Após 70 anos, amigas se reencontram para devolução de bonecas

Do Portal HD
09/12/2012 às 10:58.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:14
 (The Sacramento Bee/Reprodução)

(The Sacramento Bee/Reprodução)

Beverly Pond Thornton queria devolver um conjunto de bonecas japonesas antigas que pertenciam à família de Marianne Rikimaru Breakfield, uma americana de origem japonesa, que deixou Sacramento em abril de 1942. As informações são do jornal "The Sacramento Bee".

Há 70 anos, Beverly não tinha ideia do que havia acontecido com sua amiga após os Rikimarus serem enviados para um campo de detenção para americanos de ascendência japonesa, durante a Segunda Guerra Mundial. A família nunca mais voltou para Sacramento, mas os bonecos da herança que deixaram para trás preocupavam Beverly.

Numa tarde de um sábado a velha amiga de Beverly apareceu em sua casa. Sorridente, vestindo um suéter vermelho e uma orquídea azul na mão - cor favorita de Beverly. "É um milagre", disse a filha de Beverly Patt Ladd, que ajudou a mãe a resolver o mistério.

As duas amigas relembraram momentos do passado e contaram uma a outra a história de vida delas, a família, os novos amigos e como chegaram até ali. Marianne disse ter se perguntado muitas vezes sobre o que poderia ter acontecido com Beverly e seus outros amigos do antigo bairro.

E Beverly, depois de herdar as bonecas, tornou-se obcecado por devolvê-las a sua verdadeira dona. Ela chegou a pensar em parar americanos de origem asiática na rua e perguntar se eles eram japoneses, e se tinham ouvido falar sobre os Rikimarus.

Até que Andy Noguchi resolveu ajudar Bervely vasculhando os registros de Tule Lake, para onde a família Rikimarus teria sido enviada, até que encontrou pessoas que combinavam com a descrição dada. Ele rastreou o irmão de Marianne em Oregon, que confirmou a história e deu o endereço da irmã.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por