O espírito natalino chega com força aos shoppings de Belo Horizonte neste fim de semana. Além da tradicional figura do Papai Noel e da decoração sobre o tema, os centros de compras também oferecem apresentações e atividades gratuitas para as famílias.

Mas a programação cultural gratuita do fim de semana vai além, mesmo com a previsão de chuva para boa parte de Minas Gerais. Tem shows no Mercado Central, na praça Floriano Peixoto e Museu Abílio Barreto. Também há opções de espetáculos teatrais infantis.

Confira a programação e divirta-se:

 

SEXTA-FEIRA (9)

 

Carlos Herculano Lopes fala sobre literatura

A UFMG dá início, nesta sexta, à série Encontro Marcado, que promoverá eventos com autores de diferentes gêneros literários no Acervo de Escritores Mineiros (AEM) da UFMG. A edição de estreia da série terá como convidado o romancista, contista e cronista mineiro Carlos Herculano Lopes.
Onde: Espaço Museográfico do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG – Biblioteca Central da UFMG, 3º andar (campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6.627)
Quando: sexta, às 18h

 

Thiago Delegado se apresenta no Mercado Central

O Festival Cultural do Mercado recebe o violonista Thiago Delegado, acompanhado por Aloízio Horta (contrabaixo) e André 'Limão' Queiroz (bateria). No repertório, composições registradas em seus quatro álbuns já lançados, “Sambetes Vol. 1”, “Viamundo”, “Thiago Delegado Trio: ao vivo no Museu de Arte da Pampulha” e “Serra do Curral”.
Onde: Mercado Central (av. Augusto de Lima, 744, Centro)
Quando: sexta, às 18h30

 

Festival Cura promove debate sobre espaço urbano

O Festival Circuito Urbano de Artes – Cura está em andamento e novos edifícios da cidade estão ganhando cores. Paralelamente, há uma programação cultural na rua Sapucaí, 303. Na sexta, das 19h às 21h, tem Aulão: 10 anos de PDF Crew. No sábado, das 16h às 18h30, tem um debate sobre espaço público com Roberto Andrés, Jordana Menezes e representantes do grupo de pesquisa Interdisciplinar da UFMG.
Onde: rua Sapucaí, 303
Quando: até dia 18

 

Concerto traz obras contemporâneas

O Conservatório UFMG recebe mais um concerto da série “Circuito Contemporâneo”. A série busca levar ao público belo-horizontino a produção contemporânea voltada à mídia eletrônica em suas mais distintas vertentes. Neste concerto serão apresentadas obras de compositores consagrados no cenário internacional como Karlheinz Stockhausen, Andrew Babcock, e uma obra que envolve projeção de vídeo de Ake Parmerud.
Onde: Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534)
Quando: sexta, às 19h30

 

Evento foca a arte da cerâmica em Nova Lima

O Mercado Cervejeiro abre as portas para a 1ª Semana da Cerâmica, que conta com a exposição dos trabalhos de 14 artistas, entre nomes consagrados e novos talentos. A programação conta com oficinas e bate-papos sobre a arte da cerâmica.
Onde: av. Montreal, 232, esquina com rua Ontário, Jardim Canadá, Nova Lima
Quando: sexta-feira, das 17h às 21h; sábado, das 11h às 21h; domingo, das 11h às 18h

 

SÁBADO (10)

 

Hamilton de Holanda toca em festival gastronômico

Uma grande festa de lançamento vai dar início aos trabalhos do 12º Festival Bar em Bar, circuito gastronômico realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (ABRASEL-MG). O evento conta com shows de grupos de chorinho de destaque da cidade e do bandolinista Hamilton de Holanda. O ingresso gratuito deve ser retirado aqui e é preciso levar um quilo de alimento não perecível.
Onde: rua Bernardo Mascarenhas, em frente ao Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim
Quando: sábado, das 12h às 21h

HAMILTON – Bandolinista vai mostrar sua paixão pelo choro em show desta noite, no Palácio das Artes

Hamilton de Holanda se apresenta no Mercado Central

 

Confins realiza festival de artes

Confins recebe até sábado o Festival de Artes Integradas - VI Mostra de Arte "Cidade em Progresso". Com programação formada por artistas locais, o evento oferece diferentes linguagens artísticas, com espetáculos, shows e exposição. Na programação estão apresentações de teatro, dança, música, capoeira, circo, boi da manta.
Onde: Praça Central de Confins
Quando: até sábado

 

Coletivos se unem no Barreiro

Coletivos jovens de Belo Horizonte se reúnem neste fim de semana no Barreiro para a realização de várias atividades artísticas, culturais e de engajamento político. O encontro Culturas, Juventudes e Território > Ocupa o Espaço Público é um desdobramento do Culturas Juvenis, projeto da Gabinetona.
Onde: Praça José Verano da Silva - Praça da Febem (Barreiro de Cima)
Quando: sábado, das 10h às 21h

 

