Uma propaganda natalina, mas daquelas de cortar o coração - e para recobrar o juízo - foi postada há cinco dias no YouTube e já passou dos 21 milhões de visualizações. O motivo para tamanho sucesso é justamente este que foi mencionado na primeira linha do parágrafo: a emoção.

A peça foi criada por uma das maiores redes de supermercados alemã chamada Edeka. O vídeo conta a história de um idoso que vive sozinho. Na véspera do Natal, após chegar do supermercado, ele ouve na secretária eletrônica que nenhum dos filhos vai passar a noite festiva com ele. Tudo bem. Ele releva e faz a ceia sozinho.

Só que a desculpinha esfarrapada se repete ano a ano, até que, cansado de ser deixado de lado, o idoso resolve dar uma inteligente "rasteira" nos herdeiros em um Natal seguinte: na data, eles recebem uma mensagem dizendo que o pai tinha morrido.

Desesperados, todos vão para a casa paterna. Chegando lá: surpresa! O pai está vivinho e com o banquete natalino pronto para recebê-los. Somente com apelo tão forte para o pai ter os filhos por perto. Todos se abraçam e um slogan pontua o vídeo: "É hora de voltar para casa".

Que o vídeo a seguir nos inspire não apenas neste Natal, mas em todos momentos do ano, aproximando as famílias - de sangue e de coração - por meio das puras e simples motivações do perdão e do amor, mesmo sem datas definidas: