Audi TT RS: Mais nervoso que Porsche

Marcelo Ramos
08/02/2019 às 20:34.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:28
 (Audi)

(Audi)

Por volta de 2012 tive a oportunidade de guiar pela primeira vez o TT RS – versão apimentada de cupê alemão que debitava 340 cv de seu motor 2.5 de cinco cilindros. Lembro com clareza – e certo pânico – que foi o carro que me permitiu atingir meu recorde pessoal de velocidade (270 km/h). E lembro também que foi naquele exato momento que entrei debaixo de uma tormenta, daquelas que só caem em São Paulo. Apesar de quase ter me “sujado” o TT RS manteve-se inabalável durante o processo emergencial de desaceleração, muito graças a seus largos e abençoados pneus aro. 

Agora a Audi revela a linha 2020 do TT RS, que passou por modificações visuais e ganhou novos conteúdos: para-choques com difusores de ar redesenhados e asa traseira de maior diâmetro e largura entre as principais. 

Trata-se da última mexida até a virada de geração que deve acontecer em 2022. Desde seu lançamento, em 1998, a Audi tem girado as gerações a cada oito anos. 

Coração
Mas o que segue chamando a atenção no TT RS é o motor. Nos últimos anos os alemães da Audi, BMW e Mercedes-Benz vêm travando uma batalha por redução de volume de seus motores e aumento de potência. O chamado downsizing. Em 2010, saiu o V6 aspirado 3.2 de 250 cv e entrou o cinco cilindros turbo de 340 cv (aquele do recorde). Em 2016, houve reajuste desse motor para 400 cv e 48 mkgf de torque. 

A unidade também figura na linha RS3. Para se ter uma ideia, ele tem mais potência que o primo (ainda mais rico) Porsche 718 Cayman S, que entrega 350 cv com o motor boxer 2.5 turbo. Nessa reestilização, forma mantidos os 400 cv do bloco, mas os números melhoraram. A versão cupê melhorou sua aceleração de 0 a 100 km/h em 0,2 segundo, cravando 3,7s. 

A transmissão segue com a conhecida caixa de dupla embreagem e sete velocidades S Tronic, e a tração é integral Quattro. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h, mas há opção que permite ir a até 280 km/h. 

A atualização também se estendeu à versão Roadster, de carroceria aberta. Na Europa, o cupê parte de 67.700 euros e o conversível sai por 70.500 euros. Mais caros que o primo rico!

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