Se você vai ficar em Belo Horizonte no fim de semana e não quer passar os dias vendo séries em casa, o que não falta é atividade para se divertir, e o melhor, sem pagar nada.

Um dos destaques é a exposição do artista plástico Ai Weiwei, intitulada “Ai Weiwei Raízes”, aberta nesta semana. A mostra está no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com obras inéditas e já consagradas do artista chinês.

Dentre as atrações ao ar livre, estão a tradicional Feira Experimente, de cervejas artesanais no Jardim Canadá, e o Clic - Circuito de Literatura e Cafés, que será realizado neste sábado (9), no Parque Municipal. A atividade reúne música e literatura, com shows acústicos intercalados com bate-papos. O público ainda vai desfrutar gratuitamente de cafés especiais e drinks com café.

Confira a programação gratuita do fim de semana em BH:

 

SEXTA-FEIRA (8)

Exposição de orquídeas

Orquídeas

Expositores de todo o estado levam espécimes tanto para apreciação quanto para venda

Amantes de flores têm programa certo para o fim de semana. A exposição de orquídeas fica no Boulevard Shopping até o domingo (10) e vai reunir diversas espécies da flor, entre exemplares raros de colecionadores e mudas da planta para a venda. Serão 300 plantas expostas e cerca de 800 para a comercialização, além de mais de 30 expositores de todo o estado.

Local: Boulevard Shopping - Avenida dos Andradas, 3000 - Santa Efigênia
Data: 8 a 10 de fevereiro
Horário: 10h às 22h nos dias 8 e 9 / 10h às 18h no dia 10

 

Exposição - De Outros Carnavais

O hall da Prefeitura de Belo Horizonte vai ser palco de exibição de uma série de obras sobre o Carnaval. A exposição "De outros Carnavais" vai reunir fantasias carnavalescas, uniformes de baterias de blocos e de escolas de samba e até um carro antigo usado nos desfiles de carnaval.

Local: Hall da PBH - Av. Afonso Pena, 1212
Data: até 1º de março
Horário: segunda a sexta, de 9h às 19h / sábado e domingo, de 9h às 14h 

 

Mostra Álbum de Família

A mostra no MIS Cine Santa Tereza traz, até o dia 1º de março, uma série de obras cinematográficas brasileiras que abordam relações e contextos familiares. Nesta sexta será exibido o filme "Bicho de sete cabeças", da diretora Laís Bodanzky. No enredo, o relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. O pai decide internar o filho em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento. Classificação indicativa: 14 anos.

Local: MIS Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza
Data: 8 de fevereiro
Horário: 19h30

 

Ai Weiwei

Ai Weiwei

Artista plástico chinês é um dos maiores expoentes no cenário mundial

 

Um dos maiores expoentes da arte mundial, o chinês Ai Weiwei expõe sua premiada obra no CCBB até o dia 15 de fevereiro. As criações vêm de São Paulo, onde a mostra passou uma temporada, e poderão ser apreciadas gratuitamente em BH. São cerca de 70 peças, entre célebres trabalhos e criações desenvolvidas a partir da relação do artista com a cultura e as tradições brasileiras.

Local: CCBB - Praça da Liberdade, s/n - Funcionários
Data: 6 de fevereiro a 15 de abril
Horário: de quarta a segunda, das 10h às 22h

 

SÁBADO (9)

Feira Experimente

Quem gosta de cerveja artesanal não pode perder a edição de fevereiro da tradicional Feira Experimente, a primeira do ano, que será realizada neste sábado. No evento, sediado na Praça Quatro Elementos, no Jardim Canadá, em Nova Lima, o público vai poder se deliciar com os rótulos de dezenas de cervejarias, provar os pratos de vários restaurantes e food trucks e curtir os sons das bandas The Spacetime Ripples, Folker's e Seu Madruga AC/DC Tributo. 

Local: Praça Quatro Elementos - Jardim Canadá - Nova Lima
Data: 9 de fevereiro
Horário: de 11h às 21h

 

Feira da Tina - “Não é Não”

Neste sábado, está programada mais uma edição da Feira da Tina, a primeira do ano, na Casa de Referência Tina Martins. O evento, desta vez, terá o tema "Não é Não". A feira tem o objetivo de fortalecer o trabalho de produtoras autônomas de Belo Horizonte e promover debates sobre assuntos importantes para o fortalecimento do movimento das mulheres na sociedade.

O público vai poder conferir uma série de atrações, entre elas a tatuadora Lu Alvernaz, ensaio dos blocos Bruta Flor e Tapa de Mina, corte de cabelo e design de sobrancelha e uma roda de conversa sobre assédio.

