Após tropeços, Cruzeiro busca dias melhores no campeonato

Alberto Ribeiro - Hoje em Dia
11/07/2015 às 10:34.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:51
 (Washington Alves/Light Press)

(Washington Alves/Light Press)

Doze partidas, sete derrotas e um roteiro cercado por dúvidas quanto ao futuro do time no Campeonato Brasileiro. Mas, pelo menos no discurso do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro segue mais vivo do que nunca na competição. Desde que chegou ao clube, mês passado, o comandante, conhecido pelo seus “projetos”, dividiu os compromissos do time em módulos, compostos por quatro jogos cada.

A ideia de somar oito pontos dos 12 disputados foi atingido com perfeição no primeiro desafio: 75% de aproveitamento. O mesmo não pode ser dito no segundo: foram três derrotas e uma só vitória, pífio aproveitamento de 25%.

Contra o Goiás, domingo (12), às 16h, no Mineirão, a Raposa inicia novo ciclo. Se manter o mesmo rendimento do segundo desafio, corre o risco de terminar os quatro jogos na zona de rebaixamento. Por outro lado, caso repita o sucesso do primeiro, pode se aproximar do G-4.

Além de Goiás, o Cruzeiro enfrenta o Avaí, em casa, e São Paulo e Sport, fora. Estes dois últimos brigam na parte de cima de tabela. Para Luxemburgo, essa instabilidade vivida pela equipe celeste já era esperada e está dentro da meta até o fim do primeiro turno.

“Prefiro arriscar mais para tentar ganhar do que ficar empatando. Cinco jogos, cinco empates, cinco pontos. Ou cinco jogos, duas vitórias, seis pontos. Você tem que jogar em busca das coisas que o campeonato oferece. Gostaria de ganhar mais, que estivéssemos em cima na tabela. O importante é virar o turno em sexto, sétimo ou oitavo lugar. A partir daí, a gente tenta chegar mais”, projeta Luxa.

Confiança

Na 12ª colocação, com 13 pontos, o Cruzeiro está apenas três à frente do Santos, primeiro integrante da zona da degola. Luxa, no entanto, não quer saber da “confusão” e acredita em uma nova sequência de vitórias para brigar no topo da tabela de classificação.

“Com uma vitória ou outra estaremos próximos do grupo da Libertadores. Temos que enxergar para frente e não para trás. Não estamos distantes da zona de classificação para a Libertadores. Mais duas, três vitórias e a gente chega à classificação do G-4”, analisa o treinador.

Suspensões

Neste sábado (11) pela manhã, na Toca da Raposa II, Luxemburgo comanda o único treinamento antes da partida com o Goiás. Para essa partida, ele não poderá contar com o zagueiro Paulo André e o volante Willians, ambos suspensos.

Em recuperação de entorse no joelho esquerdo, Bruno Rodrigo será testado na atividade e tem chance de retornar. Para o lugar de Willians, Charles deve assumir a função.

A novidade para o jogo pode ser a presença do volante Willian Farias e do meia Gabriel Xavier, recuperados de lesão, além do recém contratado Vinicius Araújo na lista de relacionados elaborada pelo técnico.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por