Começa nesta quinta-feira (17), e segue até o dia 27, o 6º Festival Nacional de Teatro de Itaúna. A programação conta com grupos de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Serão 15 espetáculos de palco e rua, além de uma exposição, em cartaz até o dia 30, na galeria do Espaço Cultural, para lembrar a carreira da atriz itaunense Ilma Nogueira, que deu vida à personagem Emengarda. Ela faleceu em junho do ano passado, aos 56 anos. A mostra traz figurinos, objetos e fotografias.
 
Idealizado e dirigido pelo produtor cultural Charles Telles, o Festival de Itaúna, a exemplo das edições anteriores, será levado também a Itatiaiuçu. “Enfrentamos barreiras, mas não desistimos e conseguimos chegar a mais uma edição”, diz Telles. 
 
 
Os espetáculos 
 
Entre os destaques deste ano, está, por exemplo, o Grupo Maria Cutia, que apresenta o espetáculo “Como a Gente Gosta”. Ou o Grupo Oficina Multimédia, com o seu “Aldebaran”. Já o Real Fantasia encena “Mas que História é Essa?”. As demais atrações são “O Pequeno Grande Encontro” (Companhia Circunstância), “Parada do Trem” (Olho Nu), “180 Dias de Inverno” (Afeta), “Mãe é Mãe” (Descarga Companhia), “A Primeira Dama da Costa Bela” (UFRJ), “La Vie en Rose” (Casa Amarela), “A Mulher” (Trupe Descoco), “Pavão Misterioso” (Teatro Circular), “#140 ou Vão” (Afeta), As Rosas no Jardim de Zula” (Zula) “O Espetáculo Não Pode Parar” (Quintal do Circo).
 
Informações no site do festival