Não deixe o frio te deixar com preguiça. Os dias ensolarados de junho são um convite a aproveitar a vasta programação cultural de Belo Horizonte e região – especialmente se o evento tiver entrada gratuita.

Neste fim de semana, estão programados vários eventos que têm as crianças como público-alvo. Tem a 12ª edição do Piquenique Literário Na Pracinha, festival Tralalá, apresentação do Grupo Trama, oficinas em museus da Praça da Liberdade e festa junina no Parque Lagoa do Nado. Ou seja, dá para curtir o fim de semana com os pequenos gastando pouco.

Confira a programação gratuita do fim de semana e programe-se:

 

SEXTA (14)

 

Grupo de Percussão lança CD no Conservatório

O Conservatório UFMG recebe o show de lançamento do novo CD do Grupo de Percussão da UFMG. O concerto, integrado à série Vertentes, prioriza obras de compositores mineiros e realiza uma homenagem ao baterista Esdra Neném Ferreira, referência na música instrumental de Minas Gerais.

Onde: Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534, Centro)

Quando: sexta, às 20h

 

Top Chef vai ao shopping

De sexta a domingo, o ItaúPower Shopping vai virar um verdadeiro show de culinária! Realizado em parceria entre o mall e a Record TV, o evento Top Chef é uma disputa gratuita que dará aos clientes do shopping a oportunidade de testar suas habilidades culinárias. A cada dia serão realizados seis desafios com duração de até uma hora cada, com uma dupla que se enfrentará no preparo e montagem de um prato, predefinido de acordo com o menu do dia.

Onde: ItaúPower Shopping (av David Sarnoff, 5160, Cidade Industrial, Contagem)

Quando: sexta e sábado, das 16h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

 

Futebol com realidade aumentada

A central de ingressos da Copa América foi montada no Boulevard Shopping e, no local, os visitantes do mall poderão experimentar um simulador de futebol especialmente projetado para realidade virtual. Com chão de grama sintética, traves de futebol, TV e óculos de realidade virtual aumentada, o brinquedo proporciona que o participante jogue como atacante, realizando cobranças de pênaltis e faltas. A atração tem duração de cinco minutos e é indicada para pessoas acima de 5 anos.

Onde: Piso 2 do Boulevard shopping (Avenida dos Andradas, 3.000)

Quando: das 10h às 22h

 

Café com doce de leite e paçoca

O Parque Municipal recebe o Melitta Coffee Truck neste fim de semana. O projeto distribui cafés variados gratuitamente. Dessa vez, estará no cardápio uma receita exclusiva de café com doce de leite e paçoca para os interessados experimentarem à vontade.

Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (av. Afonso Pena, 1.377, Centro)

Quando: sexta a domingo, das 9h às 17h

 

SÁBADO (15)

 

Na Pracinha promove piquenique literário

Criado com o intuito de incentivar a literatura por meio de momentos lúdicos, brincadeiras tradicionais e piquenique ao ar livre, o Piquenique literário Na Pracinha, chega à sua 12ª edição. Durante toda a manhã, serão desenvolvidas atividades de integração da criança com a cultura da infância, por intermédio do universo literário e do brincar. Haverá espetáculos narrativos de contação de histórias, brincadeiras cantadas, rodas de mediação de leitura, biblioteca ao ar livre com livros infantis, troca de livros entre as crianças e vivências de brincadeiras tradicionais.

Onde: Parque Renato Azeredo (av. José Cleto, s/n, Palmares)

Quando: sábado, das 9h às 12h

 

Tatuagem e show de blues no Prado

O Chopperhead Garage recebe neste sábado o evento Chopperfest Tatoo, que conta com show de Blues da banda Trem de Ferro, flash tatoo com Macula Tattoo Shop, especialistas em desenhos "old school e exposição de carros vintages do Comando Bravo.

Onde: Chopperhead Garage (rua Cássia, 26, Prado)

Quando: sábado, às 14h

 

Oficina de stop motion no CCBB

O projeto Lugar de Criação realiza neste fim de semana a oficina de stop motion "Do Momento ao Movimento". Uma oportunidade de inventar e reinventar histórias utilizando essa técnica de animação que se vale dos recursos da fotografia. O stop motion registra as cenas quadro-a-quadro para resultar em uma ilusão de movimento. Acima de 6 anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade)

Quando: sábado e domingo, às 11h e às 15h

 

Tai Chi Chuan no parque

O Parque Municipal recebe aos sábados aulas para quem admira as atividades de origem oriental. Das 8h às 9h30, tem Tai Chi Chuan na Praça do Trenzinho, e das 9h às 10h, tem Lian Gong na Pista de Patinação. Dica: leve canga e use roupas confortáveis.

Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (av. Afonso Pena, 1.377, Centro)

Quando: aos sábados

 

Festa junina com Rubinho do Vale

No Arraiá da Lagoa, haverá barraquinhas com comidas típicas, quadrilhão, apresentações culturais e premiação da Gincana Solidária. Participações especiais de Rubinho do Vale e Banda, Banda Show da Guarda Municipal e Gabrielle Costa e Banda.

