Virada Cultural ainda melhor no ano que vem

Sara Lira e Raquel Castro - Hoje em Dia
31/08/2014 às 21:33.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:01
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

Se a 2ª edição da Virada Cultural, realizada neste fim de semana em Belo Horizonte, demandou fôlego, muito fôlego do público para acompanhar a infinidade de atrações no Centro, zona Sul e Pampulha, a do ano que vem vai exigir preparo físico de atleta.

O sucesso do evento neste ano, que atraiu cerca de 350 mil pessoas, em 460 atividades culturais – muitas delas simultâneas –, leva os organizadores a acreditar que há espaço para mais. “Em 2015, vamos avaliar a possibilidade de aumentar o número de palcos e valorizar ainda mais o artista local”, disse o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira.

No fim de semana, a capital foi dominada por atividades culturais, em todas as frentes: música, teatro, cinema, dança, literatura e artes plásticas. Foram montados nove palcos, com apresentações em 53 espaços.

Para Oliveira, o evento superou as expectativas. “Foram várias vertentes da cultura, passando pelo popular ao clássico”, ressaltou.

ÁPICE

Os picos de participação do público aconteceram na manhã deste domingo, no show do cantor Lô Borges, na Praça da Liberdade, e à noite, com Paula Fernandes, na Praça da Estação.

O empresário Élcio Linhares, de 49 anos, esteve no show de Lô Borges com a família. Para ele, a edição mineira do evento foi um sucesso. “A população precisa dessa diversidade cultural, e BH tem espaço para isso”.

Oficina de esportes e megashow na praça

Após 24 horas de programação, os belo-horizontinos se despediram da segunda edição da Virada Cultural cheios de entusiasmo. [/LEAD]Com opções de atividades para agradar a qualquer gosto e a pessoas de todas as idades, quem se animou a sair de casa, mesmo de madrugada, não voltou decepcionado.

Neste domingo, a Praça da Liberdade foi palco de sete shows, que começaram pela manhã e se estenderam até as19h. Entre os convidados estava o compositor, violonista e arranjador mineiro Juarez Moreira, que chamou a atenção de tanta gente que algumas pessoas tiveram que se acomodar no gramado.

Bem ao lado, um cantinho reservado para aulas de malabarismo empolgou as crianças. Instruídas por um palhaço, aprenderam como segurar o bastão, o arco e até se arriscaram a lançar os objetos aos coleguinhas.

Uma diversão e tanto para quem mora na capital e, geralmente, só tem opções de lazer em shoppings, observou Simone Paiva, mãe de Maria Fernanda, de 6 anos. “Gostei muito da história da Maria Papuda, e estou aprendendo direitinho o malabarismo”, contou a menina.

Na avenida dos Andradas, um trecho foi fechado para uma prática esportiva nova no Brasil: o bike polo. Sem descer da bicicleta, os participantes utilizam um taco para conduzir a bola ao gol. Oito equipes disputaram um torneio nacional.
A Praça da Estação também ficou lotada. Cerca de 40 mil pessoas curtiram os sucessos da cantora Paula Fernandes.  

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por