Local: Casa de Referência Tina Martins - Rua Paraíba - 641 - Funcionários
Data: 9 de fevereiro
Horário: de 10h às 17h

 

Feira de Vinil e CDs Independentes

Fãs das músicas tocadas em vinil têm, neste sábado, uma oportunidade perfeita para adquirir novos discos na Feira do Vinil e CDs Independentes. Doze expositores, entre lojistas, vendedores e colecionadores, levam seus produtos que vão desde discos novos até itens colecionáveis. O público vai encontrar CDs independentes, DVDs, equipamentos, LPs novos, usados, nacionais, importados e compactos de todos os estilos.

Local: A Autêntica - Rua Alagoas, 1172 - Savassi
Data: 9 de fevereiro
Horário: de 10h às 17h

 

Reunião de Brechós – Quase Tudo Bazzar

O tradicional Quase Tudo Bazzar traz, na edição deste sábado, várias opções de roupas e outros produtos de diferentes brechós da cidade, oportunidade de garimpo em um só lugar. 

Local: Rua Professor Raimundo Nonato, 390 - Santa Tereza
Data: 9 de fevereiro
Horário: das 10h às 16h

 

Oficina de Confecção de Máscaras

O Centro Cultural Pampulha vai receber uma oficina de confecção de máscaras. Na atividade, os interessados, sem limitação de idade, poderão se divertir e aprender a criar alegorias para o carnaval que se aproxima.

Local: Centro Cultural Pampulha - Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 - Urca
Data: 9 de fevereiro
Horário: das 10h às 17h

 

Mostra Álbum de Família

A mostra no MIS Cine Santa Tereza traz, até o dia 1º de março, uma série de obras cinematográficas brasileiras que abordam relações e contextos familiares. Neste sábado, será exibido o filme "São Bernardo", do diretor Leon Hirszman e baseado na obra homônima de Graciliano Ramos. No enredo, a trajetória de Paulo Honório, um modesto caixeiro-viajante que acaba ficando rico por meio de métodos violentos. A classificação indicativa é de 10 anos.

Local: MIS Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza
Data: 9 de fevereiro
Horário: 19h

 

DOMINGO (10)

Flash Tropicália - Folhas, Flores, Bichos e Amores

Alguém aí com vontade de fazer uma tatuagem? Então, o Flash Tropicália, da Godarc Galeria, é uma ótima oportunidade. O evento vai reunir nove tatuadoras experientes que vão levar desenhos prontos, os chamados flashes, para serem gravados na pele dos amantes da arte a preços especiais, entre R$ 150 e R$ 700. Além das tatuagens, o evento ainda vai trazer exposição de produtores independentes. 

Local: Godarc Galeria - Av. Guarapari, 89 - Santa Amélia
Data: 10 de fevereiro
Horário: das 11h às 22h

 

Espetáculo Armatrux, a banda

Dentro da programação do Circuito Instituto Unimed, o espetáculo Armatrux, a banda será encenado na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia. Na peça, que começa às 20h, o público conhece a história de uma banda formada por quatro músicos vindos de universos distintos que convidam a pianista Mafalda Jackson para um show. Com uma trilha sonora vibrante, os personagens dão vida a uma apresentação contagiante e cheia de surpresas.

Local: Praça Floriano Peixoto - Av do Contorno, Santa Efigênia
Data: 10 de fevereiro
Horário: 20h

 

Mostra Álbum de Família

A mostra no MIS Cine Santa Tereza traz, até o dia 1º de março, uma série de obras cinematográficas brasileiras que abordam relações e contextos familiares. Neste domingo, será exibido o filme "O ano em que meus pais saíram de férias", do diretor Cao Hamburguer. No enredo, os pais de Mauro precisam viajar inesperadamente e o deixam aos cuidados de um vizinho judeu, o velho Shlomo. O filme mostra as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, sob o olhar de um menino mineiro em 1970. A classificação indicativa é de 10 anos. Depois é a vez do longa "Zuzu Angel", de Sérgio Rezende. Nos anos da ditadura, Zuzu Angel era uma estilista de sucesso que conquistava o mundo com o seu talento, até que seu filho Stuart desaparece nas mãos dos militares, foi torturado e morto. A classificação indicativa é de 14 anos.

Local: MIS Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza
Data: 10 de fevereiro
Horário: "O ano em que meus pais saíram de férias" às 17h e "Zuzu Angel" às 19h

 

Leia mais:
Evento 'Era Uma Voz' debate as narrativas do Carnaval de rua de Belo Horizonte
História que 'faz a cabeça': Planet Hemp ganha biografia que será lançada neste sábado, em BH
Ronaldo Fraga promove Carnaval à moda antiga neste sábado, em BH