Levar arte às ruas de Belo Horizonte. Essa é a proposta do “TAU – Território Arte Urbana”, mostra de intervenções visuais que começa nesta sexta (12) e vai ocupar 12 espaços dos bairros Santa Tereza e Horto (zona Leste). 

Inspirada na “Calle”, que acontece em Madri, na Espanha, a iniciativa traz novidades na segunda edição. “Ampliamos o conceito de arte urbana para arte na rua”, diz Gisele Milagres, idealizadora da ação.

O resultado é que a programação do TAU 2019 inclui oficinas de pandeiro para mulheres, de bordado para idosos e de grafite para adolescentes, e também o “Cinema na Rua”. Tudo ao ar livre. 

Já a arte urbana ficará por conta de artistas selecionados para produzir 18 obras que transitam entre diferentes linguagens visuais, como pintura, grafite, instalação, escultura, lambe-lambe e fotografia. 

As intervenções serão executadas até 21 de julho – a partir de quando poderão, oficialmente, ser visitadas. Todas poderão ser apreciadas até 10 de setembro, mas algumas, a exemplo do que aconteceu com parte do “acervo” do ano passado, devem seguir “à mostra”.

“No domingo (21) teremos uma visita guiada. Cada artista ficará em frente à própria obra para falar dela, do processo de produção. Teremos tradução em libras e também braile”, destaca a idealizadora. 

Para Gisele, as intervenções ajudam a mudar a relação das pessoas com a cidade. “Às vezes um lugar que nunca chamou atenção passa a ter outro entendimento para quem passa ali todos os dias. A arte ajuda a ressignificar o cotidiano”, afirma.

SERVIÇO:
TAU – Território Arte Urbana Execução das obras de amanhã a 21 de julho. Mostra aberta ao público de 21/7 a 10/9. Confira no hojeemdia.com.br os locais que receberão as intervenções e uma galeria dos trabalhos de 2018. Clique aqui e confira a programação completa do TAU 2019

Veja os lugares que receberão intervenções artísticas na segunda edição do TAU - Território de Arte Urbana:

Veja imagens da última edição do TAU: