Sem a ajuda do bisturi e das agulhas, mas com o suporte da tecnologia de lasers, luzes, cremes e da habilidade de um profissional gabaritado, é possível ter a pele do rosto com menos marcas de expressão, hidratada e rejuvenescida. A combinação batizada de efeito cinderela, procedimento que leva esse nome pela duração temporária (até cinco dias), é ideal para nubentes, madrinhas e mães de noiva, formandas e convidadas de festas e ocasiões especiais.

Até para quem aproveitou e abusou do verão e agora quer uma cútis mais viçosa e bonita, o processo é indicado. É o caso da empresária Ione Dantas, 44 anos, que passou uma temporada na praia, e duas semanas depois de voltar de Arraial d’ Ajuda, procurou o dentista Gustavo Féres, para se submeter ao efeito cinderela.

Profissional reconhecido pelo trabalho orofacial e habilitado em estética facial, Féres afirma que a procura pelo tratamento em seu consultório aumentou em 20% no fim de 2015 por ocasião das festas de fim de ano. “O efeito cinderela é uma terapia assertiva, uma vez que há a estimulação das células. A união de técnicas promove firmeza, luminosidade, hidratação e tônus para o rosto da paciente”, acrescenta o dentista que participou no fim de janeiro do 34º Congresso Internacional de Odontologia (Ciosp) em São Paulo.

A combinação de luzes, cosméticos de ótima qualidade e movimentos delicados, segundo Féres, facilita a penetração dos ativos usados no decorrer do processo, ajudando a estimular a oxigenação do tecido e a eliminar toxinas. “A junção disso dá energia às células, estimula a produção de colágeno e outras substâncias que vão melhorar a qualidade da pele, do seu tônus, diminuindo as marcas de expressão”, detalha Féres.

Efeito cinderela

Rainhas - Maria Rita Scoralick, de 63, antes e depois do procedimento

Para quem deseja um efeito de rejuvenescimento mais duradouro, Féres recomenda o procedimento batizado de plástica biofotônica, tratamento que utiliza os mesmos métodos do efeito cinderela, mas com um número mínimo de quatro sessões. “O ideal é fazer o procedimento pelo menos uma vez por semana. As técnicas utilizadas são as mesmas. O que muda é o número de sessões”, acrescenta o dentista.

Serviço
Gustavo Feres - Avenida Afonso Pena, 867. Sala 605. Preço da sessão de efeito cinderela: R$ 150. Preço do pacote com quatro sessões da plástica biofotônica: R$ 1.200

PRIMEIRO PASSO - LIMPEZA E APLICAÇÃO DE LED

efeito cinderela

Foto: Carlos Henrique

O primeiro passo do efeito cinderela é deixar a pele limpa. Com a ajuda de uma esponja, o dentista Gustavo Féres aplica primeiramente gel de limpeza pelo rosto e pescoço de Ione, para retirar as impurezas da região. “Utilizo um sabonete glicoativo, que aplicado no rosto e colo promove um pequeno peeling, retirando células mortas da camada superficial da pele”, diz Gustavo, acrescentando que o procedimento não só limpa, como deixa a pele mais iluminada. A limpeza, segundo Féres, provoca leve inflamação, que nada mais é que um mecanismo de proteção. Na tentativa de reparar a mini-inflamação, a célula da pele reage e aumenta a circulação periférica, produzindo colágeno. Féres faz uma massagem no rosto da paciente drenando as toxinas para a região dos linfonodos.


IONE EM VERSÃO ANTES E DEPOIS

Efeito Cinderela

Importante destacar que a paciente que se expôs ao sol, como aconteceu com Ione Dantas que ficou 20 dias em Arraial d’Ajuda, deve esperar alguns dias para que a pele, ainda sensível aos efeitos da radiação solar, possa se submeter ao procedimento. Féres afirma que é comum a paciente sentir o rosto pinicar um pouco ou ficar vermelho durante o processo, que demora mais de uma hora. Além de não sentir incômodo algum, Ione atestou que “o pincel deslizou melhor sobre a pele na hora que apliquei a base”. A pele com aspecto craquelado de Ione adquiriu viço e brilho.


PASSO SEGUINTE

PROCEDIMENTOS MENOS INVASIVOS

efeito cinderlea

Foto: Carlos Henrique

O próximo passo utilizado por Gustavo Féres para garantir o efeito cinderela no rosto de Ione é a aplicação de luz LED. Para realizar o procedimento, é necessário o uso de óculos escuros pelo médico e pela paciente, e também em quem estiver na sala durante a aplicação. O mesmo acontece durante a aplicação da radiação infravermelho. Esse cuidado é para não queimar a retina. A aplicação da luz LED deve durar dois minutos em cada parte do rosto. Féres utilizou a luz na área do rosto de Ione que tem pequenas manchas porque a luz (azulada) ajuda na hidratação da pele e auxilia na quebra das moléculas de melasma (manchas amarronzadas comuns em mulheres). A luz LED atua matando as bactérias que causam a acne.


INFRAVERMELHO E COSMÉTICOS

efeito cinderela

O laser infravermelho foi aplicado próximo das mandíbulas e das orelhas, regiões onde há concentração de linfonodos. Féres também utilizou laser nas áreas de inserção dos músculos da face (boca e testa), para dar tônus e deixar a pele mais firme e esticada. O próximo passo no efeito cinderela contemplou os cosméticos. Ele utilizou loção tônica, para ajudar a regular o pH da pele e deixá-la igual a cútis de um bebê. Féres não abriu mão da vitamina C pura, essencial na produção de colágeno. Uma máscara de hidratação foi colocada sobre o rosto de Ione, que recebeu ainda ácido hialurônico para suavizar marcas de expressão e mais uma aplicação de luz LED.

Veja o vídeo: