Animado com governo Trump, Dow Jones ultrapassa marca dos 20 mil pontos

Folhapress
25/01/2017 às 22:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:33

O índice Dow Jones Industrials, um dos principais indicadores de Wall Street, ultrapassou nesta quarta-feira (25) a marca dos 20 mil pontos pela primeira vez. O indicador fechou o dia com alta de 0,78%, chegando aos 20.068 pontos.

O grande aumento se deve à confiança dos investidores de que o presidente Donald Trump promova medidas de estímulo fiscal que acelerem o crescimento econômico e a inflação.

Após uma forte alta no final do ano passado, o Dow Jones passou mais de um mês estagnado abaixo dos 20 mil pontos, enquanto os investidores aguardavam posições mais claras sobre a política econômica do governo Trump.

O humor do mercado melhorou nesta semana, com o índice S&P 500 voltando a patamares recorde, puxado por ações do setor de matérias-primas, depois que Trump assinou ordens executivas (similares a decretos presidenciais) na segunda-feira (23) para levar adiante a construção de dois oleodutos -projetos que tinham sido parados em 2015 por Barack Obama por razões ambientais.

Leia mais:
Trump assina decreto para construção de muro na fronteira com México
Trump anuncia investigação sobre possível fraude na eleição de novembro
Por decreto, Trump retira EUA da Parceria Transpacífico

Trump afirmou que os projetos Keystone XL -oleoduto que vai do Canadá para refinarias americanas- e Dakota Access -que atravessa um território indígena na Dakota do Norte e vai até Illinois- serão renegociados.

Apesar de ter agradado o mercado, ambientalistas e democratas condenaram a decisão. A organização Amigos da Terra disse que Trump beneficia sua "aliança com os grupos petroleiros e bancos de Wall Street" em detrimento da saúde pública e do meio ambiente.

O desempenho do Dow Jones, que tem experimentado um crescimento desde a eleição de Trump, reflete também os grandes avanços para os bancos, com as ações do Goldman Sachs registrando alta de até 29%. As do JPMorgan Chase subiram em 21%.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por