Neste sábado (9) às 19h inicia mais uma maratona da Virada Cultural. Com cerca de 500 atrações na programação fica difícil decidir o que conferir. Para vivenciar o espaço público da cidade e se deslocar pelos diversos palcos, a equipe do Hoje em Dia selecionou cinco atrações entre os principais espaços localizados no hipercentro da cidade. 

Entre as novidades está o palco da Praça da Rodoviária que recebe performances audiovisuais, Djs e Vjs da festa MasterPlano. A Praça Afonso Arinos, que já esteve na programação em edições anteriores, retorna este ano com show de Renato Savassi e Adriano Campagnani, no sábado, e da multiartista Sara Não Tem Nome, no domingo. 

Além dos palcos, muitas atrações acontecem nas ruas e esquinas, incluindo feiras, saraus, oficinas, campeonato de basquete de rua e lançamentos de livros. Como exemplo o poeta e músico Carlos Linhares, que autografa o livro “Signiliquidificador” nos Arcos do Viaduto Santa Tereza, no domingo, às 14h. 

Dentre as atividades que rolam fora dos palcos está a intervenção “Corpos Negros na Cidade” e a instalação “Rede Social”, na qual redes de balanço e uma mesa de café convidam as pessoas a uma parada na Praça Sete. O Cine Pedal Brasil também promete bons momentos aos visitantes do Parque Municipal. Com o objetivo de incentivar a mobilidade, o projeto exibe filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas. E quem pedala é o público. 

Para quem curte cinema, a Virada conta com nomes de peso. Filmes de diretores como Alfred Hitchcock, Lars Von Trier, Coppola, Polanski, Scorsese, Tim Burton, Woody Allen e o candidato ao Oscar de animação “O Menino e o Mundo”, do brasileiro Alê Abreu, serão exibidos. Além disso, durante a maratona alguns museus funcionarão com horário estendido. 

 

 

Virada Cultural 2016

 

 Viradinha Cultural

Se engana quem pensa que a Virada Cultural de BH é um evento só para gente grande. Neste ano, a programação infantil foi reforçada. A Viradinha conta com mais de 80 atrações. O dobro de atividades oferecidas em 2015. 

Todos os pontos da Virada contam com atrações infantis, concentradas no domingo, de manhã e de tarde. No Parque Municipal, a fantasia rola solta, a partir das 9h, com a Cia Lunática e o espetáculo “O Pequeno Grande Encontro”. Às 14h, a cantora Maria Tereza Costa apresenta “MPBaixinhos”, com a grade seguindo até às 18h. 

No Viaduto Santa Tereza, as atrações acontecem entre 8h30 e 11h com mostra de filmes, música, teatro e brincadeiras. 

A avenida dos Andradas, em frente ao Edifício Central, recebe o 1º Viradão Circense da Trupe Gaia. O espaço vai ser ocupado por diversos coletivos circenses da cidade, que se dividem em 31 atividades, entre elas oficinas, exibição de filmes, espetáculos e atividades relacionadas ao universo do circo. Elas começarão às 19h, no sábado, e encerarão no domingo, no mesmo horário.

O palco do Sesc Palladium também abriga boas opções, com exibição de filmes, Mini Festival de Lambe Lambe e livroteca. No domingo, de 0h às 17h.
O bairro Cidade Jardim vai abrigar o palco “Meu Vizinho Pardini”, com quatro espetáculos entre 10h e 16h. Destaque para “Se Essa Rua Fosse Minha”, com Rúbia Mesquita, e “Pedro e o Lobo”, do Giramundo. O palco será montado na esquina das ruas Josafá Belo e Bernardo Mascarenhas.

Programação completa no site da Virada Cultural 2016.

 

Leia mais:

Veja como ficará o trânsito em BH durante a Virada Cultural 2017

 

Divulgada a programação da Virada Cultural de BH; Confira