A partir do próximo dia 19, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre inscrições para as oficinas do 10º Festival de Verão, evento que acontece em Belo Horizonte de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Nesta edição o tema escolhido é "Tempo e memória".

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundep ou pessoalmente, no posto de atendimento da fundação, na Praça de Serviços do campus Pampulha. Cada oficina tem o valor de R$ 20.

Acessibilidade

Como diferencial do Festival de Verão, haverá um período de pré-inscrição para o público que necessita de acessibilidade até o dia 14. Os interessados devem enviar email para festivalveraoufmg@gmail.com informando a atividade de interesse e o recurso de acessibilidade necessário.

A resposta sobre a possibilidade de atendimento à demanda será dada até 18 de janeiro. Em caso de resposta positiva, as orientações são as mesmas para todos os públicos, e as inscrições também deverão ser feitas a partir de 19 de janeiro até a data de início das atividades.

A temática

"Tempo e memória" relaciona-se tanto com os dez anos de realização do evento, quanto com os conceitos de tempo e memória de uma maneira mais ampla, conectando-os a vários campos de conhecimento, desde a neurociência à arte.

As reflexões a partir do tema perpassam questões como vivência e percepção do tempo, processos de construção da memória e relações entre os modos ancestrais e sua inscrição na história.

Oficinas

Ao todo são 15 oficinas nas áreas de Ciências da Vida e Saúde; Humanidades, Letras e Artes; Ciências Exatas, Ciências da Terra e Tecnologias; além de Projetos Especiais.

O evento conta ainda com ciclo de palestras e apresentações culturais, que são gratuitos. A programação completa você pode conferir AQUI.

Programação gratuita

A programação cultural gratuita inclui apresentações artísticas como o espetáculo Papéis do Inferno, do Teatro Universitário e Coletivo Dezessete, show do grupo Meninas de Sinhá, apresentação de Kanatyo e a exposição Visualidades e Memória.

Em 4 de fevereiro, a partir de 18h30, no encerramento do festival, a festa fica por conta do bloco Magnólia Brass Band, com a proposta de trazer a tradição dos cortejos de jazz de New Orleans, com as composições de Louis Armstrong, Duke Ellington e Dizzy Gillespie, em releituras carnavalescas.

Também parte da programação gratuita, o ciclo de palestras ocorre de segunda à quarta-feira, de 10 às 12h no Conservatório UFMG.

No dia 1º de fevereiro, os assuntos abordados serão "O tempo na visão da física" e "O envelhecimento e o tempo". Na terça-feira (2) os temas serão "Tempo e memória" e "O que é o tempo e algumas incursões na memória".

Já na quarta (3) "Música e Tempo no Reinado do Rosário" e "Imagens e coreografias do tempo espiralar" fecham o ciclo.