Sem roteiro e sem ensaios, "Improvisos" é a atração do dia

Miguel Anunciação - Do Hoje em Dia
17/07/2012 às 10:39.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:37
 (Heloísa Domingues/Divulgação)

(Heloísa Domingues/Divulgação)

Nos cinco anos em que estudou na Europa, Marcos Souza percebeu enorme interesse das companhias de dança em trabalhar com música ao vivo, improvisando. E decidiu trazer essa mesma ideia ao Brasil, onde percebeu interesse bastante assemelhado.

"Improvisos", o programa que o Sesc Palladium acolhe na noite desta terça-feira (17), é mais um projeto em que Marcos consegue juntar talentos da dança e da música no desafio de criar "sem roteiro, sem marcação e sem ensaio".

Fez isso, anteriormente, colocando em diálogo músicos e bailarinos do Balé Jovem, do Palácio das Artes; músicos e alunos de uma oficina de performance com atores do grupo Espanca!, em Inhotim.

O rol de profissionais envolvidos nesta noite é bem mais peso-pesado: junta as bailarinas Angel Vianna, Dudude Herrmann, Heloísa Domingues e Karina Souza. E ele mesmo, ao piano, o baixista Ian Vasconcellos e Maurício Tizumba, na percussão e vocais. A intenção é "ampliar a escuta dos bailarinos, a ligação dos músicos nos movimentos e esperar que rumo a coisa vai ter".

A bagagem que Marcos acumulou lhe diria que os envolvidos precisam ter convicção no que fazem, crer que o encontro não vai desandar em "viagem".
No mínimo, o espectador da sessão de hoje pode esperar a química afetiva pré-existente entre ele, Karina, sua irmã, e Angel, que utilizou músicas de Francisco Mário, pai dos dois, nos seus espetáculos e nos ensaios, na sua academia, no Rio de Janeiro.

Pianista, compositor de trilhas para cinema, Marcos Souza é diretor de produção da Filarmônica de MG e se beneficiou dos contatos para convidar outros artistas para mais sessões de improvisos, que ele imagina ter vida longa. O Palladium o apoia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por