Cerca de três mil adolescentes juntas. Ansiedade à flor da pele. Resultado? Gritaria, tumulto... e um vidro temperado de 4 metros de largura por um metro de altura quebrado.

O episódio ocorreu no Parque Ecológico da Pampulha, em BH, no último domingo (26), durante o que seria uma sessão de fotos e autógrafos. A razão de tanto alvoroço responde pelo nome de Luis Mariz. O rapaz tem apenas 16 anos de idade, mas já faz bastante sucesso em seu canal no YouTube, com vídeos descritos como divertidos pelos seguidores.

Mariz assegura: não imaginava que o encontro fosse atrair tantas meninas e que terminaria saindo escoltado, após mobilizar dezenas de policiais militares. “Estou muito triste e quero pedir desculpas às minhas fãs”, lamentou. Na segunda (27), ele promoveu uma nova tarde de autógrafos. Desta vez, a PM foi acionada e não houve transtornos.

Quem é esse garoto?

Nascido em Portugal, Mariz diz que veio morar em São Paulo, com o pai, há um ano, após perceber que as brasileiras estavam se identificando com seu canal. “Sempre gostei de fazer vídeos. O primeiro, postei no Facebook e bombou. Quando fui para o YouTube, consegui mais de 100 mil inscritos em um mês”, conta ele, ressaltando que o objetivo, desde o princípio, foi mesmo alcançar um grande público.

Os temas sobre os quais fala não são escolhidos a dedo. Muito do que filma são pedidos que atende de suas fãs ou “trollagens”. E, bem, palavrões também não faltam no canal. “Comecei no YouTube falando palavrão e as pessoas começaram a gostar de mim assim. Se mudar isso rápido, elas vão sentir. Agora, uso quando é necessário. Não falo palavrão o tempo todo”, defende-se.

Apesar disto, o youtuber se mostra preocupado em ser um bom exemplo para a sua geração. “Existem muitas meninas que me veem como ídolo e não posso desapontá-las. O Justin Bieber, por exemplo, não esconde que usa drogas. Eu já sou contra a qualquer tipo de droga e não incentivo. Não preciso disto para ser feliz”.

E por falar em Bieber, não é que Mariz carrega a fama de se parecer com o cantor pop? “Sou muito fã. Tento ficar parecido com o Justin”, confessa o jovem, que pretende seguir a carreira de ator.

LUIS MARIZ*
YouTube: 469 mil inscritos e 15,7 milhões de views
Instagram: 418 mil seguidores
Facebook oficial: 226 mil likes
Twitter: 64,6 mil seguidores
*Números atualizados na quinta-feira (31)
 
Acidente no parque

Procurada pela reportagem, a gerente do Parque Ecológico, Gisele Mafra, explicou que o vidro que divide um dos espaços se quebrou ao ser pressionado pelas meninas, na tentativa de chegarem mais perto do youtuber. “Uma garota teve um corte pequeno na perna, mas ficamos com medo de que algo pior ainda acontecesse. A Fundação Zoo-Botânica está analisando o procedimento para o ressarcimento dos prejuízos”, diz.

Ela afirma, ainda, que Mariz não comunicou que promoveria um encontro no local. “É preciso que sejamos notificados para que possamos dar as orientações necessárias. É de responsabilidade do organizador do evento acionar a PM, os bombeiros e a guarda municipal, pois a nossa segurança fica comprometida com a rotina do parque”, frisou Gisele.

 

Raab e Mariana – Fãs do garoto, que é fruto da união de uma portuguesa com um brasileiro

Raab e Mariana – Fãs do garoto, que é fruto da união de uma portuguesa com um brasileiro. Foto: Frederico Haikal/Hoje em Dia

 

Psicanalista alerta pais sobre vídeos publicados no YouTube

O lugar escolhido por Luis Mariz para a nova tarde de autógrafos, na segunda-feira, foi um centro de beleza, no bairro Nova Gameleira, onde realizou um procedimento estético.

A estudante Raab de Paula, de 15 anos, chegou cedo para tentar ver o youtuber. “Gosto dos vídeos, do jeito, do carinho que ele tem com as fãs. Ele não conseguiu dar os autógrafos no domingo e fez tudo de novo pela gente”, destaca Raab.

Luiza Higino, de 12 anos, também esteve no local e foi a primeira da fila. “Amo os vídeos dele, porque são muito engraçados”, diz a estudante. A adolescente estava na companhia da mãe, a representante comercial, Marilese Higino, 47 anos. “Nunca vi nenhum vídeo dele, mas acho que é uma coisa saudável. Ela está numa fase em que tem que aproveitar mesmo”, afirma. Já o pai de outra fã, que não quis se identificar, declarou: “prefiro nem comentar (sobre os vídeos do rapaz)”.

