
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, afirmou que o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), ocorrido na quarta-feira (14), é um crime contra toda a sociedade e ofende diretamente os valores do Estado Democrático de Direito. "O Conselho Federal da OAB acompanha o caso e espera agilidade na apuração e punição exemplar para os grupos envolvidos", destacou ele, em nota oficial.
Segundo Lamachia, na quarta, o ministro da Segurança Pública assumiu com a OAB o compromisso de adotar medidas efetivas de combate ao crime, como o descontingenciamento da verba para investimento nos presídios: "É preciso que o Estado retome o controle das prisões, que estão servindo como escola e quartel general dos criminosos."
Na nota, o presidente nacional da OAB diz que a entidade tem proposto e cobrado soluções efetivas para o combate ao crime. "O episódio triste e lamentável que é o assassinato de uma representante do povo resulta de anos de uma política de segurança equivocada, que só tem resultado em fortalecimento do crime. É hora de adotar medidas efetivas e mudar esse cenário."
Câmeras de segurança flagraram a movimentação dos assassinos:
Leia mais:
The Guardian noticia morte de Marielle e diz que segurança não melhorou no Rio
Grupo organiza protesto em BH após execução de vereadora carioca: 'queremos a verdade'
'Parem de nos matar', postou Marielle quatro dias antes de ser assassinada
Governo do Rio e Forças devem prestar contas do assassinato de Marielle, diz Lula
Presidente da Câmara diz que 'barbárie' no Rio deve ser contida