O que você espera de uma garota que se chama Gula? Acertou quem pensou em uma menina que come tudo o que vê pela frente, sem se importar com nada nem com ninguém. A curiosidade é que a melhor amiga dela se chama... Preguiça! E sabe o que acontece quando uma gruda na outra? Nem as lições da escola, por exemplo, Preguiça deixa Gula fazer. Não bastasse, Preguiça é amiga também do Egoísmo, um menino bonito, mas que – olha que lástima – só pensa nele!

Ok, você, leitor, que é esperto até não ter mais onde, já deve ter juntando as pistas “sutilmente” espalhadas por aqui: sim, estamos falando de um livro que fala dos pecados capitais: “Paciência e Sua Turma”, de Rose Mary Alves, é um dos lançamentos do mês da Boa Nova Editora.

Mas, alto lá! A Paciência não é um pecado. Como, então, ela foi parar no título desta história? É que Paciência é a professora de Gula, Preguiça e Egoísmo. E também das gêmeas Vaidade e Avareza. Ou da fofoqueiríssima Inveja, e do Orgulho também. Bem, já imaginou o trabalho que essa professora não tem?

Mas, veja, ela também não está nada satisfeita. Tanto que, num certo ponto da história, ela perde... a paciência! Isso mesmo, a característica que a batiza. Mas, será que ela vai conseguir mudar características tão arraigadas nesta turminha inquieta?

Outros lançamentos

A mesma casa editorial está colocando dois outros títulos: “Planeta Marrom”, de Cleber Galhardi (ilustrações de Rafael Sanches) e “Martinha Quer Saber, e Você?”, de Danielle Veiga de Medeiros Carvalho (com Augusto Cezar Netto, ilustrações de Rafael Sanches).

O primeiro flagra Joca, um garoto que, a bordo de seu foguete, chega a um planeta desconhecido. Bem, desconhecido e bizarro: ele é todo marrom. Árvores casas, plantas...

Absolutamente tudo. Inclusive o garoto com o qual nosso herói trava contato, Marromoaldo, um menino tímido e até meio medroso, mas que, estabelecido o primeiro contato, apresenta a Joca animais algo bizarros, como o Passarrom e o Marronoceronte.

Joca adorou a experiência e, principalmente, o novo amigo – que até chorou ao se despedir do pequeno astronauta. Mas, bem, quando volta à Terra, Joca não pode deixar de perceber o quanto é linda a vida multicolorida.

Já a personagem Martinha, do outro livro citado, está prestes a ganhar um irmão. Ou irmã, ela ainda não sabe. Quando a mãe arruma as malas para partir para a Maternidade, Martinha fica aos cuidados da avó zelosa.

Pelo fato de o livro ter orientação espírita, as conversas entre as duas giram sobre o porquê de nascermos e dos estágios de evolução, entre outros assuntos.