Anderson Aníbal remonta "Coisas Invisíveis" para Cia Clara

Miguel Anunciação - Do Hoje em Dia
05/10/2012 às 10:30.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:49
 (Leo Koroth/Divulgação)

(Leo Koroth/Divulgação)

Das seis montagens que dirigiu para a Cia Clara, Anderson Aníbal assume que desejava remontar "Vilarejo do Peixe Vermelho" e "Cinema". Imaginava que as duas não haviam conseguido alcançar tudo o que podiam na época de estreia.

Remontagens

Circunstâncias favoráveis permitiram que estas remontagens se concretizassem: primeiro "Vilarejo", com seis atores onde antes eram três, o que teria favorecido tornar sua dramaturgia bem mais acessível ao público; depois "Cinema", com um dos últimos cenários que Raul Belém Machado pôde formalizar antes da sua morte recente, e um elenco inteiramente pernambucano, reunido graças aos contatos que Anderson travou com o Muda, do Recife - um espaço que se manteve artisticamente prolífico durante dois anos, apesar de jamais contar com ajuda de recursos das lei de incentivo.

Estreia

Outras circunstâncias favoráveis fizeram com que Anderson tornasse a remontar mais uma obra da Clara, a terceira de que ele se incumbe, consecutivamente: assim, "Coisas Invisíveis" estreia nesta sexta-feira (5), na Sala Ceschiatti do Palácio das Artes, onde se mantém em cartaz até dia 14/10. É a produção proposta pela comemoração dos (primeiros) dez anos da sua companhia.

Respaldo

Absolutamente, não é apenas mais uma daquelas tantas montagens que se põe em cartaz na cidade. É a que mais obteve respaldo de público e crítica na trajetória de notável inquietação e tino artísticos da Clara. A que mais frequentou grandes festivais, recebeu críticas elogiosas e a que mais deve ter influenciado outros jovens agrupamentos teatrais de Belo Horizonte - vaidades, porém, impediriam que todos os beneficiários do seu valor se disponham publicamente a reconhecê-lo.

Elenco de "Coisas invisíveis" foi praticamente todo renovado

"Mesmo quando estava estreando um espetáculo novo, sempre me perguntavam quando ‘Coisas Invisíveis’ iria voltar; é um trabalho bem amado, muito solicitado", diz Anderson.

Como ele nunca planejou remontá-la, retornou à obra como "festa". "Costumo chamar de restauração, e não de remontagem", frisa. Portanto, não alterou uma vírgula do texto de Gustavo Naves Franco e reprisa as ações da cena, como as coreografias de um clássico de dança. Como um Lago dos Cisnes. E convidou os mesmos três músicos (dois violões e voz) da estreia de 2001 para executar a mesma trilha sonora ao vivo. Iluminação, ambientação cenográfica e figurinos também se repetem.

Apenas o elenco foi praticamente todo ele renovado. Interpretando quatro personagens em típicos ritos de passagem para quem é bastante jovem, estão escalados Camile Gracian, Felipe Ávlis (egressos de oficinas que Anderson ministrou em Ipatinga), Carol Oliveira e Leonardo Fernandes, um dos mais talentosos atores locais. Do (rico) elenco anterior, Grace Passô, Marcelo Castro, do Espanca!, e Henrique Cruz, só Ana Vida reaparece - como stand by nas viagens que a peça deverá cumprir em breve.

"Fantasminha"

Apontada como parâmetro de uma nova abordagem estética, de um nova maneira de fazer teatro, "Coisas Invisíveis" teria virado "um fastasminha", "modinha" de uma geração de nove anos atrás. Quem era menor de idade na época - os quatro atores recém-convidados, por exemplo -, poderá finalmente conhecer o que tanto se comentava.

Até o próprio Anderson também percebeu mais completamente o que antes cometeu movido mais "por intuições, por rompantes": "Só agora pude racionalizar, tomar consciência daquilo que criei e nem para mim era suficientemente claro. Hoje, o espetáculo fala igualzinho ao que eu penso. A encenação tem coisas ousadas - começa com um desfile! -, mas é muito simples. O que é complexo é o que acontece por trás, a sensação de ter escolhido as pessoas certas para gerar aquela química, aquele convívio", assegura o diretor.

Com parte dos recursos de lei já disponíveis, Anderson planeja adaptar o texto de "Cinema" para... o cinema. Só que o título será "Teatro". Previsão de estreia para 2013.

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