Temática indígena norteia ‘Primavera nos Museus’

Hoje em Dia
19/09/2015 às 10:21.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:48
 (Divulgação)

(Divulgação)

Equipamentos administrados pelas esferas municipal e estadual agregam, em BH e Minas, a programação da “Primavera nos Museus”, que acontece em todo o Brasil de 21 a 27 deste mês (oficialmente, já que cada participante pode antecipar ou estender a programação). Neste ano, a iniciativa traz o tema “Museus e Memórias Indígenas”, visando suscitar uma reflexão sobre os mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país. Eles estão representados em museus e outras instituições por meio de sua cultura material, como utensílios e adornos, além de registros textuais e audiovisuais.

No âmbito do estado, seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas e exibições de filmes são algumas das ações programadas pelo Museu Mineiro, Centro de Arte Popular – Cemig e Museus dos Militares Mineiros, em BH; Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo; Museu do Crédito Real, em Juiz de Fora; Museu Casa Guignard, em Ouro Preto; e Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, instituições vinculadas à Superintendência de Museus e Artes Visuais.

Yara Tupynambá

Na esfera do município, museus e centros de referência da Fundação Municipal de Cultura prepararam uma ampla programação. O Museu da Imagem e do Som (MIS), por exemplo, apresenta a mostra “Cineastas Indígenas”. Não bastasse, dia 6/10, o Projeto Audiovisual em Debate, sobre o tema “Cinemas Indígenas no Brasil”, traz a palestrante Carolina Canguçu. A Casa do Baile projeta no dia 26, às 16h, o documentário “Caiapó Metutire”. O Museu Histórico Abílio Barreto exibe, a partir do dia 23, a gravura “Filho do Pescador”, de Yara Tupynambá.

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) recebe, dia 20, às 14h, a oficina “Cordelendas”, onde será feita a leitura do livro “História Indígenas em Cordel”, de César Obeid. Logo após, haverá a exibição de “Tainá 2 – A Aventura Continua”, às 15h na Biblioteca do CRCP, e paralelamente, no Casarão, conversa com Elza Russo, sobre a vivência com os Pataxós (Carmésia).

O Museu de Arte da Pampulha e o Centro de Referência da Moda também participam da semana.

Tiradentes e Lagoa Santa

Equipamentos gerenciados por institutos culturais e pela iniciativa privada também aderiram à ideia. O Centro de Memória do Centro Cultural Minas Tênis Clube, por exemplo, traz contação de lendas indígenas de 22 a 25 deste mês, às 15h e às 17h.

Em Tiradentes, no Museu de Sant’Ana, no dia 23, quarta, às 19h30, Kaká Werá Jecupé faz palestra na edição especial do “Ampliando Horizontes”. Em Lagoa Santa, o Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire (CAALE) integra a “Primavera dos Museus” com visitas guiadas de segunda ao dia 25 – das 12h30 às 18h – e mostra de filmes e vídeos de temática indígena.

A programação nacional está disponível no museus.gov.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por