Tom Clancy, autor de "Caçada ao Outubro Vermelho", morre aos 66 anos

Folhapress
02/10/2013 às 15:25.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:59

SÃO PAULO - O escritor americano Tom Clancy, famoso por seus thrillers com temática militar que inspiraram filmes como "Caçada ao Outubro Vermelho" e vídeo games (como a série "Rainbow Six"), morreu aos 66 anos nesta quarta-feira (2), segundo o "New York Times". De acordo com o diário americano, o escritor morreu em hospital de Baltimore, nos Estados Unidos, mesma cidade onde nasceu.
As causas da morte ainda são desconhecidas.

Além de bestsellers de ficção, que incluem "Jogos Patrióticos" e "A Soma de Todos os Medos", posteriormente adaptados ao cinema, Clancy também escreveu livros de não-ficção sobre as forças armadas dos Estados Unidos. O próximo livro de Clancy, "Command Authority", tem previsão de lançamento para o próximo dia 3 de dezembro.

O histórico de sucesso de Clancy inclui 17 livros no topo da lista de bestsellers do "New York Times", incluindo sua obra mais recente "Threat Vector", lançada em 2012.

Vendedor

Antes de sua estreia como escritor, Clancy era dono de uma agência de seguros em sua cidade natal. Ele havia tentado se alistar na Marinha, mas foi recusado. Sua estreia ocorreu com "Caçada ao Outubro Vermelho", um thriller sobre um capitão soviético que decide desertar para os Estados Unidos a bordo de um submarino nuclear e provoca um impasse entre as duas superpotências da Guerra Fria.

Ele vendeu a história para a Editora do Instituto Naval dos EUA por apenas US$ 5.000 (posteriormente, porém, ele recebeu milhões pelos direitos de publicação e pela adaptação da história aos cinemas). Seus livros ficaram famosos pelo nível de detalhamento técnico do aparato militar que figura em suas obras. Seu conhecimento provinha, em parte, do seu hábito de leitor voraz de publicações militares, sobretudo livros da própria Editora do Instituto Naval.

Um de seus personagens, Jack Ryan, é uma versão idealizada de si mesmo - um escritor especializado em assuntos navais que trabalha como consultor da CIA.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por