Palestra conta a história do telégrafo

“Telégrafo: A 'Internet' do Século XIX” é o título da palestra que o professor da Escola de Engenharia da Universidade José Carlos Rodrigues de Oliveira apresenta neste sábado. Além de aprender mais sobre a trajetória do aparelho, os participantes poderão manipular um telégrafo rudimentar que permite o envio de mensagens em Código Morse.
Onde: Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700)
Quando: sábado, às 16h

 

Teatro infantil no Espaço do Conhecimento

No espetáculo “A Caixinha de Papelão”, a história das crianças que ganham uma caixa de papelão de presente será contada por meio de cantigas de roda e trava-línguas. Robson Vieira e Maria Tereza Costa dão vida aos personagens revisitando brincadeiras antigas que marcaram a infância de muitos brasileiros. A atração, que vai completar 10 anos, é realizada pelo grupo A Patela Cia de Teatro.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)
Quando: sábado, às 17h

 

MC Thales Dusares toca na Casa do Baile

Mais uma edição do Circuito Cultural Pampulha será realizado neste sábado. MC Thales Dusares, ao lado de seus convidados, Djs Cubanito e Yuri Leite, vai apresentar músicas do seu álbum “Hu Fino Dus Finu”, com hisp hop, samba rock e black music.
Onde: Casa do Baile (av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha)
Quando: sábado, às 15h

 

Alphaville recebe encontro de carros antigos

O 12º Encontro de Carros do Chrysler Clube de Minas Gerais (CCMG) vai ser realizado no Alphaville Centro Comercial. O encontro reúne cerca de 30 carros que são verdadeiras obras-primas da indústria automotiva brasileira e americana. Atualmente, o Clube conta com cerca de 60 associados e um acervo de mais de 100 carros da marca americana.
Onde: Alphaville Centro Comercial – em frente ao Ville Gastrô, no Center IV (condomínio Alphaville, Nova Lima)
Quando: sábado, das 14h às 18h

 

Orquestra Atlântica toca no BH Instrumental

O projeto BH Instrumental recebe, pela primeira vez na cidade, a Orquestra Atlântica, a mais nova orquestra do Rio de Janeiro. Com uma sonoridade que resgata as tradicionais Big Bands, a banda chega à capital mineira para apresentar o repertório do seu primeiro trabalho, com composições próprias e standarts da MPB, passeando por meio de arranjos originais da bossa nova e samba jazz. A abertura ficará por conta do músico Nilton Moreira, com o show “Entremeando”, e do Semreceita.
Onde: praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)
Quando: sábado, às 19h

 

Lavadeiras da Prainha cantam em BH

Um grupo formado por 20 senhoras vai sair de São Gonçalo do Rio Abaixo especialmente para apresentar, no Memorial Minas Gerais Vale, o show: "(Re) Conhecendo as Origens", em que elas cantam, dançam e encenam o antigo ofício de lavar roupas na beira do rio. Elas integram o Grupo Folclórico Lavadeiras da Prainha, formado por idosas com idades entre 60 e 82 anos, acompanhadas pelas Lavadeiras Mirins, que são crianças e adolescentes.
Onde: Auditório do Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640)
Quando: sábado, às 15h

 

Love Wine vai ao Belvedere

Que tal curtir um vinho ao ar livre, cercado de boa música e gastronomia, em um evento pensado para a família? O projeto Love Wine chega à sétima edição neste sábado. No local, estarão mais de 40 rótulos das melhores safras de tintos, brancos e rosés. É preciso retirar o ingresso gratuito com antecedência aqui.
Onde: avenida Professor Cristovam dos Santos 444, Belvedere
Quando: sábado, das 11h às 22h

 

MM Gerdau celebra dia da ciência

No Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento, celebrado neste sábado, é realizado o evento “Um brinde ao Museu”, envolvendo 12 espaços de oito cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal oferecerá atividades abertas ao público, dedicadas ao tema. Às 15h, tem a palestra “Brasil, jardim mineral”, com o escritor e jornalista Carlos Cornejo. Na sequência, o geólogo paulista Andrea Bartorelli lança o livro “Minerais: Memórias de um colecionador”.
Onde: MM Gerdau (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 15h

 

Papai Noel se une à Patrulha Canina

Neste fim de semana, o Shopping Estação BH recebe o Natal da Patrulha Canina e o Papai Noel. O bom velhinho se unirá às suas fadas em uma cantata, com músicas que marcaram diferentes gerações.
Onde: Shopping Estação (av. Cristiano Machado, 11833, Venda Nova)
Quando: sábado, às 17h, e domingo, às 18h

 

Música e foto gratuita com Papai Noel

O Papai Noel chega ao Shopping Cidade no domingo, acompanhado da dupla Maria Clara e Mariana, que participaram do programa The Voice Kids. O Papai Noel receberá abraços e cartinhas na Casa da Música, que faz uma viagem no tempo para matar a saudade dos nostálgicos e apresentar aos mais jovens relíquias como vitrolas, discos de vinil e toca-fitas. As fotos serão gratuitas.
Onde: Shopping Cidade (rua dos Tupis, 337)
Quando: sábado, às 11h

