bretas - Do Portal HD
25/01/2013 às 11:55.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:08
 (Fox Filmes/Divulgação)

(Fox Filmes/Divulgação)

Uma das produções mais esperadas de 2012 estreia nesta sexta-feira nos cinemas brasileiros, já com 12 indicações ao Oscar de 2013, incluindo melhor filme, direção, atores principal e coadjuvante, fotografia e roteiro.

"Lincoln", dirigido por Steven Spielberg e produzido pela DreamWorks e Twentieth Century Fox, faz jus aos US$ 65 milhões gastos em cenários de época, figurinos, roteiro e grandes estrelas para contar a história de um dos maiores e mais polêmicos presidentes dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.

No papel principal está Daniel Day-Lewis ("Gangues de Nova York"), que  incorporou fielmente o personagem em todas as suas características. Ao seu lado, a veterana Sally Field, que interpreta Mary Todd, mulher de Lincoln.

O longa conta os últimos quatro meses de vida do 16º presidente dos Estados Unidos e sua luta contra aliados e rivais pela abolição da escravatura e o fim da sangrenta Guerra Civil, que matou milhares de norte-americanos e dividiu o país de 1861 a 1865.

Com 2h50 de duração, "Lincoln" exibe cenas fortes das batalhas entre os exércitos do Norte e os Confederados, entrecortadas por negociações e acordos suspeitos para a aprovação da emenda que propunha o fim da escravidão no país, assunto fortemente combatido pelos estados do Sul.

Para vencer esta luta, o presidente aposta todo  o seu carisma junto ao povo e seu poder de persuasão com os aliados no Congresso. A batalha travada nos bastidores é um dos pontos-chave do filme.

Veja o trailer original legendado:
 

Lincoln deixou em seu legado estas duas conquistas e a marca de um governo que ele chamava de  democrático, "do povo, pelo povo e para o povo".
 
O roteiro foi adaptado do livro "Team of Rivals", de Doris Kearns Goodwin, cujos direitos foram comprados anos atrás por Spielberg antes do lançamento.

Se já bastassem as atuações de Daniel Day-Lewis e Sally Field para garantir a maioria das premiações do Oscar, o filme conta ainda com a excelente participação de Tommy Lee Jones, no papel do congressista Thaddeus Stevens, aliado de Lincoln e ferrenho defensor do fim da escravatura. Ele e Field concorrem a melhores ator e atriz coadjuvantes.

No elenco estão ainda Joseph Gordon-Levitt (que faz Robert Todd, o filho mais velho do presidente),  David Strathairn (no papel do secretário de Estado William Seward), Hal Holbrook, Lee Pace, Avid Oyelowo, James Spader, John Hawkes, Tim Blake Nelson, Bruce McGill, Jared Harris e Joseph Cross.

Uma curiosidade sobre esta produção: no Brasil, a cópia abre com explicações sobre a situação em 1865, diferente da versão exibida nos EUA, que começa com cenas violentas da Guerra Civil, iniciada quatro anos antes.

Galeria de imagens do filme
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por