Onde: Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado (rua dos Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã)

Quando: sábado, das 14h às 23h

 

Debate sobre a importância da universidade

O Café Controverso desta semana terá como tema “Qual é o papel da Universidade Pública para o desenvolvimento econômico?” Participam do debate a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Adelina dos Reis, e o gerente de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Rafael Pessoa.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 10h

 

Festa de Santo Antônio no Baltazar

O restaurante português Taberna Baltazar realiza sua festa de Santo Antônio neste sábado, com música, barraquinhas com comidas típicas, sardinhas na brasa e a tradição dos manjericos (um tipo de planta). Entrada mediante doação de 1kg de alimento, agasalhos e cobertores. 

Onde: Taberna Baltazar (rua Oriente, 571, Serra)

Quando: sábado, das 11h às 20h

 

Crianças aprendem sobre conservação

No próximo sábado, as crianças estão convidadas a entender os processos de conservação de obras na atividade Médicos da Arte: oficina de restauração. A participação é indicada para maiores de 5 anos. A atividade mostra como higienizar uma pintura e explica o que a acidez tem a ver com o papel.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 14h

 

Seminário debate caminhos para a arte

Discutir o incentivo e manifestação independente, autônoma e gratuita da arte e da cultura em praças e ambientes públicos, além vivências poéticas-literárias a partir de oficinas, feiras, exposições e apresentações. Esse é o objetivo da segunda edição do seminário Converso de LiteraRua.

Onde: Usina de Cultura (rua Dom Cabral, 765, Ipiranga)

Quando: sábado e domingo, das 9h às 20h

 

Festival promove alimentação saudável para crianças

Belo Horizonte recebe a segunda edição do Festival Infantil Tralalá – Comidinhas e Diversão, que vai contar com o show do 3Palavrinhas, palestras com temas voltados para alimentação infantil, atividade de culinária e um espaço kids completo para as crianças. O festival é gratuito, porém para participar das atividades é necessário fazer a inscrição aqui

Onde: Fábrica de Artes (rua Formiga, 450, Lagoinha)

Quando: sábado, das 9h30 às 16h20

 

Museu promove pesquisas na área da química

O MM Gerdau promove neste sábado o debate “A importância da ciência e da educação para a sociedade no Brasil”, mostrando 14 projetos desenvolvidos pelo departamento de Química da UFMG, que passam pelas mais diversas áreas de pesquisa. Além disso, o professor doutor Alfredo Mateus, docente do Colégio Técnico da UFMG (Coltec – UFMG) e parceiro do museu, coordenará diversas “Oficinas de Experimentos”.

Onde: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 13h

 

Grupo Trama vai à praça Floriano Peixoto

Imagina um lugar perdido em nosso planeta onde a água escassa é o maior bem para a sobrevivência. Ela tem que ser produzida em uma fábrica onde patrões impõem metas cada vez mais difíceis de serem alcançadas. Como conseguir viver bem nessa realidade? Esse é o mote do espetáculo “A Gota que Falta”, do Grupo Trama.

Onde: Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)

Quando: sábado, às 16h

 

DOMINGO (16)

 

Oficina de animação com massinhas

Neste domingo, os participantes da Oficina de Animação com Massinha vão criar cenários e dar vida a personagens de massa de modelar. A atividade, que tem duração de aproximadamente uma hora e meia, é indicada para maiores de 6 anos e também é aberta para adultos.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)

Quando: domingo, às 15h

 

Luiz Rocha apresenta releituras de 'Os Gigantes da Montanha'

A peça teatral “Os Gigantes da Montanha”, do Grupo Galpão, inspirou o trabalho musical do artista Luiz Rocha, que se apresenta na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura. As músicas do espetáculo ganharam uma nova versão, na releitura única do ator, compositor e cantor, que integra o elenco da peça.

Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade)

Quando: domingo, às 11h

 

Casa do Beco leva peça a Betim

O espetáculo "Quando eu vim para um Belo Horizonte" narra a história de cinco personagens – Cotinha, Gertrudes, Mariana, Amélia e Jussara – interpretadas por senhoras das comunidades do Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia e Alto Vera Cruz. A narrativa permeia a infância das brincadeiras e do trabalho, passando pela adolescência, ainda com a pesada labuta braçal, e o tão sonhado final feliz com o casamento dos sonhos.

Onde: Praça Milton Campos (Centro de Betim)

Quando: domingo, às 16h

 

Teatro e contação de histórias para crianças

A Praça Milton Campos recebe mais uma edição do projeto "Funarbe na Praça". Na programação, está a apresentação teatral "Uma Surpresa para Benedita", do Grupo Trampolim e um momento de contação de histórias com a Nana. A novidade é que as duas apresentações serão acompanhadas por um tradutor de libras. Haverá ainda um espaço kids com pula-pula e piscina de bolinhas.

Onde: Praça Milton Campos (Centro de Betim)

Quando: domingo, a partir das 9h

 

Evento promove encontro entre nascidos no interior

Moradores de BH que nasceram ou que têm origem nos Vales do Jequitinhonha, Suaçuí e Mucuri vão se reunir no evento Domingada dos Vales, para partilhar conversas, com pequenas intervenções artísticas, culturais e sociais.

Onde: Praça da Administração do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (av. Afonso Pena, 1.377, Centro)

Quando: domingo, das 9h às 13h

 

BH é da Gente – Savassi, Silva Lobo e Guarapari terão atividades suspensas neste domingo por causa da Copa América