Vaidade masculina em cena: cuidados de beleza não assustam mais o homem

Lady Campos - Hoje em Dia
11/08/2013 às 14:43.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:53

Rugas e linhas de expressão deixaram de ser apenas preocupações femininas. Vaidosos, os homens dedicam mais tempo e desembolsam maior quantia com cuidados com a pele. De acordo com a pesquisa realizada pelo site closeshavesociety.com, homens são responsáveis por em média £ 590 (aproximadamente R$ 1,890) com gastos em produtos de beleza por ano. Gel para o cabelo, pós-barba, hidratante, gel de banho e desodorante estão entre os produtos mais adquiridos.

O Brasil é hoje o terceiro maior mercado de beleza do mundo, superado apenas por Japão e Estados Unidos. Além disso, o brasileiro deve gastar, em 2013, mais de R$ 36 bilhões no cuidado com a aparência e bem-estar, de acordo com pesquisa da Pyxis Consumo.

Produtos para eles representam 37% das vendas de higiene e beleza, e estima-se que em 75% dos lares brasileiros são consumidos itens específicos para homens, segundo pesquisa realizada em 2013 pela Nielsen.

Por outro lado, empresas do segmento lançam no mercado uma infinidade de produtos para cuidar da pele e do cabelo do homem. “Linhas de creme e loções, inclusive de produtos anti-idade, ganham destaques significativos. Apesar de itens tradicionais, como pré e pós-barba, lâminas de barbear, desodorantes e perfumes, liderarem no mercado, a ação de barbear ganhou reforço de produtos mais funcionais”, informou o presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), Alberto Keidi Kurebayashi.
 
Bem diferente da pele da mulher, a cútis masculina tem maior número e volume de glândulas sebáceas, formando uma espécie de película de proteção e deixando a pele por mais tempo hidratada.

A matriz de colágeno na pele do homem também é mais densa, o que a torna mais resistente ao aparecimento de rugas.

“Apesar de os hormônios masculinos proporcionarem maior firmeza e espessura para a pele, adiando os sinais do envelhecimento, o processo quando iniciado tende a ser mais intenso, principalmente em homens que se expõem demais e sem proteção ao sol e ou são fumantes”, diz a dermatologista Flávia Martelli, membro da sociedade Brasileira de Dermatologia e consultora da Netfarma(www.netfarma.com.br)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por