Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Terça-Feira,30 de Abril

Avalie seu time pelo presente e não por uma hipótese de futuro

06/06/2017 às 17:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:57

Alguns gestores tendem a avaliar as pessoas da equipe de acordo com uma possibilidade de futuro – como uma possibilidade de a empresa escalar, por exemplo. Mas isso não é o correto. 
Como gestor, você estará constantemente avaliando os membros da sua equipe, mas precisa avaliá-los pelo presente e não por hipóteses futuras. 

Tentar prever como um profissional vai agir quando a empresa escalar é contraproducente porque administrar a escalada é uma habilidade que se aprende, não uma competência natural - ninguém nasce sabendo como gerir centenas de pessoas. 

Me lembro de ter virado noites em claro pesquisando como outros CEOs se comportavam no momento em que estavam escalando suas empresas para outros países; meses depois, tive a mesma dúvida sobre como escalar para outros continentes. 

É impossível prever como alguém vai agir nessa situação, são poucos aqueles que conseguem se adaptar a este nível de crescimento sem surtar e/ou perder qualidade na execução. 
Será que era óbvio que Bill Gates saberia escalar a Microsoft quando ele tinha acabado de abandonar Harvard? É claro que não tinha como saber. 

Ficar julgando as pessoas por antecipação acaba retardando o desenvolvimento delas porque, se você não acredita que elas são capazes, por que as ensinaria a atuar no novo cenário? 

Para avaliar corretamente o seu time e verificar a evolução das pessoas, procure olhar para a escala constantemente. A questão não é se o executivo conseguirá escalar no futuro, mas se ele consegue escalar no atual momento da sua companhia. Portanto, eu recomendo que você esteja constantemente conversando com o seu time, dando feedbacks e entendendo como você pode ajudá-los a se desenvolver e prepará-los para a próxima fase da sua cia. 

Se você tiver que contratar novas pessoas para o momento de escalada da sua companhia, contrate aqueles que têm experiência em momentos desse tipo. 

Para que a sua organização cresça rápido, você precisa de executivos que saibam escalar, só assim a companhia terá o crescimento rápido que você e o mercado exigem dela. 

Mas um profissional que saiba escalar não é, necessariamente, alguém que trabalhou em uma grande empresa, por exemplo. 


É alguém que tenha a agilidade necessária para dobrar/triplicar/quadruplicar o número de funcionários. Mas nunca contrate essa pessoa antes de a sua empresa estar pronta para crescer – senão, ela provavelmente será subutilizada. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por