Competição de e-sports, 24 horas de games, fliperamas livres, encontro de cosplayers e vários jogos de tabuleiro: todas essas atividades, que movimentam a economia tanto quanto os esportes tradicionais, terão espaço na Virada Cultural de Belo Horizonte, que será realizada nos dias 20 e 21 deste mês. 

Trata-se da Virada Tecnológica Criativa, uma atração preparada com uma série de atividades para geeks e nerds. No local, os visitantes poderão participar de experiência imersiva em games por meio de óculos VRs (de realidade virtual), de evento pedagógico destinado ao reaproveitamento criativo de tecidos e laboratórios de prototipagem. 

Outra atração é o Laboratório de Quadrinhos Potenciais. "Jão convida Ing Lee" é um ateliê aberto voltado para a criação de uma narrativa gráfica experimental ao longo de 12 horas. Por meio de imagens da prancheta em que os autores estão produzindo, projetadas em tempo real em telão, o público pode acompanhar todo o processo de desenvolvimento da obra.

Também fará parte da arena da tecnologia, o movimento Maker, que se baseia na crença de que todas as pessoas são capazes de desenvolver habilidades de manutenção e produção criativa usando suas próprias ferramentas e objetos. O P7 Criativo e Semente Maker levam para a Virada um espaço que busca promover essa cultura que vem ganhando cada vez mais notoriedade na cadeia produtiva.

Virada Tecnológica e Criativa (Rua Rio de Janeiro, entre Afonso Pena e Tupinambás) 

Programação

24h Espaço Game Retrô – 7 E-Sports - Fliperamas livres (games)
24h LabTruck SENAI/MG (inovação)
24h Espaço Maker de Aprendizagem - P7 e Semente Maker (inovação)
24h Curso Moda Contemporânea do UniBH: Oficina de prototipagem e reaproveitamento de tecidos (moda)
24h Arena ClubeNerd – Jogos de Tabuleiro Modernos (games)

Sábado

19h à 0h - Imersão Game Cotemig - Realidade Aumentada (inovação)
20h à 1h - Laboratório de Quadrinhos Potenciais: Jão convida Ing Lee (artes visuais)
20h às 12h - Game Cup - Campeonato de LoL / Campeonato de PES 19 / Campeonato de FIFA 19 / CS:GO Desafios com o público 2x2 e 5x5 / Campeonato Street Fighter (games)

Domingo

9h às 13h - Cosplay Interativo || VIRADINHA ||
9h às 19h - Imersão Game Cotemig - Realidade Aumentada (inovação)
10h às 17h - Imersão Fábrica Cedro - Realidade Aumentada (inovação)
13h às 19h - Laboratório de Quadrinhos Potenciais: Jão convida Ing Lee (artes visuais)
13h às 15h - Encontro e Concurso de Cosplay (intervenção)
15h - Final Campeonato LoL (games)
17h - Final Campeonato de FIFA 19 (games)
18h - Final Campeonato de PES 19 (games)
LabMaker Newton Paiva (design)

*Programação sujeita a alterações. Valores e horários da programação associada ao evento é de responsabilidade dos espaços culturais próprios.

Sobre a Virada Cultural

A Virada Cultural de Belo Horizonte ocorrerá das 17h de sábado (20) às 17h do domingo (21). Entre as atrações, a cidade receberá Daniela Mercury, Atooxxa, Fernanda Abreu e Xenia França. 

Ao todo, de acordo com a PBH, serão mais de 400 atrações gratuitas, incluindo apresentações de música, teatro, dança e circo, além de projetos audiovisuais, de moda, design e de qualidade de vida. 

Segundo a prefeitura, o evento deve atrair cerca de 500 mil pessoas em um circuito formado por seis áreas principais no Centro da capital, além de espaços culturais parceiros, em uma experiência intensa de compartilhamento e ocupação do hipercentro, atrelada ao convívio com diferentes culturas, estilos, credos e tribos.