Tiradentes em Cena tem início com monólogo de Nathália Timberg

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
04/05/2016 às 16:20.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:16
 (Guga Melgar/Divulgação)

(Guga Melgar/Divulgação)

A partir desta quinta-feira (5), Tiradentes passa a ser ponto de encontro para profissionais das artes cênicas e amantes do teatro. Até o dia 14, acontece a quarta edição do Mostra de Teatro Tiradentes em Cena, que terá 27 atrações das mais diferentes linguagens:  dramas, comédias, monólogos, intervenções artísticas, ocupações em espaços públicos, dança, exposições e oficinas. A programação é gratuita.

A grande homenageada dessa edição é  Nathália Timberg, que está comemorando 60 anos de carreira. No palco principal do evento, ela irá apresentar o espetáculo “Paixão”, assinado por Betty Millan e que traz ragmentos de poemas de Adélia Prado, Bocage, Drummond, Fernando Pessoa, Camões, Manuel Bandeira, Florbela Espanca e outros poetas brasileiros e portugueses.

“É um texto que dá voz ao amor e ao lirismo português e brasileiro. É muito interessante observar essas vozes que mostram como brasileiros e portugueses são envolvidos por esse sentimento tão avassalador e intenso. É bonito ver a variação de matizes que ele nos propõe”, afirma a homenageada.

Nathalia, que também autografa sua biografia (feita por Cacau Higino) na sexta-feira (6),  nos jardins do Centro Cultural Yves Alves, explica que o teatro faz parte de sua vida desde a adolescência. “Quando tomei consciência do que queria para a minha vida, optei pelo teatro por conta da busca do entendimento do homem, do ser humano. O teatro é a arte que chega mais longe nisso. Essa busca é ilimitada. O ser humano é inesgotável em suas escolhas”, completa.

E mais

Outros espetáculos de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro estão na programação, como “Doida” (MG), “Burlesco” (RJ), “Plínio” (RJ),  “Cenas de um Casamento” (RJ) e “Processo de conscerto do desejo”,  monólogo Matheus Nachtergaele que será apresentado dia 14, dentro da Igreja Matriz. A temática que norteia a curadoria nessa edição de 2016 é "palavra".

O evento conta ainda com duas exposições: “Fernando Pessoa e Outros Exercícios de Viver de Lelia Parreira”, no Museu de Santanna, e uma homenagem ao ator e diretor Jota Dangelo no Sesi Centro Cultural Yves Alves. Dangelo, por sinal, autografa o livro “Os Anos Heroicos do Teatro em Minas”, no sábado, às 17h, no Centro Cultural Yves Alves.

Confira a programação completa do festival no site www.tiradentesemcena.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por