 

Natal com Disney e foto gratuita

A partir de sábado, o público poderá conferir de perto a decoração natalina do Shopping Del Rey. A “Fábrica do Mickey” será reproduzida na Praça de Eventos (1º piso) com espaços interativos inspirados nos personagens mais queridos da Disney – Mickey, Minnie, Pateta e Pato Donald. O Papai Noel chega também e vai tirar fotos com as crianças de forma gratuita.
Onde: Shopping Del Rey (Av. Presidente Carlos Luz, 3001, Pampulha)
Quando: sábado às 16h

 

DOMINGO (11)

 

Crianças aprendem sobre diversidade em atividade

Cada pedacinho de terra habitado por seres humanos tem características próprias. As casas não são todas iguais pelo mundo, muito menos as roupas. As crenças também mudam: será que Saci Pererê ou Curupira fariam sentido na China? No domingo, as crianças estão convidadas a conhecer a diversidade do planeta no percurso temático “O Mundo e Suas Culturas”.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)
Quando: domingo, às 15h

 

Saxofone se une a batuque no Tambor na Praça

A saxofonista e compositora mineira Maria Bragança abre a ala feminina do projeto Tambor na Praça e mostra que saxofone e percussão garantem combinação de primeira qualidade para os ouvidos mais exigentes. O encontro entre a instrumentista, Mauricio Tizumba e os Blocos Saúde e Tambor Mineiro terá uma mistura de linguagens.
Onde: praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)
Quando: domingo, às 16h

 

Crianças brincam com Lego no Boulevard

No Boulevard Kids deste domingo, as crianças vão curtir a oficina "Músicas, ritmos, sons e brincadeiras com LEGO® Education”. A ideia é que a garotada faça composições e instrumentos musicais utilizando peças de montar. Elas também vão interagir com outros instrumentos e materiais não estruturados.
Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping, ao lado da Morana (av. dos Andradas, 3.000)
Quando: domingo, 16h

 

Teatro infantil gratuito no Abílio Barreto

O programa Diversão em Cena ArcelorMittal apresenta "A Fantástica Viagem ao Futuro" neste domingo. A peça narra a história dos irmãos Rafael e Rafaela que, ao lado de Diana, recebem a missão de localizar a "chave para o futuro", que se encontra no meio da Floresta Amazônica. A tarefa foi dada pela senhorita Beverly Rius, uma consumista que quer muito saber o que há de novidades nos shoppings centers futuristas.
Onde: Museu Histórico Abílio Barreto (av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim)
Quando: domingo, às 11h30

a fantástica viagem ao futuro

"A Fantástica Viagem ao Futuro" é atração no Museu Abílio Barreto

 

Música e algodão doce na chegada do Papai Noel

O ViaShopping Barreiro recebe o Papai Noel neste domingo. O evento terá como ponto alto da festa o Musical de Natal com a participação da cantora e musicista Áquila. A artista fará uma performance voltada para o tema de Natal. Haverá distribuição de pipocas e algodão doce.
Onde: Viashopping (av. Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro)
Quando: domingo, às 16h

 

Contação de histórias conta com duas especialistas

As contadoras de histórias Tatiane Moreira e Roberta Colen se apresentam para a criançada neste domingo. As narrativas que serão trabalhadas são "Bulunga, o rei azul" e "Qual o sabor da lua?".
Onde: Piso 1 do Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000)
Quando: domingo, às 14h

 

Prova de caminhada de regularidade no Mangabeiras

Neste domingo tem prova de caminhada de regularidade do Circuito Mineiro de Trekking. O esporte se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização por meio de uma planilha de orientação, superando obstáculos naturais; com o tempo mais próximo do ideal estabelecido.
Onde: Parque das Mangabeiras (av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras)
Quando: domingo, das 8h às 17h

 

Catas Altas recebe feira de gastronomia

Quem passar pela região da Serra do Caraça neste fim de semana terá a oportunidade de participar de uma típica feirinha do interior e provar a autêntica gastronomia mineira. O coletivo Sabores do Morro realiza a feira mensal do projeto, que expõe produtos como quitandas e doces mineiros, mel, vinhos e cervejas artesanais, queijos e pratos característicos do Estado.
Onde: Igreja Senhor do Bonfim, no Morro D'Água Quente, distrito de Catas Altas
Quando: domingo, às 11h

 

Bike Anjos ensinam a andar de biclicleta

Pessoas de todas as idades poderão aprender a pedalar em aulas gratuitas oferecidas pelo projeto "Escola Bike Anjo no Minas Shopping". Além das aulas, as primeiras 20 pessoas a chegarem ao local receberão massagem gratuita.
Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000)
Quando: domingo, às 9h