 

Luiza Higino ficou em prantos no domingo, por não ter conseguido um autógrafo com Mariz

Luiza Higino ficou em prantos no domingo, por não ter conseguido um autógrafo com Mariz. Foto: Frederico Haikal/Hoje em Dia

 

 

Senso crítico

O psicanalista Fernando Corradi alerta que é papel dos pais ficarem atentos e orientarem os filhos a respeito dos conteúdos despolitizados via internet. O especialista explica que esta supervisão é justificada pelo fato de que, dependendo da faixa-etária, o usuário pode não ter ainda senso crítico suficiente para analisar se os atos dos youtubers têm consequências negativas ou positivas.

“As crianças e adolescentes são sujeitos em formação. Por isso, os pais devem observar quais ideologias estas pessoas estão transmitindo, já que podem repercutir no comportamento dos seus filhos”, completa.

Da mesma maneira, diz Corradi, os pais de ídolos jovens devem acompanhá-los. “Já vimos muitos casos, como o da Miley Cyrus e o da Britney Spears, que não suportaram o peso de serem uma referência. Mas é importante dizer que, primeiramente, quem deve exercer a função de repassar valores são os pais”, pondera.

Fundador do ‘Eu Fico Loko’ vem a Belo Horizonte

Luis Mariz, é bom pontuar, não é o único rapaz que arrasta multidões para um canal no YouTube. Christian Figueiredo, 21 anos, por exemplo, tem cerca de 1,6 milhão de inscritos e 139,3 milhões de visualizações no canal que leva o seu nome. Ele fundou também o “Eu Fico Loko”, que tem 2,9 milhões de seguidores e 198,2 milhões de acessos. O jovem lançou ainda o livro “Eu fico Loko: As Desventuras de um Adolescente Nada Convencional”, que já vendeu mais de 100 mil cópias. A melhor notícia para os fãs mineiros é que ele virá a Belo Horizonte, dia 16 de agosto, com o espetáculo “Eu Fico Loko”, no Teatro Bradesco, às 19h30.

Segundo Christian, desde os 11 anos ele grava vídeos, mas somente há cinco anos resolveu editá-los e publicá-los no YouTube. “No canal, falo para os adolescentes, sempre fazendo um parêntese sobre alguma situação vivida por mim. Nesta fase, a gente costuma ser muito negativo, de achar que não vai conseguir passar no vestibular e ter um emprego legal, mas eu, de uma forma transparente, mostro que tudo é possível”, afirma.

 

Christian Figueiredo – Sucesso no canal “Eu Fico Loko”

Christian Figueiredo – Sucesso no canal “Eu Fico Loko”. Foto: Fernando Gardinali/Divulgação

 

 

Líderes de audiência

O canal “Não faz sentido” criado em 2006 pelo ator e empresário Felipe Neto, de 27 anos, foi o primeiro canal de língua portuguesa a conquistar o “Play de Ouro”, pela façanha de reunir um milhão de inscritos. Hoje, o espaço tem mais de 4,3 milhões de inscritos e quase 275 milhões de visualizações. Não por acaso, o canal “Parafernalha”, também fundado por ele no ano de 2011, foi o segundo a atingir a marca.

 

Eles também bombam nas redes*

 

 

Pedro Afonso, do Rezende Evil

Inscritos: 3,1 milhões

Visualizações: 928,2 milhões visualizações

Whindersson Nunes, 20 anos

Inscritos: 3,7 milhões

Visualizações: 217 milhões

Lucas Lira, do Invento na Hora, 21 anos

Inscritos: 2,4 milhões

Visualizações: 103,7 milhões

PC Siqueira, do Mas Poxa Vida, 29 anos

Inscritos: 1,7 milhão

Visualizações: 188,8 milhões

Lucas Feuerschutte, do LubaTV, 25 anos

Inscritos: 1 milhão

Visualizações: 73 milhões

*Números atualizados na quarta-feira (29)


Veja alguns vídeos de Luis Mariz

O mais novo propõe o "Desafio do Gemido":



A namorada do jovem, a Vitória, é figura constante no canal. Por falar na moça, ela é ainda mais famosa na web que Mariz. É que a adolescente é dona do canal Viih Tube, que tem mais de 675 mil inscritos e 34,3 milhões de visualizações:



Abaixo, vídeo do frustado encontro no Parque Ecológico, no último domingo (26), em BH. O vídeo foi enviado pela Luiza Higino:



Sophia Dias, de 13 anos, é outra fã do garoto. Ela interrompeu as férias em Campanha, no Sul de Minas, para ver o youtuber. Veja o vídeo que ela fez no domingo (26):



Luis Mariz posta vídeo no Instagram do que seria uma tarde autógrafos no Parque Ecológico de BH: