Balanço aponta 471 urnas substituídas em Minas; na capital, 31 equipamentos apresentaram falhas

Rosiane Cunha
portal@hojeemdia.com.br
07/10/2018 às 15:59.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:51

Balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG) mostra que 471 urnas eletrônicas apresentaram falhas no Estado neste domingo (7) de eleições. Todos os equipamentos foram substituídos. A região que mais apresentou problema com o equipamento foi a Zona da Mata, com 67 substituições. Na capital, foram 31 aparelhos com problemas. 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), em várias regiões a votação ainda não terminou. O número maior de cargos e o sistema de biometria podem estar causando o atraso. Ainda segundo o TRE, todos os eleitores que estavam nas zonas eleitorais após às 17h receberam uma senha e aguardam a hora de votar. 

Em entrevista coletiva, o desembargador Rogério Medeiros, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), informou que a eleição em Minas corre dentro da normalidade. Não há notícias de episódios de violência, de fraude no processo eleitoral. "Temos sim, infelizmente, a propagação de fake news contra as urnas eletrônicas e nós estamos rebatendo essas notícias. Nós damos acesso a qualquer pessoa que queira acompanhar a votação paralela aqui no TRE".

Ainda segundo o desembargador, nas urnas mais modernas, o fechamento do voto é muito rápido. "As pessoas estão com a falsa impressão de que os votos não estão sendo computados, fomentadas ainda pelos boatos que correm em grupos de whatsapp", explicou o desembargador.

A Justiça Eleitoral ainda esclarece que todas as denúncias feitas pelos eleitores serão apuradas pela Polícia Federal. E que pelo número de eleitores que já votaram em cada local de votação, o conjunto de denúncias é percentualmente pouco representativo.

Crimes

91 pessoas foram presas em Minas Gerais neste domingo (7), segundo a Polícia Militar (PM). Foram registradas 133 ocorrências pelos crimes de boca de urna e propaganda irregular. Entre os detidos estão um prefeito, dois vereadores, um candidato a deputado estadual e um a federal. Quatro menores foram apreendidos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por