Projeto C.A.S.A presta tributo a Eid Ribeiro

Clarissa Carvalhaes - Do Hoje em Dia
30/08/2012 às 11:21.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:52
 (Bruno Magalhães)

(Bruno Magalhães)

O palco do Centro de Arte Suspensa Armatrux (C.A.S.A) recebe, entre sexta-feira (31) e o dia 15 de setembro, três premiados espetáculos teatrais dirigidos por um dos grandes nomes da dramaturgia do Estado, Eid Ribeiro. As peças "No Pirex", do Grupo de Teatro Armatrux; "John & Joe", do Grupo Trama de Teatro; e "Antes do Silêncio", com Rodolfo Vaz e Kelly Crifer serão apresentadas a preços populares.

O trio de espetáculos faz parte do "C.A.S.A. Mostra Repertório" que dá o pontapé inicial convidando Eid Ribeiro (adiante, outros diretores ou dramaturgos serão instados a apresentar seus trabalhos).

Parceria

A atriz do espetáculo "No Pirex" e do Grupo Amatrux (idealizador da mostra), Tina Dias, aponta o diretor como um dos mais importantes profissionais do teatro no país. "Para nós é uma honra termos Eid ao nosso lado mais uma vez".

Isso porque o C.A.S.A faz um recorte que marca uma antiga e engenhosa parceria entre o diretor e o Armatrux – para o qual já dirigiu dois espetáculos. Mas não somente: o dramaturgo é também velho conhecido do Grupo Trama de Teatro – com quem já trabalhou em três peças – e de Rodolfo Vaz e Kelly Crifer.

No período em que o Armatrux completa 21 anos de trajetória, Tina Dias garante que não há melhor profissional para estar ao lado do grupo – exatamente porque a trupe se identifica com o trabalho do diretor.

"Eid sabe como poucos unir a linguagem do Armatrux com toda encenação que se faz necessária nos espetáculos. Ele é minucioso e preza pela construção física e do personagem. Seu trabalho está sempre diretamente ligado à estética e isso muito nos atrai e agrada", explica a atriz.

Embora as peças que compõem o C.A.S.A sejam trabalho de "velha guarda", a atriz garante que cada encenação exige do grupo um novo olhar. "Concebemos e destruímos a peça a cada temporada. É uma obra de arte viva que conta com a maestria de um grande diretor".

Veterano

Atualmente Eid Ribeiro é também colunista do Hoje em Dia, aos sábados, neste caderno de Cultura. Atuando no teatro desde o início da década de 1960, Eid já dirigiu "Há Vagas Para Moças de Fino Trato", de Alcione Araújo e "Fim de Jogo", de Samuel Beckett.

Além do C.A.S.A, Eid está às voltas com um novo trabalho (de nome provisório "O Enterro do Diabo"). O espetáculo está sendo criado coletivamente – com os atores do Armatrux – e deve estrear em 2013.


Serviço

Mostra Repertório com Eid Ribeiro, no Centro de Arte Suspensa Armatrux (rua Himalaia, 69, Vale do Sol, em Nova Lima). Ingressos a R$ 5. Informações sobre horários das apresentações (31) 3373-0862.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por