O corpo do apresentador Gugu Liberato chegou na manhã desta quinta-feira (28) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e foi conduzido para Assembleia Legislativa, na Zona Sul de São Paulo, onde está sendo realizado o velório. Gugu, um dos maiores nomes da TV brasileira, morreu na semana passada em Orlando, nos Estados Unidos, após um acidente doméstico.

A celebração, aberta ao público por decisão da família, tem previsão para começar por volta do meio-dia, podendo se estender até as 10h de sexta-feira (29). A mãe, Maria do Céu, a companheira Rose e os filhos João Augusto, Sofia e Marina, participaram de uma missa reservada aos familiares no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. Fãs do artista poderão acompanhar o sepultamento no jazigo da família, no Cemitério do Morumbi, na capital paulista.

A morte inesperada do apresentador foi confirmada pela família na última sexta-feira (22). Ele estava internado desde quarta (20), quando deu entrada na unidade de saúde em estado grave devido a queda que sofreu enquanto tentava consertar um aparelho de ar-condicionado em sua casa, em Orlando, nos EUA.

Gugu tinha 60 anos e atualmente apresentava o programa Canta Comigo, na Record TV. Ele deixa três filhos, João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, de 16, era casado com a médica Rose Miriam Di Matteo.

Vida e carreira

O apresentador era paulistano e filho de portugueses. Nasceu no dia 10 de abril de 1959. Seu pai era caminhoneiro e sua mãe dona-de-casa. Ele tinha apenas 14 anos quando fez sua primeira aparição na TV, participando de uma gincana. Com 19 anos tornou-se auxiliar de escritório e, pouco depois, ganhou um cargo como produtor de TV. Mas, ele acabou desistindo da carreira e indo estudar Odontologia. Porém, sua passagem pela faculdade foi muito breve e ele acabou voltando para a TV.

Em 1982 passou a comandar o programa de auditório Viva a Noite, no SBT, emissora onde trabalhou por mais de 30 anos. Lá ele passou por diversos outros programas, como Passa ou Repassa, Sabadão Sertanejo e Domingo Legal, atração que rivalizava com o Domingão do Faustão, na Globo, em uma acirrada guerra pela audiência. Em 2009 chegou à Record TV, onde apresentou o Programa do Gugu, Gugu e Power Couple Brasil.

Recentemente apresentava o programa Canta Comigo. Gugu também era empresário, proprietário da GGP Produções, pólo de desenvolvimento audiovisual. Além de empresário e apresentador, Gugu também era cantor: ele ficou conhecido por suas versões de Pintinho Amarelinho e A Dança da Galinha Azul. Como ator, teve participação em diversos filmes, especialmente em parceria com Os Trapalhões.

 




(*) Maiara Brito, sob supervisão de Gledson Leão.