Tambor Mineiro traz o batuque da cultura afro para as ruas de BH

Pollyanna Dias - Do Portal HD
18/08/2012 às 11:02.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:33

O tradicional encontro entre guardas da capital e do interior chega à sua 10ª edição e volta com seus tambores às ruas da capital mineira neste domingo (19).

O "Festejo do Tambor Mineiro", que vem em cortejo, acontece na rua Ituiutaba, 399, no Prado, com shows de artistas como Elza Soares, Maurício Tizumba e "Bloco Tambor Mineiro", Marco Lobo e Sérgio Pererê e "Bloco Oficina Tambolelê". Para participar, basta levar 1 kg de alimento não perecível.

O evento exalta as raízes afro-mineiras e ainda conta com espetáculos de dança, com Guardas de Congo e Moçambique, além de apresentações circences.

"É alegria, festa bonita com todo mundo junto na rua. Uma reverência à cultura brasileira", comemora Maurício Tizumba.

Difundindo e valorizando a cultura local, o "Festejo do Tambor Mineiro" veio para ficar. "O congado está presente em todo o estado de Minas Gerais, mas o conhecimento sobre seus ritos, tradições, símbolos e guardas ainda permanece restrito a pequenos grupos. Nesses dez anos de 'Festejo', muita gente passou a reconhecer e amar essa que é uma das mais bonitas manifestações culturais do povo negro mineiro. É esse o maior legado", comenta o músico.

 


Seviço

O "Festejo do Tambor Mineiro" acontece no domingo (19), das 10 às 20 horas, na rua Ituiutaba, 399, Prado, em Belo Horizonte. Entrada: 1 kg de alimento não perecível.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por